BABEL.com – 2 ANOS no Ar: Minha Estrada de Tijolos Amarelos

Criado por Letícia Castro em em 23/03/2010

2008: O ano


Naquele 24 de março de 2008, o BABEL.com era inaugurado com um único propósito: ser a vitrine online do meu trabalho. No primeiro dia, preparei três posts sobre temas variados, para mostrar serviço mesmo e, principalmente, para que o leitor não encontrasse, em um blog iniciante, o clássico “post único de estreia”. E já de cara, afiamos as línguas, naquele caso, espanhol, inglês e português.

Para quem ainda não percebeu, o Babel é um blog escrito em cinco idiomas e por isso no final de toda a postagem, vocês encontram…

Aqui se fala português.

Aquí se habla español.

We speak English here.

Qui si parla italiano.

On parle français ici.


E, por falar nisso, convido a todos para que curtam um pouquinho desses textos inusitados nessas línguas loucas, sobre temas não menos inesperados, mas todos expressando uma babelesca combinação de tudo o que cabe na vida. Aliás, essa jornalista aqui, acostumada a conjugar muitos verbos, descobriu que o que gosta mesmo é de conjugar a vida, do “eu” ao “eles”, sem esquecer uma pessoa.


Digressões à parte, desde aquele 24 de março até hoje, percebi que o Babel nada mais era que a minha “personal yellow brick road“, a estradinha da Dorothy mesmo e o que quer que seja que ela buscava. Bem, ela queria voltar para casa, eu continuo no “o que quer que eu busque”. É que é muita coisa , sabe? Cada dia tem algo novo para aprender e eu vou morrer sem descobrir quase nada, então a briga contra o relógio é uma constante.

O Babel, ou BABEL.com, como gosto de grafá-lo, tem sido o protagonista dos meus prazeres e dissabores. Sim, porque esta passagem aqui embaixo é cheia das duas coisas: uma compensando a outra, a outra fazendo valer a pena a uma. Dá para escolher? Dá, mas e quando a vida vem de soslaio e determina? Bom, para isso também está o Babel e todos os estados da minha alma. Que feio! Então o Babel é um escravo dos meus caprichos? Não, o Babel é o meu espelho e eu estou nas entrelinhas. Em cada uma delas.

E nessa bizarra conjugação, passou-se o primeiro ano desse blog diante de vocês. A profissão que escolhi para mim não permite menos, portanto, a cada dia houve uma revolução ou um flash ou um acidente, como queiram. O fato é que, dentre tanto trabalho daquele árduo e imensamente prazeroso 2008, vale a pena destacar algumas coisas e por isso, sugiro que “provem” alguns posts, principalmente os da “Série Olímpica” ou os da “Série Ecológica” ou ainda todo o nosso engajamento dihittiano no “Blogueiro Repórter“. (Mas, é injustiça, garanto que cada um encontraria outros “favoritos” mais ao seu gosto)

2009: vira, vira, vira…


O ano de 2009 chegou com o pé na porta, derrubando tudo. Emprego novo, vida nova, layout novo! Jesus! Não sei até hoje como dei conta! Essa estrada aí acima resume tudo, luz e sombra, lado a lado, nos 365 dias do ano. Minha vida em 2009 foi uma perfeita obra de Caravaggio. E o Babel refletiu essa rollercoaster ride através de seus posts, na verdade, na falta deles! Sim, em 2009, eu negligenciei o Babel, as postagens eram escassas apesar de eu estar escrevendo como louca, acumulando a edição de espanhol e de português na MasterNewMedia. Atualmente, consegui reformular um pouco essa rotina e vocês já devem ter percebido que meu filhote volta a ganhar o ritmo de sempre. Ainda bem.

Desse ano que passou, tão inesquecível, destaco um post, aquele do KISS, logo no início. Que furacão aqueles dias! Muita gente boa se foi também, como a minha musa Mercedes Sosa, Michael Jackson e o Babel registrou tudo. Ganhamos a disputa pela Olimpíadas, falamos muito sobre Web 2.0 e já começamos o ano aderindo à reforma ortográfica. Pensando bem, nem foi um ano tão negligenciado assim, não é mesmo?

2010: um ponto de interrogação cheio de glamour


É o que pretendo e ando fazendo. Quem acompanha de perto, sabe do que estou dizendo… Lutando para vencer uma guerra que me acompanha a vida inteira e a cada passo (da av. Paulista), vou vencendo uma batalha. Essa história ainda incógnita também estará nas páginas do Babel algum dia, por ora não. O que importa, na verdade, é o fôlego que ele retomou e, como resolução de início do ano (afinal, o Babel é de áries – como eu – e o ano zodiacal acabou de começar), tomo apenas uma decisão: este blog terá pelo menos um post novo a cada semana e, como um plus, tentaremos dobrar essa meta e alcançar aquele (agora) longínquo 2008, onde pus o pé na estrada e ela se mostrou ser de ouro…

E o metal dourado são vocês, meu amigos compadres queridos, que passaram por aqui e interagiram com esta jornalista que andava levando uma vidinha assim-assim até aquele 24 de março. Hoje meus sapatinhos reluzem lindos e altos por essa estrada. E não se enganem: o salto é agulha!

Agora deixo com vocês: quero encontrar todo o mundo aqui abaixo, junto comigo nessa festa. Não me deixem esperando! :D

Aquela beijoca de costume, mais que carinhosa e o meu melhor obrigada! Por tudo!


O Babel agradece especialmente ao nosso webmaster Tico Esteves (sim, à esta altura, ele já não é mais exclusivo do Babel como antes rs) pelo banner comemorativo no cabeçalho. Obrigada mais uma vez, mestre!


Aqui se fala português.
Comentários (30)
  1. Jr Vilanova comentou, em 24/03/2010:

    Querida Letícia, que coincidência… ontem o ‘Contatos’, hoje o ‘Babel’…

    Pois é amiga, ainda estou engatinhando nesse universo mágico chamado blogosfera e são blogs especiais como o seu – que hoje imprime a satisfação de estar 02 anos no ar – que me dão a certeza que investir tempo e sentimento nessa atividade (no meu caso amadora, mas cheia de boas intenções) vale a pena!

    Que seu profissionalismo, talento e sensibilidade continuem norteando as coisas por aqui!

    Deixo um beijo carinhoso!
    Jr.
    Ps: mandei 3 vezes a mesma msg pq não vi nada confirmando o envio!

    Responder
  2. Rodrigo Piva comentou, em 24/03/2010:

    Tanti Auguri!! Viva o Babel, Lê!!!
    Como o tempo passa rápido, hein?
    Espero que sobre ao menos um pedacinho de bolo per me! hehehe

    Beijão!!

    Responder
  3. arte-e-manhas-arte comentou, em 24/03/2010:

    Letícia,

    Que este seja o segundo de muitos anos!
    Como sabes eu sou apenas uma blogueira “curiosa” e navego ao sabor do vento. Ao ler o teu artigo fico fascinada com o investimento e verdadeiro espírito de sacrifício, que pessoas como tu dedicam a um espaço de diálogo como este; o carinho e respeito para com os seus leitores; a aliança entre o profissionalismo e a sensibilidade. PARABÉNS!

    Um enorme beijinhos e votos de felicidade e sucesso!
    Luísa

    Responder
  4. Wander Veroni comentou, em 24/03/2010:

    Oi Lê!

    Feliz aniversário ao Babel, minha amiga. Sei o quanto esse projeto é importante para você e o tanto de coisas aconteceram na sua vida por conta deste espaço.

    Bom, como seu compadre que lhe ama de montão, só posso lhe parabenizar neste dia tão especial e dizer que venham mais e mais aniversários.

    Beijos,

    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    Responder
  5. Fernandez comentou, em 24/03/2010:

    Olá Letícia querida!
    Parabéns pelos 2 aninhos de vida do Babel!!!
    Este seguramente será o segundo ano de muitos outros que estão por vir.
    A amiga é um exemplo para quem gosta de blogar. Acredito que são inúmeros os adjetivos que fazem o sucesso do Bebel.com, mas se me permite, destaco dois que me chamam a atenção: o teu talento e a tua simpatia. O resto vem de arrasto. ;-)
    PARABÉNS MINHA QUERIDA AMIGA!
    Beijo no coração, Fernandez.

    Responder
  6. Alexandre Lima comentou, em 24/03/2010:

    Parabéns Letícia por essa marca histórica para o Babel e para você.

    Responder
  7. Principe Encantado comentou, em 24/03/2010:

    Como estou feliz em participar desta festa ou melhor evento, mais isto é resposta a seu carisma e amabilidade. Com muita certeza será duradouro seu sucesso, estaremos comenmoranto o terceiro, parabéns minha amiga.
    Abraços forte

    Responder
  8. Jorge Fortunato comentou, em 24/03/2010:

    Olá
    Congratulations, Félicitations, Saludos, Vivas, Tanti Auguri e oq ue mais vier em diversas línguas, mas que expressam a minha alegria de compartilhar este momento com você! Parabéns.
    Acabou o caviar? também completou no último dia 18, 2 anos. Portanto, somos blogs primos…rs
    Beijos

    Responder
  9. Mayara Caparroz comentou, em 24/03/2010:

    Letícia, parabéns!

    Quando vi o Babel pela primeira vez, logo pensei: “Meu Deus, esse blog é perfeito!”. E hoje eu tenho certeza disso. Já conheci outros blogs mas, o meu (jornalístico) favorito é, com certeza, o BABEL.com.
    Ah, obrigada pela consideração com a Terra de Ninguém. Nós somos muito fãs do Babel. :)
    Parabéns, novamente! Muito sucesso!!!

    Beijos!

    Responder
  10. LETÍCIA CASTRO comentou, em 24/03/2010:

    Eba!!! Quanta gente querida!!! Vamos lá, um por um. ;)

    Júnior, vc viu que coisa? Acho que essa data traz bons agouros à blogosfera. hehehe

    Eu agradeço imensamente as tuas palavras e ano que vem estaremos comemorando juntos de novo, com certeza!

    Beijos!

    Rôôô, e justo hoje que é dia de estreia no Curiosando, temos que comer o bolo inteiro!!! Parabéns a nós dois então por esse dia, né?

    Bacioni e tante grazie, amico vero!

    Luísa,

    Poxa, o que vc disse me deixou muito emocionada porque acho que é por aí mesmo: blogar é uma entrega, né? E o maior prazer de todos é conhecer pessoas como vc que talvez de outras formas não conheceríamos e estaríamos perdendo, dessa forma, uma oportunidade maravilhosa de convívio.

    Eu é que agradeço pelo teu apoio e amizade.

    Beijos do lado de cá do Atlântico!

    Compadre querido, tava sentindo sua falta já, viu? Ai ai ai

    Pois é, somos cúmplices dessa trajetória e te devo momentos maravilhosos desses 730 dias.

    Eu tb te amo muito, vc sabe disso? ;)

    Mais beijocas!

    Ei, Fernandez, vc é um desses amigos que vieram e tenho certeza vão ficar para sempre.

    Te agradeço de coração pelo que vc disse e pode ter certeza que o carinho é recíproco, assim como a admiração. Estamos começando a compartilhar e já nos sentimos velhos amigos… Vc verá que muitas surpresas maravilhosas ainda estarão por vir.

    Beijo muito carinhoso!

    Oi, Alexandre!

    Que bom ter vc aqui tb e não podia ser diferente, né? Já somos parceiros e sempre nos encontramos pela blogosfera, sua presença neste dia não podia faltar.

    Beijos e muito obrigada pelo carinho!

    Príncipe, meu amigo lindo!

    Se Deus quiser, vamos sim e já estou na contagem regressiva deste terceiro ano. rs E pode ter certeza que, sem o apoio de amigos tão especiais como vc, não teria chegado nem ao segundo dia.

    Beijo carinhoso!

    Responder
  11. LETÍCIA CASTRO comentou, em 24/03/2010:

    Opa! Mais dois mega comments muito queridos!!!

    Meu querido compadre carioca,

    “Great minds think alike” não é mesmo? É por isso, primos de primeiro grau… Já pensou que coincidência??? Estou divagando aqui…

    Eu acho que a gente vai resolver essas comemorações quando fizer um ano que nos conhecemos. Aí, eu é que vou te visitar no Rio e nos esbaldamos, o que vc acha?

    E não é que seria uma boa data para comemorar? Vou começar a pensar nessa viagem, hein?

    Gros bisoux e merci beaucoup!

    Mayara, minha comadrinha querida,

    Eu é que agradeço pelo quanto vc me tomou de surpresa quando chegou com tanto carinho e respeito pelo meu trabalho. E depois que descobri o quanto vc será uma jornalista talentosa, mais orgulhosa fiquei do nosso contato.

    O Babel e eu tb adoramos vcs, viu?

    Mil beijocas!

    Responder
  12. Gustavo Freitas comentou, em 24/03/2010:

    Letícia,
    parabéns pelo aniversário. Espero que possamos ter o babel ainda por muito tempo nos agraciando com textos e histórias únicas,
    um grande abraço.

    Responder
  13. LETÍCIA CASTRO comentou, em 24/03/2010:

    Ei, Gustavo! Ahh que bom que vc está aqui tb!

    Pois é, meu amigo, estamos juntos nessa caminhada, né? Pode ter certeza. ; )

    Beijo muito carinhoso e obrigada pelas tuas palavraas.

    Responder
  14. SILVIA comentou, em 24/03/2010:

    Oi minha filha,

    Parabéns é a palavra básica para comemorarmos qualquer data, mas o que desejo mesmo é que Deus continue te abençoando com essa inteligência que faz com que o Babel seja um enorme sucesso. Muitos e muitos anos de vida sei que estaremos aqui comemorando. ORGULHO E MUITO AMOR É O QUE SINTO POR TI.

    beijos do meu coração para o seu coração

    tu mamita.

    Responder
  15. LETÍCIA CASTRO comentou, em 24/03/2010:

    Ei, bonitona!

    Fofa, adorei seu comentário, demorou muito! hehehehe

    Eu é que amo a sra. mais que tudo nesse mundo, viu?

    Muitos milhões de beijos!

    Responder
  16. Geraldo comentou, em 24/03/2010:

    Olá Leticia,

    Como ainda meu Blog do Pharis engatinha, apesar de um poquinho mais novo que o Babel, mas tive sorte de acompanhar ele, quase do inicio, sempre deu uma visitadinha.. as vezes comentava, as vezes não, era pura vergonha (que ainda não perdi toda) de fazer um texto e dar mancada.. mas vi que ele cresceu muito e a experiência do blogueir repórter me deu um pouquinho mais de convivência contigo.

    Nem preciso dizer o resto, em quanto admiro teu trabalho.

    Abraço

    Responder
  17. LETÍCIA CASTRO comentou, em 24/03/2010:

    Ei, meu amigo Geraldo, amigo fiel com quem sei que posso contar,

    Pois é, quanto tempo compartilhando tanto nessa rede tão maravilhosa, né? Vc é uma das pessoas que, com certeza, ainda vou conhecer pessoalmente para pormos em dia a conversa sobre todas as experiências que já tivemos online e sobre aquilo que ainda não sabemos um do outro, para estreitar ainda mais essa amizade. : )

    Beijo carinhoso e a admiração é recíproca!

    Responder
  18. Max Martins comentou, em 24/03/2010:

    Oi, Letícia!
    Parabéns pelo blog!
    Resultado do seu trabalho competente e de qualidade.
    Fico feliz de ter encontrado o Babel.
    Desejo, de coração, que você seja feliz por muitos anos “alimentando” esse blog maravilhoso.
    Um forte abraço!

    Responder
  19. LISON comentou, em 24/03/2010:

    FELIZ ANIVERSÁRIO!!!
    AMIGA LETÍCIA

    Desejo que em os teus dias a frente do magnífico Site Babelpontocom, continue sendo coroados de pleno êxito!

    Que milhares de novos leitores passem a ser companheiros inseparáveis da boa leitura que você sempre está a nos oferecer, e
    Que a luz da cultura benfeitora continue fazendo morada em cada artigo publicado, sabes por quê? Porque esse portal, é uma fonte de conhecimentos.

    De Coração,
    LISON.

    Responder
  20. Renatinha! comentou, em 25/03/2010:

    Feliz aniversário Lê!!!

    Desculpa o atraso! =p

    =*

    Responder
  21. carla m. comentou, em 25/03/2010:

    Comadre, tardei mas não falhei!
    Sabe, como tudo tem sido corrido, eu tinha visto a tua estrada de tijolos dourados, mas ainda não tinha conseguido tempo entre o Bourdieu e o Certeau pra vir te dar uma beijoca e um abração!!!
    Lê, que seja o segundo de muitos anos de vitalidade nesse cantinho lindo!
    beijocona!!!

    Responder
  22. Viviane Righi comentou, em 26/03/2010:

    Letícia,

    Estive afastada essa semana e agora, quando entrei na rede, deparo-me com essa surpresa de aniversário!

    O tempo passa muito depressa… parece que foi ontem! E o Babel continua aí, firme e forte… 2 anos não são 2 dias. Curta bastante esse momento e esteja certa que você coleciona muitos leitores, viu?

    Parabéns e muito sucesso!
    Bjos…

    Responder
  23. LETÍCIA CASTRO comentou, em 27/03/2010:

    Meus amigos queridos,

    Depois de dois dias meio maluquinhos, consigo vir aqui agradecer esse carinho tão gostoso de vcs. Me desculpem de coração, a coisa foi feia!!! hehehe Mas, não quero perder mais nenhum segundo…

    Oi, Max!

    Feliz fico eu pela sua passadinha aqui e pelas palavras que vc disse, viu? Te agradeço muito e saiba que o carinho é recíproco!

    Beijos!

    Ei, meu amigo Lisonn querido,

    Eu fiquei tão emocionada quando li o teu comentário que deu nó na garganta, viu?

    Não tenho nem palavras, só expressar o meu mais sincero agradecimento e torcer para que continuemos juntos e companheiros nessa caminhada.

    Beijão do tamanho do mundo para vc!

    Oi, Rê!!!!

    Menina, que saudade de vc! Ai que bom que o Babel faz aniversário, aí a gente se encontra, né? ahuahuahuahua Eu sei, não tenho nem vergonha… ;)

    Um beijinho mega carinhoso para vc e aparece mais vezes, viu?

    Comadre querida, olha sinto-me honradíssima pela deferência de vc ter largado tais companhias por esse cumprimento tão carinhoso aqui no Babel! hehehehe

    Deixa eles de lado mesmo e vamos tomar um “chopps”!

    Adorei, viu amore?

    Beijoconas!

    Vivis,

    É, senti sua falta mesmo, ontem mesmo comentei isso com o compadre. Mas a gente entende, viu? Só não vale sumir muuuuuito, tá bom? Aí, dá muita saudade…

    Beijinho carinhosérrimo para vc, comadre!

    Responder
  24. Viviane Righi comentou, em 27/03/2010:

    Sumo nada, comadre! Tô sempre por aqui dando uma “espiadinha”…

    Tá vendo? Até passei aqui agora para ver como estão as coisas e vi uma respostinha sua…. rsssss

    Bjos pra vc e até breve!

    Responder
  25. TEIA comentou, em 28/03/2010:

    O blog Teia Juntamente com a equipa da Agência WD1 dá os parabéns por esses dois anos de sucesso e que os anos que virão sejam de vitórias e alegrias .
    Tudo de bom.

    Responder
  26. Arnaldo Trindade comentou, em 29/03/2010:

    Antes tarde do que nunca,
    vim aqui pra te avisar que sempre te acompanhei e sempre o farei e também agradecer mais uma vez pelo lindo texto de apresentação que fez para mim, nem eu sabia que tinha tudo aquilo sendo mostrado no blog, queria avisar também que coloquei o blog para funcionar novamente e que aguardo visitas tuas,

    muito obrigado, parabéns e te desejo uma ótima semana também..

    Responder
  27. Catarino comentou, em 30/03/2010:

    Letícia
    Só hoje, no seu aniversário, é que vi a notícia do aniversário de dois anos do Babel.com.
    Desejo todo o sucesso para você e para o Babel.

    Responder
  28. Gizz comentou, em 01/04/2010:

    Cheguei atrasadinha, por aqui…Vim do blog da amiga, da minha amiga…rs…
    Mas já dou os PARABÉNS.Após mais de 20 anos de insonia é uma grata surpresa encontrar na blogsfera lugares como o BABEL, literalmente cheio de conteúdo pra quebrar a monotonia.
    Adorei! E não vai ser difícil guardar a data do aniversário,afinal, minha adorável mamys é de 24 de março :)

    Desejo a você Letícia e ao BABEL.com tudo de bom e mais um pouco!

    Responder
  29. Renatinha! comentou, em 10/04/2010:

    Oi Lê!
    Respondendo a sua pergunta, o ovo de páscoa da Pucca é tamanho 12 de chocolate ao leite e é oco. =P Mas o que mais gosto é do “brinde”, esse ano veio um squeeze, uma garrafinha retrátil super fofa. =) Tem fotinha no post e no meu orkut.
    =*

    Responder
  30. Mente comentou, em 25/04/2010:

    Nossa, parece que foi ontem que vi o Babel.com nascer, nem percebi que fiquei tanto tempo sem blogar e sem aparecer por aqui, ser blogueiro é uma tarefa muito dificil, começa como um hobbie, uma válvula de escape, depois vício, depois uma tortura pelo próximo post e depois um prazer, trabalhoso e prazerozo, agora imagina um blog em 5 línguas, meu Deus Letícia, você é uma SUPER BLOGUEIRAAA!!!! rsrsrs.
    PARABENS, PARABÉNS, PARABÉNS, pelo blog, pela qualidade, pelos posts, pelo respeito que conquistou, pelo carinho com os seus seguidores, enfim LONGA VIDA ao BABEL.com, um blog inteligente, cheio de carisma.
    Bjo gde.

    Responder

Escreva um comentário