Como divulgar seu blog no Orkut: todos os passos para tirar o máximo proveito da rede

Criado por Letícia Castro em em 20/08/2009

Se você ainda não sabe, o Orkut é um excelente recurso que pode ser usado ao máximo para divulgar o seu blog. Na verdade, foi a primeira ferramenta de divulgação encontrada pelo BABEL.com, no início de sua vida, e que gerou, além das múltiplas e sólidas amizades e parcerias, basicamente toda a visibilidade daquela etapa inicial, com garantia de visitas e leitores fieis. Existem infinitas maneiras de botar a boca no trombone sobre o seu trabalho e o seu blog no Orkut que serão abordadas agora neste artigo. Confira!

Como tornar o seu blog conhecido através do Orkut

O Orkut é uma rede social com mais de 60 milhões de usuários no mundo todo, mas principalmente do Brasil e da Índia. Os brasileiros contabilizam um total de quase 80% de participantes que a utilizam em todo o seu potencial, através do compartilhamento de perfis, favoritos (fotos, vídeos, etc.) e criação de comunidades. E está justamente neste último ponto uma das melhores formas de permitir que as pessoas descubram o seu blog.

Como promover o seu blog nas comunidades do Orkut

Existem várias comunidades dedicadas a blogs no Orkut (veja lista com algumas delas abaixo). O primeiro passo é entrar para cada uma delas. Assim que você for aceito como membro (algumas comunidades analisam o pedido de participação, outras permitem a entrada automática de novos integrantes), a dica é participar ativamente.

Dentro das comunidades, uma série de ações podem ser desenvolvidas pelos participantes nos tópicos selecionados dos fóruns. Estes tópicos se referem a atividades que são dispostas em filas onde os usuários tem que interagir com o blog que está na posição imediatamente acima da dele, seguindo orientações específicas, como:


Algumas brincadeiras que podem proporcionar significativa visibilidade ao seu blog

“Comente no blog acima”: o blog que deixar o seu link na sequência deve ler e comentar no link acima do seu. Aqui, o importante é “não dar calote” para não ficar mal visto pela comunidade.

“Siga o blog acima”: como diz o título, quem deixar o seu link no tópico, deve tornar-se seguidor do blog listado acima. Como contrapartida, será seguido por aquele que vier imediatamente abaixo do seu.

“Dê uma nota para esse blog”: nesse tópico, os blogueiros visitam o link da fila, analisam o blog correspondente e dão uma nota, mencionando os pontos fortes e fracos da publicação. A brincadeira pode ser bem interessante para blogueiros iniciantes que podem usufruir das dicas e conselhos de blogueiros mais experientes.

“Divulgue o seu blog”: aqui você pode deixar o link para o seu blog, com uma pequena descrição e ainda fazer um convite para que os membros o visitem.

“Blogs atualizados”: se você tiver acabado de atualizar o seu blog, deixe o link para que os leitores vejam o último post.

“Siga-me no Twitter”: um dos tópicos mais recentes, basta deixar a sua URL do Twitter para começar a brincadeira.

As principais comunidades


A comunidade Blog – Blogspot & WordPress!! é a maior do gênero, com mais de 50 mil participantes

Abaixo, uma lista bem abrangente com as principais comunidades dedicadas a blogs e blogueiros do Orkut, seus links e o número de participantes (dados de 20/08/09):

Eu tenho um blog (9650)
Blogger Brasil – Blog (9822)
Central de divulgação de blogs (6193)
Bloggando (4692)
Blogger Brasil – Os melhores (11101)
Blogs (20531)
Blogs |Blogspot & WordPress| (22037)
Blog – Blogspot & WordPress!! (57874)
• Blogger Blogspot Divulgação© (5792)
Dicas Blogger – Blospot (8391)
Jornalistas blogueiros (3488)
Amo Meu Blog (Oficial) (1278)
Blogger, Blogspot Blog Brasil (6427)

Outras ações possíveis

Além das comunidades, o potencial do Orkut para divulgação de blogs é ainda mais amplo. Como algumas das outras ações que se podem promover para a divulgação do seu trabalho, é possível:

. Usar o seu perfil para deixar o link do blog
. Linkar a URL do último post na linha de status do perfil
. Enviar mensagens e recados aos contatos para que visitem, conheçam o blog, leiam o último post . Deixar um banner com o feed do seu blog na página de recados
. Criar comunidades específicas para os seus próprios blogs

Os prós e os contras

Alguns blogueiros tem um pouco de resistência na hora de usar o Orkut como meio de divulgação. É fato, a participação parece condicionada e pouco espontânea, muitas vezes até mecânica. No entanto, não se pode negar que a interação proporcionada pelo Orkut gera visibilidade (o número de participantes de cada comunidade já é um incentivo por si só) e promove laços sólidos entre os blogueiros.

Um exemplo disso é a amizade e parceria que surgiu entre o BABEL.com e os blogs Café com Notícias e Dos Crimes, Bordados e Vaidades, entre tantos outros amigos queridos. Os três blogueiros, uma historiadora e dois jornalistas, se conheceram em uma dessas filas de comentários das comunidades do Orkut e hoje, além de uma amizade bastante concreta, desenvolvem projetos juntos e se apoiam mutuamente no trabalho de blogagem.

É preciso saber separar o joio do trigo. Existe todo tipo de gente e de trabalho em todas as redes sociais, saber distingui-los e procurar o seu nicho é o ideal. Se usados de modo persistente e com dedicação, os recursos que o Orkut disponibiliza podem ser a alavanca para uma carreira duradoura e de sucesso na blogosfera. O Babel é um exemplo disso. Espero que seja útil para vocês também.

Aqui se fala português.
Comentários (30)
  1. Gato Guga comentou, em 20/08/2009:

    Oi Letícia, se o Orkut ajuda a divulgar os blogs, esse é uma ótima razão para usá-lo, mas somente prá algo no estilo, pois como rede social, se banalizou muito rápido. Gostei de seu espaço e estou seguindo para sempre estar aqui. Bjs.

    Responder
  2. Rodrigo Piva comentou, em 20/08/2009:

    Que belíssima aula, Lê! Parabéns!
    Beijo

    Responder
  3. Geraldo comentou, em 20/08/2009:

    Oi Leticia,

    Vou ver se faço isto no meu Orkut

    Abraço

    Responder
  4. Viviane Righi comentou, em 20/08/2009:

    Oi, Lelê…

    Para quem está começando ou ainda não tem muita intimidade com a questão da divulgação de seus blogs, suas dicas são muito bem vindas. Pois as comunidades estão lá e muitas das vezes as pessoas nem tem idéia de como podem tirar proveito delas. Comprovadamente, suas dicas ajudarão muitas pessoas. Sacada de mestre!!!

    Bjão da Vivi

    Responder
  5. Jorginho Cerqueira comentou, em 20/08/2009:

    Valeu Leticia!
    Ótima dica.
    Abraço.

    Responder
  6. Sou blogueiro - INDICOESSE comentou, em 20/08/2009:

    Muito interessante esse post, até eu vim do blogger pra poder ver o que falava aqui! Eu realmente tenho evitado trabalhar dessa maneira no orkut: comentar no post anterior e a pessoa posterior comentar no meu. Prefiro sempre cumprir com meu dever com os blogueiros que me visitam. E tb prefiro conhecer outros e até mesmo esperar uma boa vontade de receber uma volta ao meu.

    Posts interessantes tb é uma boa!
    Acredito que o twitter, e sites que divulgam o seu link tb é uma boa. IR em comunidades do orkut e divulgar seu post para perguntas feitas por orkuteiros tb é uma boa! Estou aprendendo aos poucos.

    Evito mas admito que as vezes sinto necessidade de divulgar dessa maneira que falou.

    Parabéns!

    Responder
  7. Wagner Lopes comentou, em 21/08/2009:

    Olá Leticia!
    As dicas são muito boas, eu ainda não tinha entrado em todas aquelas comunidades.
    Bjs

    Responder
  8. Guilherme Freitas comentou, em 21/08/2009:

    Boas dicas Letícia, sem dúvida o orkut é uma rede social muito interessante na divulgação de blogs. Eu por exemplo divulgo o meu por lá, pois além de exibir meu trabalho conheço outros blogueiros. Beijos.

    Responder
  9. Ivan Ferreira comentou, em 21/08/2009:

    Po que legal, eu estava usando meu orkut para divulgar, mais tem umas dicas mencionadas ai em que eu nem sonhei em fazer.

    Valeu pela dica

    Excelente Post !

    Responder
  10. wellington comentou, em 21/08/2009:

    Oi Leticia,minha primeira visita e amei as ideias.

    Responder
  11. Principe Encantado comentou, em 21/08/2009:

    Amiga Letícia muito legal, principalmente para os iniciantes como eu, valeu mesmo pela dica.
    Abraços forte

    Responder
  12. Gerson Bastos comentou, em 21/08/2009:

    A grande vantagem do orkut é que ele é o site mais acessado do Brasil, ficando até mesmo na frente do Google.

    Estar ativo em comunidades do orkut é garantia de bons leitores e/clientes para sites.

    Abraços

    Responder
  13. Daniel Leite comentou, em 21/08/2009:

    Já conhecia, Letícia, alguns destes “recursos” oferecidos pelo Orkut. De toda forma, este guia por você preparado é fantástico, pois é completo e deixa os usuários da rede bastante atentos quanto a algumas “figuras” que surgem por aí. E, sem dúvida, o mais legal disso tudo é a interação entre os blogueiros, o que rende dividendos profissionais e pessoais. Acho que você e o BABEL.com são os melhores exemplos disso.

    Um beijo!

    Responder
  14. Alexandre Brendim comentou, em 21/08/2009:

    Show de bola Lê, nem sabia que existia tudo isso…acho que vou aderir…

    Responder
  15. Eliana / Lu Maria comentou, em 22/08/2009:

    Excelente o teu blog!! Pena que não consigo seguir-te… desde ontem tô com esse problema. De qualquer forma, ficam aqui os meus parabéns pelo espaço belíssimo criado.

    Besos!
    LU MARIA

    Responder
  16. Blog Web Dicas comentou, em 22/08/2009:

    Obrigado por divulgar minha comunidade e tirar um print dos tópicos dela,
    [ ]‘s

    Responder
  17. Wander Veroni comentou, em 22/08/2009:

    Oi, Lê!

    Demorei pra chegar, mas cheguei…hehehe. Adorei esse seu post, pq muitos blogueiros acham que participar das comunidades é uma “coisa menor” e que se deve apenas investir em agregadores de notícias. Assim como vc, bato a tecla que não. Dá para usar os dois de uma forma positiva.

    Seria muito legal se todos os blogueiros se conscientizassem sobre a importância de um comentário de qualidade, principalmente nas comunidades do Orkut, onde o negócio às vezes beira à falta de vergonha na cara.

    Claro, mas também tem muito autor da melhor qualidade por lá e é possível fazer grandes amizades. Carla, vc e eu somos um exemplo vivo disso. E por falar nessa questão, adorei essa homenagem que vc fez a nossa amizade para ilustrar a importância da divulgação no Orkut. Adorei mesmo!

    Beijos, comadre :D

    Responder
  18. Arnaldo Reis Trindade comentou, em 23/08/2009:

    Leticia,

    Meu orkut tem tudo isso mesmo amiga??
    Tens certeza?
    espero poder ultilizar tudo isso para divulgar meu blog de agora em diante, já estou em algumas comunidades, mas não as ultilizo como ferramenta de trabalho não, gostei da idéia.

    Beijos

    Responder
  19. Maite Lemos comentou, em 01/09/2009:

    Oi Leticia,
    Segui suas dicas e tive grande retorno.
    Tanto em termos de visita quanto de experiencia em conhecer novos blogs.
    Tem muita coisa ruim por lá. Mas alguns, realmente valem a pena.
    Parabéns

    Responder
  20. vitrine2009 comentou, em 16/09/2009:

    Caraca, puts parece muita coisa pra fazer mano. Realmente esse trabalho de publicidade online é duro. Olha, penso que a coisa tem que ser espontânea mesmo, mas claro, o trabalho em conjunto que vise um mesmo fim é proveitoso, pois dele surgem novos horizontes. Tenho tentato divulgar o meu manualmente e acho que é meio frustante sim… deve ter alguma estratégia mais elaborada nisso tudo, não sei, só conhecendo afundo mesmo…

    Responder
  21. Carlos comentou, em 23/09/2009:

    Gostei muito desse seu artigo. Tem algumas dicas muito boas.

    Responder
  22. Auchante comentou, em 26/09/2009:

    miau,

    olá, acabo de conhecer seu blog e achei muito útil! parabéns, aproveite e me visite também:
    http://www.gatopreto.rg3.net

    Responder
  23. blogvariedade comentou, em 23/10/2009:

    Bem bacana esse seu tutorial com todas as dicas para divulgar o blog no orkut!!!
    Se puder de uma olhadinha no meu blog também Valeuuu!!!
    http://blog-teladigital.blogspot.com

    Responder
  24. gadarf comentou, em 01/06/2010:

    É um bom recurso para quem usa com frequencia.

    Responder
  25. Anonymous comentou, em 27/10/2010:

    Encontrei um site que pode divulgar qualquer página onlline, inclusive blogs: http://www.divulgalink.com.br

    Responder
  26. LEDY CHEIA DE CHARME comentou, em 10/03/2011:

    OLA EU ADOREI PODI CONTAR COMIGO
    AMIGOS VALEU ESPERO QUE GOSTEM
    DO MEU BLOG BJS.

    Responder
  27. thiago comentou, em 28/03/2011:

    para anunciar e divulgar, nada melhor do que compartilhar seus links e ideias no TUDOFREE
    e aumentar sua popularidade!

    http://www.tudofree.eu5.org

    Responder
  28. Robert comentou, em 28/09/2011:

    Olá Letícia

    Muito bom seu blog!
    Seu post também ta muito bacana, você trata as questões com objetividade!

    parabens!

    Responder
  29. maria ilda... comentou, em 06/05/2012:

    Olá Letícia Parabens!seu blog é realmente muito bacana1

    Responder
  30. Daniel Lima comentou, em 24/11/2012:

    Ótimo post!

    Sucesso para você.

    Daniel Lima

    Responder

Escreva um comentário


    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 7

Warning: reset() expects parameter 1 to be array, string given in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 60