Pés lisinhos e sem rachaduras: Como?

Criado por Letícia Castro em em 09/03/2014

evitar-pés-ressecados

da Redação

Vira e mexe eles estão por aqui no Babel. E por que os pés sempre aparecem nas pautas deste blog? Simples, porque dependemos deles para tudo, ir e vir, praticar atividade física, por exemplo. Mas parece ser apenas quando doem que nos lembramos destas extremidades.

Se os pés estão ressecados, então, o cuidado deve ser redobrado.  Mas você sabe o que causa a rachadura nos pés?  A dermatologista Juliana Gumieiro explica que andar descalço ou com calçado sem amortecimento são fatores que contribuem para que isso aconteça. “A pele dos pés sofre com os atritos dos sapatos, seguida da falta de hidratação, o que deixa a pele grossa e tendendo a rachar, em especial nos dedos e calcanhar. Além disso, o impacto dos pés contra o chão estimula o espessamento da pele no intuito de proteger as articulações. Por isso, o ideal seria usar sapatos com sistema de amortecimento de impactos associado a hidratantes específicos”, esclarece.

Os pés merecem sempre atenção adequada, pois são formados por ossos, ligamentos, articulações e músculos, além de unhas e cutículas, que vivem quase sempre num espaço apertado, quente, como tênis e sapatos fechados.

Segundo Juliana, dentre os calçados que contribuem para que os dedos e a sola dos pés fiquem grossos e ressecados, as rasteirinhas e calçados sem nenhum tipo de salto provocam mais atrito nos calcanhares.

E mais, ela explica que algumas doenças também desencadeiam as rachaduras, como problemas vasculares, micoses, psoríase e algumas alterações genéticas. “Tem pessoas que possuem ferimentos e rachaduras que levam ao sangramento e predispõe infecções bacterianas”, alerta a dermatologista.

Qual o tratamento?

Algumas dicas da dermatologista para não errar na hora de manter os pés saudáveis:

1. Hidratá-los com cremes a base de vaselina, ureia e lanolina.

2. Fazer a hidratação antes de dormir e colocar uma meia para que o produto fixe e deixe os pés mais macios.

3. Usar palmilhas de silicone é eficaz, pois, ela age prevenindo recidivas

Comentários (2)
  1. Elizabeth Rodrigues comentou, em 16/03/2014:

    Os meus pés são horríveis pois os mesmo são bastantes muito ressecados com muitas rachaduras que chegam a sagrar muito me ajude preciso doí muito, as vezes nem consigo caminhar. Beth

    Responder
    • Letícia Castro comentou, em 17/03/2014:

      Oi, Beth! Tudo bem? Então, no seu caso, acho que você deve procurar, com certeza, um dermatologista, pois ele será indicado para te dar uma orientação personalizada, tá bom? Bjs e obrigada pelo comentário!

      Responder

Escreva um comentário


    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 7

Warning: reset() expects parameter 1 to be array, string given in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 60