Blog Day 2010: BABEL.com Indica Blogs Jornalísticos de Relevância no Dia do Blog

Criado por Letícia Castro em em 31/08/2010
Blog Day 2010

Pelo sexto ano consecutivo, é celebrado no dia de hoje o Blog Day, uma iniciativa criada pelo blogueiro israelense Nir Offir, com o objetivo de proporcionar aos blogueiros uma oportunidade de expor seu trabalho ao mundo, através da indicação massiva do trabalho dos companheiros da blogosfera.

A ideia é reunir 5 blogs interessantes, na opinião do blogueiro, escrever uma breve descrição de cada um, com o link para o respectivo blog, e avisar o seu proprietário que ele foi citado no Blog Day. No post, é preciso também dar o devido crédito ao projeto, mediante um banner, uma tag e um link – todos redirecionando para o site do evento. Tudo pronto, é só começar a brincadeira.

Para esta edição do Blog Day, o BABEL.com resolveu indicar 5 blogs jornalísticos da maior propriedade que devem fazer parte da lista obrigatória de qualquer pessoa que curta o gênero. E faz mais, traz ainda o twitter desses bambas para você poder ter um contato mais direto com cada um deles. Aqui estão:

Mosaico Social: Durante o 5o. Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, em julho passado, tive o prazer inesperado de conhecer a jornalista paulistana Vany Laubé (e seu filhusco encantador, o Daniel) e, apesar de termos nos visto (ainda!) apenas durante os dias do Congresso, a empatia foi instantânea. Vany é uma profissional de primeira, desenvolve um trabalho relevante na blogagem jornalística, trazendo sempre discussões inteligentes sobre “mídia social & comunicação corporativa convergente, tecnologia e informação, RP, jornalismo etc.“, como informa no cabeçalho do Mosaico Social. Seja nos temas mencionados, seja no etc., Vany é “tudo de bom, salve, salve”, como ela mesma diz, se você ainda não a conhece, siga-a também no Twitter, onde está sempre fazendo comentários preciosos sobre a profissão e quem a exerce.

Verdadeiro Jornalismo: Mãe, blogueira, jornalista e assessora de imprensa, nessa ordem. Elisandra Amâncio foi outra feliz descoberta no evento da Abraji e já parecia que nos conhecíamos desde sempre. Ela atua em um nicho bem específico, o jornalismo gospel, como assessora de imprensa de André Valadão, que já foi indicado ao Grammy Latino de melhor álbum por duas vezes. No Verdadeiro Jornalismo, Elisa aborda temas atuais da profissão, com dicas quentíssimas sobre o fazer jornalístico, recomendado para quem precisa se reciclar ou está dando os primeiros passos na área. Quer saber mais? Siga a Elisa no Twitter e não deixe de interagir, o carinho dessa mineira é uma “diliça”!

Blog do Noblat: Eu conhecia o trabalho do Ricardo Noblat de longe. Na verdade, a fama chegou primeiro, quando a reverência ao pioneiro da blogagem jornalística no Brasil já estava instaurada. Foi também durante o Congresso da Abraji (assista o vídeo exclusivo da palestra) que tive a oportunidade e o prazer de conhecer a figura e agora é tarde! Felizmente, o Noblat merece o respeito de todos os jornalistas blogueiros, por inaugurar o gênero e dar a devida chancela ao nosso trabalho. Não deixe de conhecer o famoso Blog do Noblatassim como a sua rádio – e siga-o também no Twitter.

Mural do Antena: Agora eu sei de onde conheço o Antena, ou Antenor, como me habituei a chamá-lo mais recentemente. Em algum momento da nossa compadrice, o Wander teceu algum bom comentário sobre o Mural e bingo!, no primeiro dia de aula da pós na Cásper, disse ao Antenor: eu acho que eu já conheço o seu blog… Se alguém ainda duvida que nós blogueiros ficamos perdidos no espaço virtual, aí está a prova de que também nos viralizamos em carne e osso. O Antenor Thomé é uma simpatia, bom companheiro de classe e… um excelente blogueiro! No Mural do Antena, além de blogar com propriedade, este jornalista mostra todo o seu talento de videorrepórter (veja os vídeos no seu canal no YouTube), com matérias exclusivas sobre jornalismo e temas atuais. Siga o Antena também no Twitter e fique por dentro de suas atualizações.

Café com Notícias: last but not least e não, não é jabá, nem protecionismo. O compadre merece constar de todas as listas de indicações de blogs do Babel. Primeiro, pela qualidade do Café, um blog jornalístico mais que reconhecido na blogosfera e segundo, pela nossa amizade mesmo, que nasceu por causa do blog e do próprio jornalismo. O compadre é meu irmão gêmeo no mundo da blogagem e, quem nos conhece, sabe da nossa parceria de anos. Agora, se você ainda não conhece o Café com Notícias, coisa que eu duvido, está na hora de correr para lá e apreciar o trabalho do Wander Veroni (ou “compadre”, só para mim mesma), pois está perdendo um conteúdo jornalístico de primeira, com foco no metajornalismo e nos bastidores da profissão. Se você não entende bem tudo o que isso quer dizer, o Wander é a pessoa certa para te ensinar. E, por favor, siga-o no Twitter!

Espero que vocês curtam as dicas e o Babel deseja a todos um feliz Blog Day!

Aqui se fala português.
Comentários (8)
  1. Max Martins comentou, em 31/08/2010:

    Oi, Letícia

    Feliz Blog Day!
    Vou dar uma conferida nas suas dicas, mas tenho certeza de que vou favoritá-las…rs
    Vindo do Babel eu sei que é de qualidade.

    Bjs

    Responder
  2. Mayara Caparroz comentou, em 31/08/2010:

    Lê, Feliz Blog Day!

    Nossa, amei esse post! *-* Visitei todos e gostei muito (mesmo), principalmente por serem blogs jornalísticos, hehe.

    Beijos, querida comadre!

    Responder
  3. Wander Veroni comentou, em 31/08/2010:

    Oi Letícia!

    Obrigado pela indicação ao Blog day, minha amiga. Confesso que esqueci completamente da data. Tô numa correria tão grande que mal tenho tempo para passear pelo blogs dos amigos.

    Cumade, fico muito feliz pela indicação e pelas plavras e, mais ainda, que vc e o Antenor são colegas de classe. Que barato, hein! Os papos jornalísticos e blogosféricos devem ser da mais alta qualidade…hehehe.

    Beijos e feliz dia do Blog!!! :)

    Responder
  4. carol sakurá comentou, em 31/08/2010:

    Olá!
    Feliz blog day!
    Sensacionais indicações!
    Em especial o Café com notícias do amigo Wander veroni.
    Abs!

    Responder
  5. Mikael Fernandes comentou, em 01/09/2010:

    Parabéns para os blogs que estão no topo, isso deve ser muito gratificante. Ter o trabalho reconhecido e ainda mais de outros blogueiros (as), mais do que isso, amigos, companheiros que estão ao nosso lado para cada novo projeto, etapa, fase.. Espero um dia também chegar lá, rsrs.

    Abrçs a todos!

    Responder
  6. Ariany comentou, em 09/09/2010:

    Olá,

    Meu nome é Ariany, eu represento o Blog Vestibular, da FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado).
    Primeiramente lhe parabenizo pelo seu blog e pela postagem.
    Gostaria de lhe convidar a conhecer e opinar num ambiente repleto de informações sobre educação: http://blogvestibularfecap.blogspot.com/

    Conto com a sua visita!
    Até mais!

    Responder
  7. Vany comentou, em 18/02/2011:

    Letícia, devia estar na Bienal, escrevendo a parte que me coube no livro da Palas Athena, aquele lançado em Novembro… porque eu realmente não soube deste post, jurinho de pé juntinho. Jamais deixaria passá-lo em brancas nuvens até porque vc me conhece, sou instada a comentar blogs alheios sobre assuntos muitas vezes sem relação alguma com nosso assunto, o jornalismo.
    O que dizer … nossa, tô chapadaça, rsrrs – aqui assim, escrevo como falo, mesmo… dizem muitos dos que me conhecem pessoalmente! :O) Você abriu esta sua torre de Babel comigo… antes mesmo do Noblat… #minina, olha os modos (rsrsrs!) certamente teria twittado à época. #comopode?
    Você é um amor, estou sem palavras, de queixo caído. Espero que você me perdoe este atraso enorme na resposta – achei o post porque estou procurando um texto em especial… #santoprospect que me mediu a proposta, rsrsrs.

    #Beijonocoração!

    Vany ou… agora @maismosaico

    Responder
  8. Elisandra Amâncio comentou, em 01/04/2011:

    Gente que chique! Somente agora tive informação deste post citando minha pessoa… Muito obrigada! Amei o post no geral com dicas muito especiais!!!

    Responder

Escreva um comentário


    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 7

Warning: reset() expects parameter 1 to be array, string given in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 60