A sombra negra do plágio: O que você faz quando republicam os seus posts sem a sua permissão?

Criado por Letícia Castro em em 10/06/2009

Escondendo a autoria… (Foto: Online Information Literacy)

É sempre o tema mais polêmico da blogosfera. O que fazer quando encontramos nossos preciosos artigos e até mesmo produções de vídeo e imagens postados sem qualquer cerimônia em outros blogs e sites sem a nossa permissão? É válido fazer isso? Mais ainda, é lícito?

Há alguns meses, o BABEL.com publicou um texto sobre direitos autorais na internet e levantou a questão. De acordo com a lei brasileira, plágio é crime passível de punição e a pena se estende aos delitos online. O grande dilema está no argumento de que a difusão desimpedida de conteúdo de terceiros tem seus benefícios e prejuízos. Se, por um lado, o material e até mesmo o site em si ganha visibilidade (visitações e inclusive cliques rentáveis, em alguns casos), por outro, na grande maioria das vezes, passa-se por cima de forma grosseira da menção do verdadeiro autor da obra. O que fazer nesse caso?

Antes de mais nada, respeitar a autoria. É de bom tom e, inclusive ético, dentro dos meios online, citar a fonte e o nome do autor ou autora de determinado material. Viu um texto que gostou? Gostaria que todos lessem? Saiba que divulgá-lo por aí é uma prática muito normal e até incentivada na internet. No entanto, É PRECISO SEMPRE mencionar quem o escreveu, de quem é a imagem, quem produziu o vídeo, etc. E não vale apenas mencionar por alto que não é o verdadeiro autor do conteúdo. PIOR AINDA: deixar que os comentaristas pensem que você o escreveu, quando isso não é verdade. “Pingos nos is”, amigos, é sempre a melhor política quando se trata de reprodução de material alheio online.

E você? O que opina sobre o assunto? Deixe a sua opinião nos comentários e diga o que pensa.

Leia também:

Direitos autorais na internet: o que diz a lei e como proteger-se – texto completo explicativo com a lei atual sobre direitos autorais

Comentários (14)
  1. Viviane Righi comentou, em 10/06/2009:

    Querida Lelê…
    Desconfio que esse texto caiu como uma luva!

    Realmente é muito deselegante esse tipo de atitude e demonstra grande falta de “repertório” da parte de quem o faz. No meu entender, como você bem disse no post, não custaria nada uma consulta prévia ao autor do texto ou material a ser divulgado, bem como os devidos créditos. Além de um procedimento mais ético, certamente seria aceito de bom grado pelo verdadeiro autor do material.

    Pena que nem todos pensam assim e fingem-se de bobos para viver. Lamentável!!!

    Bjos e até breve…

    Responder
  2. Silvio Koerich comentou, em 10/06/2009:

    Oi tô seguindo teu blog

    Como disse no dihitt tenho muitos textos copiados no orkut e isso é horrível porque meus textos são másculos e poderosos

    Responder
  3. Lugirão comentou, em 11/06/2009:

    Já tive pelo menos um texto meu copiado sem nenhuma referencia a o meu blog, so descobri porque trabalhei uma imagem que foi copiada e na imagem tinha o link da pessoa que plagiou e não o meu, Fazer o que?

    Gosto de dar destaque a textos que gosto, sempre faço isso, já divulguei links, e até já coloquei conteúdis de outros sites muitas vezes, sempre tendo o cuidado de citar a fonte.

    Com imagens é mais complicado… já pisei na bola uma vez não dando o crédito, embora não tenha sido intencional…

    Bom feriado!

    Responder
  4. Wander Veroni comentou, em 11/06/2009:

    Oi, Lê!

    O seu texto caiu como uma luva! Só alertando mesmo que conseguiremos combater o plágio. É uma tremenda falta de ética um outro blogueiro copiar um texto de outro autor, isso é crime.

    Mas, o que mais me incomoda, é um outro blogueiro ficar fuçando links de outros blogs e postá-los em agregadores de notícias, dizendo que gosta de recomendar links. Faça-me o favor, né! Não nasci ontem…rs. Ainda mais quando este site dá visibilidade para quem mais participa.

    Por mais que seja uma prática “normal” de um internauta recomendar um link em um agregador de notícia, o link (post) faz parte da identidade do blogueiro. O autor é reconhecido pelo seu trabalho na blogosfera, por produzir conteúdo original.

    Não concordo com quem usa link de terceiros em agregadores de notícias para se promover ou ter mais visibilidade.

    Acaba que ele está se promovendo neste site a custa de um link de terceiro. Isso também deveria ser levado em conta na parte de plágio, pois é totalmente falta de ética.

    Quanto ao plágio de imagens e de vídeos é tão mais simples colocar o crédito de quem fez. Tenho certeza de que o autor desse material ficaria feliz de ser recomendado e citado.

    Adorei seu post, viu!

    Beijos,

    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    Responder
  5. Alexandre Brendim comentou, em 11/06/2009:

    Como eu disse para o Elizinho, quem plagia, está sempre um passo atrás e sempre dependente de nós.

    É muito chato, dá vontade de voar no pescoço, mas prefiro pensar desta forma…deixem que me sigam, assim estarei sempre na frente.

    Tenho um monte de concorrentes me plagiando, não só na net, como no dia-a-dia…a mairia já fechou as portas, os outros estão a caminho.

    Responder
  6. aldrey comentou, em 11/06/2009:

    Oi! mas tem caso que acho ate q não é por mal,eu costumo colocar fotos e videos que possa ajudar de certas forma as pessoas,tbm peço permissão pra colocar fotos das pessoas,mas acho terrivel qnsd se coloca fazendo-se passar por aquele que escreveu,o certo é falar de quem é o autor da reportagem claro!!bjs

    Responder
  7. Inez comentou, em 11/06/2009:

    Tem um selo pra você no meu blog.
    http://inezpsi.blogspot.com

    Responder
  8. Jogos de Meninas comentou, em 11/06/2009:

    A primeira coisa que faço é entrar em contato com o plagiador para colocar um link para meu site, como sendo a fonte do texto.

    Responder
  9. Arnaldo Reis Trindade comentou, em 14/06/2009:

    Ei, tô aqui traveis..

    Amiga, eu sou contra o plágio, não gosto, já aconteceu comigo e já aconteceu de dizerem que eu estava “plagiando” alguém, acho que é assim que se escreve, procuro principalmente em relação a textos sempre falar de quem são, de quaia blogs são etc e tal, porém leio muito, em muito lugares , internet, livros ,revistas, rótulos, cartazes, folders, leio praticamente tudo que cai em minhas mãos e acabo as vezes copiando algo sem ter a intenção de copiar, mas se percebo isso corro logo atráz e tento resolver o mau entendido, peço as pessoas que andam copiando que pelo menos citem o nome de quem escreveu, fez o que eles estão copiando ou que pelo menos digam que não foi feito por eles.

    Abraços

    Responder
  10. Heavenly comentou, em 15/06/2009:

    Esse é um assunto bastante complicado. Dia desses estava entrei em um site que tinha um texto meu. Li, reli e até fiquei em duvida se realmente era meu, pois ele era antigo. Havia postado ele em 2002. E o pior que coloquei ele no Google e vi que mais 3 pessoas haviam publicado também. Ridículo. Plágio é atestado de burrice!

    Responder
  11. Guilherme Freitas comentou, em 18/06/2009:

    Nunca me aconteceu de ver um artigo de minha autoria ser publicado sem os créditos. Se aparecesse, bucaria conversar com o autor do plágio, pedindo de forma educada pela remoção do artigo ou colocação do crédito. Senão fosse atentido, ai terei que bucar os métodos legais da Justiça. Beijos.

    Responder
  12. Renatinha! comentou, em 18/06/2009:

    Oi Lê!
    Td bem?
    Lindo seu template novo!
    Tô com bloguim novo e ganhei o 1° meme e prêmio hj.
    Não sei se ainda tá nessa ‘onda’, mas te escolhi p/ recebê-lo.
    Espero q goste e fique a vontade em recusar tá!
    Bjão

    Responder
  13. Jorge Fortunato comentou, em 19/06/2009:

    Oi Lê
    Acabo de ser vítima de um plagiador. Fiquei muito irritado e até protestei lá no diHITT. Ao menos o cara citou o meu blog, mas não o meu nome como autor. Achei desagradável. O pior é que o texto é um relato da minha viagem à Brugge, algo extremamente pessoal. Reclamei com comentário no blog da pessoa e mandei um recado o diHITT. Depois recebi um pedido de desculpas. Voltei no blog do cara e ainda continuava lá. Eu vi o post por acaso, mas agora me pergunto: quantos artigos já devem ter sido copiados?
    Enfim, já dizia nosso chacrinha “nada se cria, tudo se copia…”
    Beijos e saudades…recebeu as fotos???

    Responder
  14. moreijo comentou, em 01/07/2009:

    eu sempre coloco a fonte quando tem e ainda faço postagens minhas também…mas se alguem perceber algum erro comunica me fico agradecido…valeu pela postagem…fuiiiiiiiiii

    Responder

Escreva um comentário