Novo acordo ortográfico: últimas notícias e uma resolução

Criado por Letícia Castro em em 06/02/2009

Passado um pouco mais de um mês da implantação do novo acordo ortográfico da língua portuguesa no Brasil, em concordância com o decreto assinado pelo presidente Lula em setembro de 2008 e em vigor desde o dia 1o. de janeiro deste ano, a maioria das pessoas ainda não adotaram as novas regras da escrita no idioma e algumas mal sabem da vigência do decreto. Como obrigatória, a medida passará a ser exercida em plenitude apenas no início de 2013 e todos os meios editoriais devem usar este período de pouco mais de três anos para adaptar-se devidamente. Os meios jornalísticos online de grande acesso já estão escrevendo segundo a nova ortografia, como mostram a manchete da Folha de São Paulo e o trecho do texto publicado no Globo Online, a seguir (atente para a palavra “voos”, que não recebe mais o acento circunflexo a partir de agora):

Folha: Erramos: Blitz da Ordem dos Advogados em Congonhas constata irregularidades em voos

O Globo: “Em tom conciliador, afirmou que a reabertura do aeroporto Santos Dummont para voos além da ponte aérea Rio-São Paulo (…).”

Para os que ainda têm dúvidas, a Academia Brasileira de Letras (ABL) lançará em março um novo dicionário chamado Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa a fim de tentar esclarecer as muitas questões que andam surgindo entre a população. A Publifolha, editora do Grupo Folha, e o Instituto Antônio Houaiss também lançaram o livro Escrevendo pela nova ortografia, que esclarece temas como o uso do hífen, da trema e das novas regras básicas de acentuação.

São duas amostras de novas publicações que tratarão do assunto e encherão as prateleiras das livrarias do país ao longo do ano. A resolução é que, o BABEL.com, diferentemente do que havia afirmado recentemente, como blog jornalístico, aproveita a ocasião para informar aos seus leitores que este é o último texto deste espaço escrito “à moda antiga”. Sim, capitulamos. E pedimos clemência aos leitores, a partir do próximo post em português, com a nova ortografia já adaptada, pois o Babel estará, mais uma vez, nos bancos da escola. Desfrutem da despedida. ; )

E lançamos mais uma enquete: “Você já adotou o uso das novas regras ortográficas?” Dê o seu voto na barra lateral. Participe!

Leia também:
Acordo ortográfico: saiba tudo sobre as novas regras da escrita em português
Acordo ortográfico: resultado da enquete do Babel

Aqui se fala português
Comentários (27)
  1. Kleber Anderson comentou, em 07/02/2009:

    No meu caso, vou esperar ainda por alguma atualização para o Microsoft Word. Por motivo de segurança. Afinal, não tenho tanta segurança ainda com todas as regras. Se for para escrever com as novas regras e algumas escapadas com a antiga, vai ficar feio. Então, vou adiar mesmo.

    Responder
  2. Viviane Righi comentou, em 07/02/2009:

    Lelezinha!!!

    Sou meio obsessiva com essa coisa de tentar escrever corretamente e fiquei preocupada quando surgiu essa questão das novas regras de ortografia. Eu decidi não aplicá-las de imediato. Vou “deixar fluir” por mais algum tempo até perceber que a maioria estará aplicando, pois ainda não estou à vontade com os “voos” sem acento…

    Quero esperar um pouquinho pra ver.

    Beijos! Adoro quando você escreve sobre essas novas regras. Continue nos enviando notícias!

    Responder
  3. Guilherme Freitas comentou, em 07/02/2009:

    Olá Letícia, esse acordo ortográfico ainda vai dar muito o que falar. No meu blog, orientei todos os colunistas a já escreverem com as novas regras, enviando um manual com as mudanças básicas.

    O Pasquale deu uma entrevista na Folha há semanas atrás, dizendo que ainda é cedo pra comprar dicionários, porque algumas mudanças podem ficar de fora da edição. Ele falou para esperar a nova publicação da ABL.

    Aproveitei e já votei na enquete. Beijos.

    Responder
  4. blogdocatarino.com comentou, em 07/02/2009:

    Eu comprei um novo dicionário Aurélio, ainda não recebi, para tentar escrever nas novas regras. A maior confusão é com o uso do hífen.

    Responder
  5. Al.way comentou, em 07/02/2009:

    Vou continuar escrevendo como sempre escrevi e não vou nem dar bola para essa “mudança idiota”.
    Se pelo menos fosse uma mudança para realmente simplificar a língua eu aceitaria, mas essa bobeira não.

    Responder
  6. Rodrigo Piva comentou, em 07/02/2009:

    Eu adotei parcialmente. Sempre sou pego de surpresas com algumas palavrinhas que insisto em escrever com acento! hehe

    Mas o que não tem remédio, remediado está, allora, terei de me adaptar o quanto antes.

    Beijão

    Responder
  7. Al.way comentou, em 07/02/2009:

    Veja no meu blog:
    alway10.blogspot.com
    o que Monteiro Lobato escreveu sobre reforma ortográfica em 1920 e depois me diga o que você achou.

    Responder
  8. Cilla Adriana comentou, em 07/02/2009:

    Este acordo já está me tirando do sério. Sem brincadeira, as aulas para o vestibular começaram dia 2 em meu colégio, e já começamos estudando as novas regras do acordo. Que azar o meu, logo no último ano, quase me livro disso! hahaha
    Agora temos que ir desde o início pra entendermos o final e, principalmente, o meio. rs
    E você adotará à nova regra? Bom, então nós leitores já teremos uma amostra e um desfrute do novo acordo sendo praticado por aqui. Adorei isso. Bjão

    Responder
  9. Airton comentou, em 07/02/2009:

    essa porra eh foda e portugal num quer aceitar heheheh

    passa la nu meu blog cara tem coisa de cine e publicidadee

    abraçoo

    http://publicandobr.blogspot.com

    Responder
  10. João Vitor comentou, em 07/02/2009:

    eu ainda não começei a usar a nova ortografia, não sei o motivo, sempre fui bom na area de exatas, linguagens ficava pra trás.
    otimo blog

    http://joaovitors.blogspot.com/

    Responder
  11. todoyda comentou, em 07/02/2009:

    Acredito que para pessoas com a minha idade seja mais complicado se adequar as novas regras. Passei 38 anos da minha vida escrevendo desta forma e tentando não errar e agora muda tudo, não que eu ache ruim, acho ótimo, ficará mais fácil para quem está começando a aprender agora, mas para os macacos velhos, sei não.
    Abraços
    Cristiane

    Responder
  12. Móó legal comentou, em 07/02/2009:

    olá! tudo bom?
    bom, meu nome é Arthur e geralmente não respondo às críticas feitas no meu blog porque acredito que cada um tem o direito de descordar…
    mas se você tivesse lido o post com mais atenção perceberia que tudo não passa de sarcasmo… critico todas as pessoas que fazem isso, estudo letras e pretendo trabalhar como professor, sendo assim sou, assim como você uma pessoa que se preocupa com a educação.
    mas o quer queria comentar nem era isso. você disse que viu essa lista em outro blog. essa lista eu mesmo fiz e gostaria de saber se vc pode me dizer que blog era esse, já que está copiando os meus textos…
    no mais é isso.
    depois passo aqui e comento de verdade no seu blog. estou por dentro do novo acordo ortográfiico! =)
    abraço!


    http://www.moolegal.wordpress.com
    “ter senso de humor não é rir ou não de uma piada, e sim saber que alguma coisa é uma piada mesmo quando você não a achou engraçada”

    Responder
  13. LETÍCIA CASTRO comentou, em 07/02/2009:

    Oi, Móo legal! Venha comentar sim, tb estou por dentro do acordo ortográfico, como profissional de imprensa, e adoraria trocar idéias sobre esse novo fenômeno.

    Agora, falemos sobre falta de atenção. Vc percebeu o título do post abaixo? Pois é, ele é um indicador de que sim, eu li o seu post inteirinho. O que não me desabilita a ter a minha própria opinião sobre o tema. Apesar do que vc disse, não considero engraçado, nem com humor, fazer apologia à falta de estudo ou preguiça de estudar. E é o que o seu post fez, de maneira bem jocosa, e, como disse antes, já tinha lido a mesma coisa em um post de outro blog, no dia anterior.
    Ficou muito bonitinha a sua citação sobre “ter senso de humor” no rodapé. No entanto, o problema crônico da falta de instrução e escolaridade no Brasil já teve piadas e bom humor suficientes, não há mais espaço pra isso. É preciso levar o assunto com seriedade.

    Que bom que vc estuda Letras! Então repense o seu papel como futuro profissional. Tenho certeza que vc não vai achar graça quando um dos seus alunos vier com uma dessas desculpinhas, me desculpe, sem graça, pra justificar malandragem. Como será que vc vai se portar diante da situação? Fui professora de idiomas por 21 anos (sim, comecei cedo, com 14) e já e tive duas franquias de uma escola bem tradicional do Brasil. A maior rede, aliás. Tenho uma janela gigante naquilo que vc está prestes a começar. Portanto, não pense que vc está se dirigindo a uma pessoa desavisada, como a maioria dos leitores desatentos do post abaixo desse, que não tem a mínima noção do que diz.

    É uma questão de responsabilidade, entendeu?

    Ah e, eu não vou me desculpar por ter um senso de humor um pouco mais exigente.

    De qualquer maneira, obrigada pelo comentário.

    Abraço,

    Letícia.

    Responder
  14. THIAGO BORGES comentou, em 07/02/2009:

    Acho que o mais difícil dessa mudança é o uso do hífen. Entrou onde não tinha, saiu de onde havia… Mas já tento escrever de acordo com a nova maneira.

    Responder
  15. Móó legal comentou, em 07/02/2009:

    Letícia!
    não fica com raiva! juro que a minha intnsão não é a de fazer apologia à falta de estudo. o meu objetivo é justamente o contrário! só que ambos sabemos, já que você já trabalhou como professora, que sermão para adolescente, principalmente em blog, não vai adiantar nada. pouquíssimos jovens usam a internet para se concientizar do que é importante. eu tentei no meu blog criticar de forma diferente, usando o humor!
    e tive uma resposta muito boa…já que cinco pessoas que comentaram perceberam o sarcasmo. pode parecer pouco, mas acredito que se tivesse escrito a mesma coisa que nos é dita a vida inteira e não adianta nada para a maioria, surtiria menos efeito ainda. vou aceitar o conselho, dá próxima vez tentarei mostrar de forma mais explícita o meu posicionamento.
    os seus textos são muito bons! ganhou um leitor! (mesmo que tenha sentido raiva dele por um tempo =p)
    espero que você contnue com esse posicionamento, precisamos tanto de pessoas sérias para tratar da educação como das mais brincalhonas – acredito que assim atingiremos toda a diversidade de pessoas.

    Abraços e desculpa se fui mau interpretado, mas mantenho o meu posicionamento!
    Arthur

    pode só me dizer se o blog que você viu esse top five citou a fonte? odeio pessoas desonestas que roubam meus textos!
    já até pensei em fechar o blog por causa disso.

    Responder
  16. Milouska comentou, em 08/02/2009:

    Olá, Letícia!

    Hábitos são hábitos e não é de um momento para o outro que se perdem.
    O desconhecimento do acordo também dificulta a actualização, mas com o tempo tudo volta a entrar na normalidade.
    Um bjo,

    Milouska

    PS – Tem um presentinho para si lá meu cantinho. Sinta-se à vontade para não o receber.

    Responder
  17. F. Grijó comentou, em 08/02/2009:

    Bem, Letícia, eu mesmo afirmei em meu blog que vou esperar até 2012 para ser “obrigado” a seguir as novas regras.
    Acho realmente que uma reforma “gramatical” – e não somente ortográfica – seria de maior valia. Há problemas sérios na sintaxe (principalmente de colocação) que mereceriam mais atenção.
    Acho essa reforma muito mais política do que lingüística (com trema).
    Abraços.

    Responder
  18. Wander Veroni comentou, em 08/02/2009:

    Oi, Lê!

    Apesar de trabalhar na imprensa escrita, volta e meia me vejo lendo o novo acordo ortográfico e tentar me adaptar. Tem algumas palavras que eu já consigo sentir a mudanças, já outras eu confesso que recorro aos livros novamente.

    A mudança vai ser difícil, mas não impossível. Votei na enquete e acredito que daqui a pouco todo mundo já vai pegar pelo menos algumas coisas básicas do novo acordo.

    Mudando de assunto, sou fã de comentários. Em todo blog que visito leio os comentários dos leitores até para entender o que se passa. Não pude deixar de ficar calado com um comentário acima sobre o lance da educação. Já visitei alguns blogs de humor com coisas bem pesadas como racismo, preconceito religioso, cultural, político, etc.

    Mas o que faz a blogosfera diversa são o que os autores pensam. Os blogueiros esquecem que escreve para o público, e não só para si. Talvez esse egoísmo intelectual que faça crescer a manifestação de vários preconceitos disfarçados de humor. Adorei a sua resposta e fico feliz do outro autor ter tomado consciência do que fez.

    Beijos,

    =]
    ———————–
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    Responder
  19. Luiz Antonio André comentou, em 09/02/2009:

    Sim e não, Letícia. Estou aos poucos me adaptando.
    abraços

    Responder
  20. Francisco Castro comentou, em 09/02/2009:

    Olá, Letícia! Eu, praticamente, estou utilizando as regras anteriores. Eu acho que temos ainda muito tempo até o uso na nova regra ser obrigatório em 2012.Até lá devemos ter aprendido direitinho.

    Abraços

    Francisco Castro

    Responder
  21. Junior Silva comentou, em 10/02/2009:

    Olá, Leticia

    Já estou tentando por em prática. É uma questão de costume…

    Beijão.

    Responder
  22. Marçal comentou, em 10/02/2009:

    Vamos sim, continuar usando regras anteriores para postar, enviar e-mails, fazer conctários…
    Alguém saiu ganhando nisto tudo e não foi o povo.

    Responder
  23. saga dos martins comentou, em 11/02/2009:

    Que feliz coincidência essa. Minha filha perguntou p/ mim na segunda assim: Mãe, esse filme é bom?” Ela se referia ao filme Plano de Voo que a Globo iria passar na Tela Quente. Olhei distraidamente ( aqui confesso que estava tentando fazer o Sudoku) e respondi que sim, que ela podia assistir. Mas algo que ela falou me fez largar o Sudoku e prestar mais atenção. Ela disse: ” Olha só mãe, a Globo fez direitinho, não colocou acento em voo”. Letícia , não sabe a alegria que me deu, explico, existe coisa melhor nesse mundo qd vc ver que um ensinamento seu ( em quaisquer coisinhas que seja)surtiu efeito? pois é, parece bobagem, mas tento passar p/ ela as novas regras aos poucos,daí minha alegria.
    Não sou a favor do novo acordo, mas já que existe , o jeito é aprender e colocar em prática. Tenho pena dos vários livrinhos que com muito custo, comprei p/ Larissa, não vou jogar fora, mas saiu do lema ( no que se refere aos livrinhos que tenho) Melhor maneira de escrever certo é lendo.Arrumei um jeito de aproveitar todos aqui , sem exceção.Pego um texto e mando Larissa escrever todas as palavras que estiverem erradas em relação as regras do novo acordo.
    Bom post como sempre!
    beijinhos!!
    http://www.sagadosmartins2.blogspot.com

    Responder
  24. dikasnanet comentou, em 12/02/2009:

    Nossa to toda embolada com esse tal acordo ai…ate me acostumar vou sofrer muito heim

    Responder
  25. Turista de Plantão comentou, em 13/02/2009:

    Lelê, ói eu aqui traveis! Pois é… Essa história de hífen já era encrencada antes, mas agora ficou pior. Não saber como era antes pra entender como está agora não funciona. Melhor aprender como se fosse palavra nunca dantes vista – nénão??? Hífen funcionava como uma ponte entre palavras; agora algumas se juntaram e mandaram o hifen às favas. Prefiro a radicalização do trema – não tem mais e pronto! Beijok, Nanda

    Responder
  26. Michell Niero comentou, em 13/02/2009:

    A culpa é de São Tomé e Principe. E o que é São Tomé e Principe no “mundo” lusófono? Nada, e nada mesmo pois se tiver um bairro falando português lá é muito. Cabo Verde também assinou e menos de 10% da população fala português. Portugal assinou e Brasil também, ai tudo bem.

    To seguindo a o acordo mas não obrigado a ninguém no Patifúndio a seguir. Angola e Moçambique ainda não ratificaram e Portugal resiste enquanto pode.

    Certamente, há bons argumentos para resistir.

    Um beijo

    Responder
  27. Leo Pinheiro comentou, em 13/02/2009:

    Eu tenho uma opinião tão particular e radical (talvez) em relação a matéria que daria para fazer 10 posts.

    Mas em resumo é a crença de que é um erro rebaixar o idioma ao invés de melhorar o nível cultural dos índivíduos dos 7 países em questão.

    Responder

Escreva um comentário