Noite de lançamento do Salsa On U: A primeira rede social do mundo dedicada à salsa

Criado por Letícia Castro em em 11/11/2011
 
 
Uma rede social, com perfis, chat e compartilhamento de links, dedicada à salsa. Um portal em três idiomas onde todos os salseiros se encontram e podem obter informações variadas sobre sua paixão. Assim é o Salsa On U, que será lançado hoje, durante a noite de abertura do 11o. Congresso Mundial da Salsa (de 11 a 15 de novembro em São Paulo).

 

 
 
Salsa On One, Salsa On Two, Salsa On U!
 
 
Assista ao convite que Cris Duarte fez aos leitores do Babel:
 

 

O Salsa On U, ou SOU, é um projeto desenvolvido pelos amigos Cris Duarte, Renato Karkoska, Lucía Paola Cepeda, Vitória Mangini e Danielle Vicente, que surgiu há cerca de um ano. Cris, que sempre trabalhou com publicidade e design, já dançava salsa há mais de 10 anos quando se questionou se queria realmente se aposentar como diretor de arte e o que faria com sua paixão pelo ritmo. Em um coaching de empreendedorismo, percebeu que só se realizaria profissionalmente se fizesse da dança também o seu meio de vida.
 
O que o jovem publicitário queria não era abrir uma academia, nem dar aula de salsa. Cris idealiza algo que envolvesse todos os aficionados pelo ritmo e, procurando na internet, constatou que não existia um site que agregasse em um só lugar informações variadas e diferenciadas a respeito. “Cheguei a uma pesquisa que, aproximadamente, 90 milhões de pessoas curtem salsa no mundo todo”, conta. E a possibilidade de transformar isso em um negócio rentável fez com que o dançarino “juntasse o útil ao agradável”.
 
 
Salsa On U: o portal
 
O Salsa On U já nasceu com propósitos ambiciosos. Com edições em português, inglês e espanhol (englobando o mesmo conteúdo) é um portal de nicho bem definido que pretende, no entanto, agregar material multimídia e interativo que atinja internautas de todas as partes. Cris explica que o desafio de buscar fontes para alimentar o site com conteúdo atualizado será possível através da transformação do portal em um grande hub de parceiros: “Seremos como um Google da salsa, você vai encontrar matérias de outros sites dentro do Salsa On U”, e completa, “A gente não quer criar concorrentes, quer trazer parceiros”.
 
Quanto ao modelo de negócio, o Salsa On U pode ser definido como um empreendimento do tipo start-up. Para entender melhor, a equipe apresenta um projeto a um investidor que faz o aporte de um montante inicial para tirá-lo do papel, para dar o start. Com o tempo, as start-ups costumam receber novas rodadas de investimentos para continuar injetando fundos financeiros ou passam a sobreviver da própria renda que começarem a gerar. No caso do Salsa On U, Cris aposta em formatos diferentes de rentabilização que podem envolver desde anúncios até a venda de artigos relacionados (camisetas, stickers, etc.).
 
O conteúdo do Salsa On U será desenvolvido tanto para quem dança salsa, gosta de ouvir a música, assim como para bandas e DJs que queiram divulgar o seu trabalho. Casas noturnas também terão um espaço privilegiado dentro do site, já que um dos objetivos da equipe é informar aos dançarinos onde podem encontrar uma boa balada mundo afora. Para isso, a rede disponibilizará, com exclusividade, o serviço Salsa Clubs, onde o usuário contará com um Google Maps personalizado com ícones do Salsa On U em casas de salsa do mundo todo. Clicando no link, o internauta verá um vídeo do clube, com release, endereço e outros dados do local.
 
O Salsa On U está programado para ir ao ar, oficialmente, em pouco menos de uma hora, exatamente, às 23:00, para aproveitar a vibração do 11/11/11. Se haverá algum acontecimento que mudará o rumo das vidas no planeta nesta data tão singular, é improvável. O único que sabemos é que, a partir de hoje, a salsa contará com um espaço onde o mundo todo poderá se encontrar.
 
 
 
 
 
 

 

Quer ficar por dentro de tudo o que rola aqui no Babel? Siga-me no Twitter!
Se quiser, também pode me adicionar no no Facebook.

 

Ah, a sua praia é o vídeo? Então, inscreva-se no nosso canal no YouTube e veja tudo o que o Babel está rodando por lá. Estou te esperando!
Aqui se fala português.

Escreva um comentário