Unhas decoradas: Você curte? Veja dicas da mania que já pegou as brasileiras

Criado por Letícia Castro em em 28/08/2013

Segundo informa o blog do Barato Coletivo, as unhas pintadas surgiram na China há cerca de 3000 anos. Naquela época, os chineses formularam um verniz à base de goma arábica, entre outros elementos, originando um produto das cores rosa ao vermelho para ser aplicado sobre as unhas. As cores tinham a ver com a posição social das pessoas, revelando seu status.

De lá pra cá, muita coisa mudou, mas o fato é que a moda das unhas decoradas parece que veio para ficar. No Brasil, em anos bem recentes, é possível encontrar cada vez mais meninas e mulheres exibindo unhas com diferentes cores e designs pelas ruas.

De desenhos tribais a motivos florais e até comics (os divertidos Minions, do filme “Meu malvado favorito”, por exemplo), o que não falta é imaginação na hora de inovar na manicure. Diferentes texturas também são bem-vindas, como a aplicação de produtos que dão o efeito de camurça no esmalte, ou “pelúcia”, como ficou conhecido. Aplicar minúsculas bolinhas, ou “caviar”, fitas metalizadas e pedras brilhantes também é comum entre as adeptas da mania.

imagem5

Como costumo curtir uma boa inovação, resolvi aderir ao movimento e começar a fazer algumas experimentações. Vocês podem vê-las todas no canal que abri especialmente para trocarmos figurinhas no Instagram, o @deunhaseesmaltes. Nele, posto semanalmente algumas sugestões de decoração para unhas, assim como dicas, tutoriais, produtos e lugares onde comprá-los. Veja abaixo três técnicas que já utilizei e o passo a passo para realizá-las:

1. Unhas em degradé #1:

Esta é uma técnica bem divertida, mas uma das mais “bagunceiras” também. É preciso ter paciência para aplicar todas as camadas necessárias até o resultado final. Mas compensa e as possibilidades são infinitas. A primeira vez que fiz, brinquei apenas com duas cores, mas já vi unhas em degradé com até quatro cores, do preto na raiz ao branco na pontinha, com os tons de cinza no meio. Fica lindo e vale a pena tentar.

Você vai precisar de:

.1 bucha (dessas de lavar louça)
. esmaltes nas cores desejadas
. palito, acetona e algodão para limpar

Como fazer:

1. Corte um retângulo pequeno da bucha, do tamanho e largura dos seus dedos (um é suficiente para todos os dedos), de preferência na medida do dedão, que é o maior de todos.

2. No retângulo, na parte mais macia da bucha, aplique uma listra para cada cor de esmalte que será utilizada, exatamente uma abaixo da outra. Se quiser caprichar, na separação entre uma cor e outra, esfregue o pincel de um dos esmaltes para as cores já irem se misturando para formar o degradé. Cada faixa deve ter uma quantidade generosa de esmalte, pois a bucha absorve a tinta rapidamente e você precisa que o líquido esteja na superfície para carimbar as unhas. É uma técnica com bastante dispêndio de esmalte, portanto a dica é não usar os importados aqui.

3. Com o degradé pronto, posicione o retângulo no dedo de modo que as listras possam ser impressas sobre a unha inteira e cada cor apareça no resultado final, da raiz à ponta. Carimbe.

4. Repita o processo em cada um dos dedos até que a superfície esteja homogênea e as cores com boa cobertura. Na minha experiência, geralmente quatro camadas são o suficiente. Entre uma e outra e depois da última, sugiro aplicar uma mão de esmalte extra brilho para alisar a cobertura e remover o efeito aerado da superfície da bucha.

Veja como fica:

imagem2

2. Unhas em degradé #2:

Aqui o método é bem mais simples. Basta escolher até cinco esmaltes nas cores de sua preferência, em matizes do mais escuro para o mais claro, e pintar os dedos com tons diferentes. Você pode escolher um dedo para cada cor ou fazer um jogo de três ou quatro cores.

Uma sugestão é esta aqui:

imagem4

3. Com efeito de glitter:

Pinte as unhas com o esmalte que quiser (vale até combinar com as duas técnicas acima) e, depois, aplique na base uma ou duas camadas de esmalte com glitter para dar o efeito. Você pode fazer o contrário e aplicar o glitter na ponta das unhas, o importante é que ele fique com esse aspecto brilhante no final.

Veja aí:

imagem3

Como disse antes, as combinações são infinitas e o que vale é usar a criatividade. Fique de olho no @deunhaseesmaltes, pois toda semana vou trazer uma dica de técnica diferente para vocês avaliarem. Eu experimento e vocês dizem se ficou legal. Que tal? ;)

Outros perfis do Instagram que recomendo o follow, lembrando que dá para visualizá-los pelo computador desktop, caso você não tenha celular:

http://instagram.com/hnails

http://instagram.com/colliah_leen

http://instagram.com/edalheunhas

 

Imagens: Letícia Castro. Para saber as cores e marcas dos esmaltes utilizados na matéria, acesse: http://www.instagram.com/deunhaseesmaltes

Comentários (2)
  1. Cláudia Bittencourt Cáldas comentou, em 28/08/2013:

    Arrasou na matéria, bonitinha!
    É uma verdadeira Dra. Sabe-tudo…muito orgulho da minha amiga querida!

    Responder
  2. Letícia Castro comentou, em 28/08/2013:

    Opa! Vindo de vc, é muito importante, minha querida! Beijokas! rs

    Responder

Escreva um comentário


    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 7

Warning: reset() expects parameter 1 to be array, string given in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 60