Divulgação de blogs: análise das redes Technorati e Digg

Criado por Letícia Castro em em 05/07/2008

No terceiro post da série, hoje o Babel.com avalia o Technorati e o Digg quanto ao seu desempenho como sites de busca e divulgação de blogs. Não deixe de ler também a análise das demais redes na seção “Melhorando o seu blog“, na barra lateral. No final do texto, veja o ranking atualizado dos sites que trazem melhor resultado para o Babel.com.

Technorati: é o gigante do mercado. Desenvolvido em inglês, é o maior e mais conhecido mecanismo de busca de blogs do mundo. Falar de números com o Technorati é imaginar um acesso mensal de mais de 10 milhões de usuários. Como o próprio site esclarece, trata-se da autoridade mundialmente reconhecida em relação ao que está acontecendo na World Live Web (WLW), ou seja, a porção dinâmica e em constante atualização da Internet.

Segundo dados do Technorati, 175.000 blogs são criados diariamente, gerando uma média de um milhão e meio de posts, o que corresponde a uma atualização a cada 18 segundos. Só no Technorati, há mais de 112 milhões de blogs cadastrados. A rede foi fundada em 2004, pelo engenheiro norte-americano David Sifry. David ainda é o presidente do Technorati e viaja pelo mundo dando palestras sobre temas relacionados a sites e blogs. A rede está baseada nos EUA, no entanto, devido ao tremendo sucesso, conta com um braço muito significativo no Japão, com site próprio, todo em japonês. Com freqüência, o Technorati é tema de reportagens nos maiores cadernos de informática de revistas e jornais mundo afora, tendo sido eleito pela revista americana Time como um dos “25 sites sem os quais não se pode viver”.

O sistema do Technorati, na verdade, não difere muito do que se costuma ver por aí. Aqui no Brasil, o Blogblogs é a rede que mais se assemelha ao número um da blogosfera e a forma de usar ambos é bem semelhante. Após fazer o cadastro, o usuário pode submeter o seu blog, fotos, vídeos, perfil, adicionar amigos, votar e compartilhar notícias, assim como comentá-las. Não é um site de relacionamentos, é uma rede de busca de blogs e sites e distribuição de notícias. O Technorati atualiza o conteúdo dos blogs automaticamente, através do feed e o serviço costuma não falhar. Aceita conteúdo em várias línguas e, como as demais redes de busca, quanto maior a participação do usuário, maior a sua visibilidade. A experiência do Babel.com com o Technorati por enquanto tem sido positiva apenas dentro do próprio sistema. Até agora não tem rendido o número de visitação esperado. No entanto, quem não faz parte do Technorati, não tem alcance na blogosfera mundial.

Digg: também desenvolvido em inglês, foi lançado em novembro de 2004, pelo norte-americano Kevin Rose. O Digg tem uma plataforma menos rígida que a do Technorati, mas, por outro lado, menos eficiente. Os posts têm que ser submetidos um a um, já que os blogs não são rastreados via feed. É o número dois do mercado, mas não aceita conteúdo que não seja desenvolvido em inglês. No entanto, há milhares de posts em vários idiomas que continuam sendo lidos e votados por todo o site. É um mistério.

O Digg permite um pouco mais de sociabilidade entre os seus usuários. Estes podem até compartilhar conteúdo pelo celular e pelo iPhone, da Apple. Também conta com milhões de blogs inscritos e o cadastrado pode acompanhar as atividades dos demais usuários. O sistema consiste basicamente em subir um link, descrevê-lo e mandá-lo para a fila de apreciação. É a fila dos Upcoming, ou o que está subindo. Para tornar-se popular, os posts dependem do número de votação, que é bem variado e computado por um sistema de cálculo algorítmico que o Digg não revela. Aliás, muita coisa é mal revelada por aqui, como, por exemplo, a razão para a desaparição de alguns conteúdos. Entenda-se, da mesma forma que se pode tornar uma notícia popular, através do voto (ou “digg it”), pode-se denunciá-la como spam (ou “bury”). E, nesse jogo, ao bel prazer do usuário, conteúdos valiosos vão para a lixeira, de onde o autor não pode resgatá-los.

A experiência do Babel.com com o Digg, apesar de apresentar melhor índice de acesso que o Technorati, tem sido reticente, devido a esses problemas do mecanismo. Atualmente, está sendo desenvolvida uma funcionalidade que permite aos usuários recomendar suas notícias favoritas uns aos outros, a exemplo do que já acontece no diHITT. A implementação do serviço estava prevista para esta semana. No entanto, até o fechamento deste texto, ainda não estava disponível.

Ranking do Babel com as redes analisadas até o momento:
6o. Digg

Próximo sábado: del.icio.us, Reddit, e Dignow. Confiram!

Aqui se fala português
Comentários (13)
  1. Marcelo França comentou, em 05/07/2008:

    Belo post!
    Abraço!

    Responder
  2. Edu França comentou, em 05/07/2008:

    Eu tenho o blog há 3 anos, mas nunca atentei nem me interesseib muito por ese universo paralelo, do qual eu faço parte. Na verdade eu confesso que entendo pouco, mas vejo que um universo que se criou debaixo dos meus olhos, tbm não dá para ver tudo, ainda bem que tem você para auxiliar os menos preparados como eu! Eu fico a vendo o drama dos outros pra escrever e me esqueço da vida real. risos

    Responder
  3. Catarino comentou, em 05/07/2008:

    Estou acompanhando seus ensinamentos.
    Para mim o Orkut é uma decepção, pois coloco uma mensagem nas comunidades de divulgação de blog e no dia seguinte some.

    Responder
  4. bertonie-JVinee comentou, em 05/07/2008:

    Gostei!!!
    Muito boa análise! Pena que esses sites sejam todos em inglês, né?!!
    xD
    até agora já me cadastrei no Blogblogs, Dihitt e Linkk. Tudo culpa daquelas suas análises maravilhosas.
    xD
    abraços!!!E meu blog tá sempre de portas abertas pra ti, heim?!!
    beijos.
    —-JVinee Bertonie

    Responder
  5. Lucas Fernandes comentou, em 05/07/2008:

    Excelente série. Quase uma saga pelo universo de divulgação dos blogs e as redes sociais!

    Bem, estou colocando aos poucos o Sem Fronteiras nas redes, mas o que surtiu maior resultado para nós foi mesmo a divulgação via Orkut e por meio de cartazes e amigos. Meu outro blog, o Olhar Alternativo também está em algumas.

    Abraços.
    ___________________________________
    http://semfronteirasnaweb.blogspot.com
    http://olharalternativodiario.blogspot.com

    Responder
  6. A.Amorim comentou, em 05/07/2008:

    Sem duvida um dos melhores na categoria Blogs, é o Blogblogs.

    Porém, para divulgação de noticias com retorno extraordinário é o Linkk.com.br pois usam um sistema de busca que sempre retornam noticias relevantes para sua pesquisa. E atualmente tem tido uma boa posição nos motores de busca da Google, constantemente você faz uma busca nos Servidores da Google e sempre tem um Link fazendo referência ao Linkk.com.br

    Bom, com relação ao Technorati, decepção pura, não sei se isso se deve ao conteúdo que posto, mas não tenho tido um bom retorno. Talvez alguém tenha mais sorte e queira manifestar-se ao contrário. Eu Duvido. Se bem que em parte a culpa é nossa, pois temos a mania de Americanizar as coisas dando valor à Bandeira errada.

    Um Indexador que sem duvida vem desbancando posições é o LinkTo, não vá confundir com LINKK. Também tenho notado seu crescimento nos motores de busca e resolvi fazer um teste. E que teste. Fiz minha inscrição hoje 05/07 e postei uma noticia que considerava interessante. Uma hora depois consultei o rank das visitas enviadas e lá estava (110)visitas em 1 hora, nossa nem acreditei!! retornei ao LinkTo e postei mais 2 noticias, e para minha surpresa no final da tarde ao ver o rank, estava acima do proprio Blogger e do Linkk, com quase (800)visitas, isso só hoje. Se continuar assim vai tirar o primeiro lugar da Google Logo Logo.

    Se quizerem fazer um teste é só visitar o site: http://www.linkto.com.br

    Leticia, torno à afirmar. Excelente idéia.

    Abraço!

    Responder
  7. Juan Trasmonte comentou, em 05/07/2008:

    Está ficando ótima essa série, Lelê.
    Com o Digg já passei pela experiência de ter um post rejeitado por não ser escrito em inglês. Mandei um mail pra eles falando que sinto muito mas enquanto mantiver essas regras, não volto mais por lá. E tirei o botão deles do meu blog rssss
    Quanto ao Technorati ele é realmente poderoso, eu recebo visitantes impensados de lá.
    Beijos, compañera
    J
    http://nemvem-quenaotem.blogspot.com/

    Responder
  8. Rick comentou, em 05/07/2008:

    Excelente post, é muito bom discutir sobre esse assunto, é de interesse de todos blogueiros.

    Eu nunca usei o Digg, já o Technorati uso desde que comecei a blogar, acho ele muito bom.

    Responder
  9. Wander Veroni comentou, em 06/07/2008:

    Oi, Lê!

    Tá vendo…seu amigo tem faro editorial…hehehehe…

    A sua série de reportagens sobre divulgação de blogs é uma prestação de serviço para a blogsfera – tanto para quem está em início de carreira e, até mesmo, para os veteranos que ainda não sabiam ou tem preguiça de divulgar os seus blogs.

    Para mim, q estou na blogsfera há quase um ano, a mais efeciente forma de divulgação são o Orkut, BlogBlogs e o DiHTT, nessa ordem mesmo. Ainda não entrei no Digg e nem no Technorati, então por isso fica difícil opinar.

    Pense com carinho naquala história que te falei: vc tá com um excelente material nas suas mãos…o editor que não quiser comprar as suas matérias tá desperdiçando uma grande pauta.

    Pena que aqui em BH os cadernos de informática se miram, em boa parte, nas agências de notícias de São Paulo, se não eu ia tentar emplacar seu texto por aqui pra te ajudar…pensei nisso a semana toda….até cheguei a sondar pra te fazer uma surpresa, mas aqui essa editoria ainda tá começando a ser “pensada com mais carinho” nos grandes veículos…aí é f***da!

    Mas….vamos q vamos…ñ é mesmo…hehehe…rs

    Adorei seu comentário lá no Café!!!

    Bjão e excelente domingo!

    =]
    ________________________________
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    Responder
  10. CAJAL Müller comentou, em 06/07/2008:

    ola bel!

    andei um pouco ausente da net, e quando volto o teu blog ta cheio novidades. vou passar um tempinho lendo, por hora te deixo um bj.

    ate mais!

    Responder
  11. bertonie-JVinee comentou, em 06/07/2008:

    Tu é boa com as palavras,hein?
    Obrigado pela visita. Tem atualizão lá viu?
    Abraçooos
    xD

    Responder
  12. Iara Alencar comentou, em 11/07/2008:

    Eu nao estou mais usando o digg.
    Detalhe basico: eles nao aceitam postar em portugues.
    Mesmo eu escrevendo tudo em ingles, eles ainda nao aceitam, o dominio esta em p/br, acho isso uma tremenda discriminação, há algo que pode ser feito??

    Responder
  13. adyrus comentou, em 01/03/2009:

    Eu tenho um blog com dicas de sites e blog…
    E como é dificil subir nos ranks.
    De qualquer vou atualizando todos os dias.
    Gostei das suas dicas e vou seguil-las.
    Meu blog: http://adyrus-cacadordesites.blogspot.com/

    abraços,

    Responder

Escreva um comentário


    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 7

Warning: reset() expects parameter 1 to be array, string given in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 60