Creative Commons Search: Como Encontrar Músicas, Vídeos E Imagens Livres De Copyright Para As Suas Postagens

Criado por Letícia Castro em em 17/03/2010
Você também sente dificuldade em encontrar elementos de mídia livres de direitos autorais toda vez que vai escrever um post? Sabia que existe um serviço que agrega todo esse conteúdo em um só lugar e disponibiliza vídeos, fotos, imagens de todo o tipo e músicas quase sempre copyright free? Se ainda não conhecia, está na hora de fazer uma visita muito interessante ao site da Creative Commons Search.

É isso mesmo, o famoso serviço que ajuda a oferecer diferentes licenças de direitos autorais na internet também é responsável por um agregador que une, em um só destino, a maioria dos conteúdos de reprodução permitida da web. A Creative Commons Search se baseia em um sistema de buscas que vasculha toda a web atrás de elementos como imagens e vídeos que podem ser usados sem o compromisso legal reservado a obras protegidas por copyright. Basta digitar o termo da sua pesquisa e identificar se quer encontrá-lo em artigos, vídeos ou imagens. Você pode ainda determinar se quer fazer uso comercial ou modificar e criar em cima do conteúdo encontrado. Veja como a continuação.


Como Usar A Creative Commons Search


Barra de buscas da Creative Commons Search
Para encontrar a mídia que precisa para o seu post, você deve usar a Creative Commons Search como se fosse um canal de buscas e selecionar se quer “fazer uso comercial” ou “modificar, adaptar ou criar em cima” do conteúdo que está procurando. Digite o que está procurando e espere pelos resultados, que podem filtrados selecionando as abas, da seguinte maneira:

  • Google (web) – Yahoo! (web): os resultados encontrados vão se referir a conteúdos de todos os tipos, como artigos, vídeos, etc., de forma similar ao que acontece nas pesquisas tradicionais dos motores de busca
  • Google (imagens) – Flickr (imagens): aqui você tem acesso aos acervos do Google Imagens (como na pesquisa aberta) e do Flickr orientados para conteúdo de provável uso livre
  • Blip.tv: ao selecionar a aba do serviço Blip.tv, é possível encontrar vídeos copyright free para as suas postagens
  • Jamendo (músicas): na opção “Jamendo”, os resultados vem filtrados em um display de músicas online que podem ser reproduzidas com permissão
  • SpinXpress (media): o SpinXpress é um serviço dentro da Creative Commons Search, que também permite buscar conteúdos de mídia variados mediante uma busca específica
  • WikiMedia Commons: se optar pela opção WikiMedia Commons, você poderá encontrar tudo o que se refere a sua busca já publicado em páginas wikis

Em tese, você pode fazer uso de todo o conteúdo que encontrar, mas a Creative Commons Search alerta:

Observe que o ccSearch não é um mecanismo de busca, mas sim um agregador que permite acesso mais conveniente a serviços de busca oferecidos por outras organizações independentes. O CC não controla os resultados de pesquisa. Não considere que os resultados das buscas realizadas aqui estão sob uma licença Creative Commons. Você deve sempre verificar se a obra está de fato licenciada em CC clicando no link.Uma vez que o licenciamento em CC não pressupõe um registro, o Creative Commons não tem como determinar o que foi e o que não foi disposto sob os termos de uma licença CC. Se você tem dúvidas, contate diretamente o detentor dos direitos autorais ou tente contatar o website onde você encontrou o conteúdo.

Portanto, faça bom uso dos resultados deste excelente agregador, mas não se esqueça de comprovar a permissão da licença antes de seguir adiante. Dar crédito ao autor, quando a obra não pode ser reproduzida livremente, faz parte das regras de etiqueta da boa blogagem e burlá-la é crime, como o Babel já explicou aqui antes. No mais, aproveite o serviço e espalhe a notícia por aí para que mais blogueiros antenados como você tenham acesso a esta facilidade.

Aqui se fala português.
Comentários (16)
  1. Fernandez comentou, em 17/03/2010:

    Olá Letícia querida!
    Adorei o post. No caso, na forma que pesquiso a ferramenta Creative Commons Search vai ajudar certamente. Sempre tento dar os devidos créditos e, se possível, até entrar em contato com os autores antes (infelizmente nem sempre é possível o contato, mas os créditos sempre.
    A amiga sempre postando materiais úteis e de qualidade. Adoro os posts da amiga.
    Forte abraço, Fernandez.

    Responder
  2. Sônia Regly comentou, em 17/03/2010:

    Letícia,
    Que dica sensacional!!! Vou adicionar nos meus favoritos para não perder de vista.Bacana, menina!!!!
    Beijos

    Responder
  3. Júnior Fera comentou, em 17/03/2010:

    Olá Leticia, muito interessante, valeu pela dica!
    Grande abraço!

    Responder
  4. Tadeu comentou, em 17/03/2010:

    excelente dica, leticia
    tadeu filippini

    Responder
  5. JRubem comentou, em 17/03/2010:

    Muito bom, Letícia.
    Útil para todos nós.
    Parabéns.

    Responder
  6. JRubem comentou, em 17/03/2010:

    Muito bom, Letícia.
    Útil para todos nós.
    Parabéns.

    Responder
  7. José Sidney comentou, em 17/03/2010:

    Super dica, Letícia.

    Eu usava os filtros, no Flickr, por exemplo. Mas uma ferramenta própria, com certeza é muito melhor e mais completa. Abrem-se muito mais possibilidades para encontrarmos material de qualidade.

    Abraços (e dica anotada!!!!!)

    Responder
  8. carla m. comentou, em 17/03/2010:

    Lê, sempre dando boas dicas comadre!!!
    Creative Commons é o que há!
    beijos!!!

    Responder
  9. Genilda Silva comentou, em 17/03/2010:

    Excelente dica. Estava preocupada em pegar fotos pela internet para as minhas postagens porque não se sabe realmente se estão ou não protegidas por direitos autorais.

    Responder
  10. Francisco Castro comentou, em 18/03/2010:

    Olá, Letícia!

    Ótima dica que, certamente, irá ser útil para muitas pessoas.

    Abraços

    Francisco Castro

    Responder
  11. Principell comentou, em 18/03/2010:

    Letícia como sempre mais uma boa para todos, obrigado por mais esta.
    Abraços forte

    Responder
  12. Bipolar Brasil comentou, em 18/03/2010:

    Obrigado pela dica. O engraçado é que estava em busca de um serviço assim hoje… Coincidência. Vou usar e abusar deste serviço. Grato.

    Responder
  13. Blogtvediversão comentou, em 18/03/2010:

    Adorei as dicas, vai me ajudar, obrigado!

    Responder
  14. Mayara Caparroz comentou, em 21/03/2010:

    Que legal, assim é mais fácil do que pesquisar imagens no Google! xD hahaha.

    Beijo, comadre!

    Responder
  15. Anonymous comentou, em 28/11/2011:

    Oi e obrigado pela lista!
    Posso acrescentar http://www.picdrome.com, uma crescente coleção de fotos de domínio público, livre de direitos autorais. Todas as fotos são livres para fazer o download para uso pessoal e comercial, sem restrições e estão disponíveis em alta definição.

    Responder
  16. Sherman Moore comentou, em 23/01/2017:

    I like reading a post that can make people think. Also, thank you for allowing for me to comment!

    Responder

Escreva um comentário