10 motivos para não comprar as novas sacolas recicladas dos supermercados de São Paulo

Criado por Letícia Castro em em 26/01/2012
Como consumidora, confesso que o hábito de levar sacolas ecologicamente corretas às compras já é razoavelmente antigo aqui em casa. Até ontem, eram raras as vezes em que eu trazia os produtos do mercado em sacolinhas plásticas.
 
 
Ecobag, para compras pequenas, e carrinho de feira com bolsa, para compras mais pesadas
Mas, o que gerou bastante indignação com a nova lei em vigor é o fato de que agora os supermercados oferecem sacolinhas recicladas para substituir as de material plástico cobrando por isso.
 
Oras, se já arcavam com o custo de comprar e oferecer as embalagens gratuitamente ao consumidor, por que os novos modelos também não podem sair de graça? O que mudou de lá pra cá?
 
E é por essa razão que o Babel agora irá mostrar a você, prezado leitor, dez razões pelas quais boicotar a compra das novas sacolas oferecidas pelas redes de supermercados pelo preço de R$ 0,19 a peça. Veja:
 
  • 1) O motivo primeiro mesmo e superior a todos os demais: Você já tinha o direito adquirido de obter as embalagens sem custo algum. Por que querem fazer com que pague por elas agora?
 
  • 2) Os donos de supermercados estão aliviando um gasto bastante considerável para o PRÓPRIO bolso, cortando um custo significativo, repassando-o a VOCÊ!
 
  • 3) Os preços dos produtos não diminuíram um centavo sequer a ponto de justificar a economia que estão fazendo por não terem mais que oferecer as sacolas gratuitas.
 
  • 4) O custo pela oferta das sacolinhas já estava embutido nos preços. Elevar os valores como desculpa pela oferta de sacolinhas ecológicas seria contrassenso. A questão é: se não tem mais sacolas grátis, por que não reduzem os preços, fazendo o devido ajuste PARA BAIXO, em prol do consumidor?
 
  • 5) Veja quantas opções você tem para ser um consumidor com pegada ecológica e ajudar o seu planeta. A opção que você NÃO TEM é a de ser passado para trás.
 
  • 6) Acredite: se os supermercados estivessem realmente dispostos a contribuir com a causa ecológica não continuariam vendendo arroz, feijão, etc, embalados em sacos e outros derivados do plástico que vão parar diretamente no lixo doméstico, causando imensos danos à natureza.
 
  • 7) Geralmente, os mercados tem à disposição do cliente caixas de papelão e as fornecem gratuitamente. Alguns até disponibilizam sacos de papel para a embalagem. Fique de olho.

 

 
  • 8) A partir de agora, quem também usava as sacolas plásticas como sacos de lixo terá mais esta despesa, de custo nada desprezável. Com a oferta de sacolas recicladas gratuitas, mais uma vantagem você teria para o seu bolso.
 
  • 9) “Ah mas o brasileiro só funciona quando mexe no bolso dele”, como forma de argumento para mobilizar a sociedade a favor da causa ecológica. Bacana, mas entre o bolso do grande varejista e o meu, prefiro que se mexa no dele!
 
  • 10) É VOCÊ, VOCÊ, VOCÊ quem vai pagar a conta!
 
Mobilizar-se a favor da preservação do planeta é uma causa que pertence a todos nós, e também uma questão de cidadania, devemos estar unidos para isso.
 
No entanto, lembre-se: você tem ALTERNATIVAS. Não dê um centavo pelas sacolinhas recicladas agora vendidas a R$ 0,19. Você tem noção de quanto tempo tem que trabalhar para poder comprá-las? Bom senso faz bem para o bolso e a educação financeira agradece!
 
 
Leia também: Sacolinhas plásticas: enfim, o começo do fim, da bióloga Silvia Rinaldi, Eliminar as sacolas plásticas? Eis a questão, do administrador Geraldo Voltz e O meio ambiente e a culpa que querem nos infligir, do professor de Educação Física, Max Martins.
 
 
 
 
 
 
Quer ficar por dentro de tudo o que rola aqui no Babel? Siga-me no Twitter!
Se quiser, também pode me adicionar no no Facebook.

 

Ah, a sua praia é o vídeo? Então, inscreva-se no nosso canal no YouTube e veja tudo o que o Babel está rodando por lá. Estou te esperando!
 

 

Aqui se fala português.
Comentários (26)
  1. Paulo Eduardo Sbardelatti comentou, em 26/01/2012:

    Muito bom o artigo , campartilhei no facebook.

    Responder
  2. Milton T comentou, em 26/01/2012:

    Tenho no carro, caixa de plástico e uma sacola tipo de feira há muito tempo, pois facilita levar as compras para o apartamento.

    Mas confesso que pegava as sacolinhas para usar nas lixeiras dos banheiros.

    Vi uma pesquisa em que sacos de lixo do volume aproximado das que serão vendidas a 19 centavos chegam a custar 39 cent se comprar o pacote com 40 unidades. Eles começariam a custar menos de 19 cent a partir dos pacotes de 100 unidades, mas dependendo do local comprado sairia mais caro

    Os supermercados precisam tirar esse custo de suas planilhas, mas duvido, pois foi feito um acordo e isso me lembra cartel

    Abs

    Responder
  3. LETÍCIA CASTRO comentou, em 26/01/2012:

    Paulo, já te adicionei e deixei um comentário no Face pra vc.

    É isso aí, temos que disseminar a coisa.

    Super obrigada pelo apoio e seja bem-vindo!

    Beijo!

    Responder
  4. LETÍCIA CASTRO comentou, em 26/01/2012:

    Milton, meu amigo, seu comentário, dando o exemplo de como procede no dia-a-dia, é muito valioso. Obrigada!

    Quanto mais as pessoas virem que outras pessoas já estão agindo dessa forma, mais se comprometerão a adquirir o novo hábito. E a dica que você deu é excelente: o negócio é procurar pelo lugar onde os saquinhos saiam por um valor menor e comprar pela quantidade! Excelente!

    Beijão!

    Responder
  5. Claudia Bittencourt Caldas comentou, em 26/01/2012:

    Adorei a objetividade e sensatez da sua matéria!

    Vou compartilhar tá?!
    Beijocas querida!

    Responder
  6. LETÍCIA CASTRO comentou, em 26/01/2012:

    Fique à vontade, Clau querida! O Babel é sua casa!

    Beijos e obrigada!

    Responder
  7. Anonymous comentou, em 26/01/2012:

    Cara Leticia
    Excelente! cada um contribui com a sua visao, mas todos com o mesmo objetivo: a preservaçao do ambiente para que as geraçoes futuras tenham a oportunidade de viver e conviver num ambiente saudavel e pleno. Parabens!
    Bjs
    Silvia Rinaldi

    Responder
  8. LETÍCIA CASTRO comentou, em 26/01/2012:

    Isso mesmo, Si! O viés pode ser diferente, mas o objetivo é o mesmo. O importante é estarmos unidos em torno do objetivo de ajudar o planeta a sobreviver!

    Obrigada pelo comentário, querida! Beijocas!

    Responder
  9. Érica França comentou, em 27/01/2012:

    Eu tenho exatamente esta opinião. Você a traduziu num belo texto. Obrigada.

    Responder
  10. Lugirão comentou, em 27/01/2012:

    Também uso sacolas reutilizáveis, embora aqui ainda forneçam as sacolas plásticas.
    O consumidor sempre sai perdendo, muitas vezes vc não planejou ir ao supermercado e vai ter que comprar as tais sacolinhas, pois não vai ter como levar os produtos nas mãos…
    Em pouco tempo isso acontecerá em todo país.
    Li em algum lugar(não sei se a informação procede), que algumas caixas de papelão não deveriam ser usadas para transporte de alimentos,se é verdade os supermercados que disponibilizam as embalagens pensando em facilitar a vida do consumidor,pode estar prejudicando o mesmo.

    Responder
  11. Nilton Silveira comentou, em 27/01/2012:

    Concordo plenamente!!
    Se vamos reciclar e sermos ecologicamente corretos, que sejamos totalmente corretos!!

    Aqui em Minas Gerais ainda tem as sacolas plásticas mas em minha humilde residência já temos as Ecobags…

    Parabéns!!

    Responder
  12. Jorge Fortunato comentou, em 27/01/2012:

    Oi Lê
    Aprendi a usar sacolas de tecido na FRança. Lá. se vc não tiver sacola que leve seu produto na mão. Os mercados vendem sacolas de tecido e eu sempre compro quando estou por lá. Trouxe o hábito aqui para o Rio e estou sempre com sacolas grandes do Monoprix. Agora algumas empresas dão ecobags como brindes. Eu tenho várias. Aqui no Rio para cda 5 produtos que vc leva na sua ecobag, vc ganha um desconto de 0,03 centavos no total da nota.

    Responder
  13. Guilherme Freitas comentou, em 27/01/2012:

    Como já disse anteriormente sou a favor da comercialização das sacolas. Acho injusto o mercado ter que arcar com tudo, mesmo ele já levando muita grana do nosso bolso. Se eles não cobrarem pelas sacolas vão aumentar o preço das coisas. Por isso é melhor gasta alguns centavos do que ter prejuízo sempre que for ao mercado. Além disso, vai conscientizar as pessoas a usarem sacolas biodegradáveis e deixar um pouco o comodismo de lado. E também não acredito que as sacolas plásticas saem de graça como muitos creem. Eu acho que é algo positivo, na Europa muitos países aderiram a este tipo de entrega e não há tanta restrição. Abraços

    Responder
  14. LETÍCIA CASTRO comentou, em 27/01/2012:

    Que bom, Érica! Fico feliz. É isso aí, vamos plantando nosso grão, né?

    Beijo!

    Responder
  15. LETÍCIA CASTRO comentou, em 27/01/2012:

    Excelente comentário, Lu! Mais uma que honrosamente engrossa a fila dos consumidores ecologicamente corretos e, conhecendo você mais de perto, sei que é das animadas! rs

    Tive esta exata experiência ontem. Não levei a ecobag (na foto) e cheguei a pegar o produto na mão. Desisti e voltei pra casa. A primeira coisa que fiz ao chegar foi colocar a “Matilde” dobradinha na bolsa. Valeu a lição, não vou mais me esquecer, mas não paguei. A gente tem que se firme e se acostumar a carregar a bolsa, senão não adquire o novo hábito, né?

    Beijão pra vc!

    Responder
  16. LETÍCIA CASTRO comentou, em 27/01/2012:

    Isso mesmo, Nilton! A coerência tem que ser por inteiro, né?

    Adorei seu comentário, viu? Seja bem-vindo no Babel.

    Abração!

    Responder
  17. LETÍCIA CASTRO comentou, em 27/01/2012:

    Jô querido, adorei o seu exemplo, chiquééérrimo com você. E fica aí mais uma dica: levando produtos na ecobag, a gente ganha outra. Você se lembraria do nome de alguma dessas empresas para a gente deixar aqui para os leitores?

    Muitos beijinhos pra vc!

    Responder
  18. LETÍCIA CASTRO comentou, em 27/01/2012:

    Gui, como te disse lá no diHITT, tudo o que você expõe está esclarecido no texto: o preço para as novas sacolas já está embutido no custo dos produtos, assim como anteriormente; ninguém é contra a causa, só queremos continuar com o direito de ter as sacolas de plástico, já que elas podem ser utilizadas como saco de lixo (as já recicladas), e por aí vai.
    Enfim, respeito sua opinião e o direito de dá-la, com certeza.
    Beijos!

    Responder
  19. Ana Goulart comentou, em 27/01/2012:

    Cheguei aqui pelo artigo do Geraldo e já posso imaginar o que vai acontecer quando isso tudo chegar aqui em Floripa.
    Menina, vai ser uma auê só…
    Excelente artigo, viu?
    Beijão!

    Responder
  20. LETÍCIA CASTRO comentou, em 28/01/2012:

    Então, Aninha, combinamos de fazer uma blogagem coletiva. Se quiser se juntar a nós, basta escrever um artigo também sobre o tema e a gente linka todo mundo. ;)

    Ah menina, eu imagino. Vamos contar com a força dos catarinenses para fazer barulho também. A favor do uso das ecobags e contra o pgto das sacolinhas! rs

    Beijinho e obrigada pelo comentário!

    Responder
  21. Anonymous comentou, em 28/01/2012:

    Sou totalmente contra esta historia de culpar as sacolinhas por entupir esgoto rios e etc…
    Existem um bilhão de produtos embalados em plastico, ex: arros, feijão, papel higienico, pão de forma, e outros os quais se jogar a embalagem na rua com certeza vai entupir tudo que tem direito, ou seja quem polui, quem suja, é o porco que joga o lixo na rua, que não recicla etc…
    Proponho simplesmente que sejam boicotados os comercios que não oferem mais as sacolinhas, e viva a concorrencia..

    Responder
  22. Jorge Fortunato comentou, em 29/01/2012:


    Todas as ecobags que tenho são de seminários, Congressos e Cursos. Acho bacana e uso direto para ir à feira, mercado, etc.

    Responder
  23. LETÍCIA CASTRO comentou, em 30/01/2012:

    Oi, anônimo! Realmente, as pessoas que jogam lixo na rua são grandes responsáveis também pelas consequências graves que este ato implica. Mas, o material que é jogado também tem a metade da parcela de culpa nessa história. Se fosse biodegradável, não haveria problema.
    Acho que a grande sacada é exigir as novas sacolinhas de graça, pois não estão dando desconto nos produtos pelo custo imenso que eles cortaram em seus próprios bolsos.
    Obrigada por seu comentário!
    Abraços,
    Letícia.

    Responder
  24. LETÍCIA CASTRO comentou, em 30/01/2012:

    Que ótimo, Jô! Taí, de um lugar inusitado, a pessoa pode aproveitar a oportunidade de obter as embalagens.
    Merci, mon ami!

    Responder
  25. Max Martins comentou, em 29/02/2012:

    Oi, Letícia

    Consegui um tempinho pra vir aqui comentar, mas não há nada que eu possa acrescentar à discussão. Já havia lido o post e concordo plenamente com o que expôs. Então, passadinha rápida pra agradecer o link para o meu post no CBSaberes.

    Obrigado :D
    Bjs

    Responder
  26. LETÍCIA CASTRO comentou, em 29/02/2012:

    Eu é que agradeço o seu comentário, Méquis. Adorei o seu post e não poderia deixar de linká-lo aqui de jeito algum. E vamos que vamos na nossa corrente do bem.

    Beijones!

    Responder

Escreva um comentário