Easy Rockers e Dudé: rock and roll de primeira no clique do talento

Criado por Letícia Castro em em 28/02/2009
Easy Rockers – trupe completa

It’s only rock and roll but he likes it. Assim é o Dudé – apelido carinhoso de Eduardo Martins – o vocal por trás da Easy Rockers. A banda, que toca junto desde o ano passado, além de Dudé, é formada por Gilda (vocal), Edu J. (baixo), Zé Luis (guitarra), J.P (teclado), Edu G. (bateria) e encanta a noite de São Paulo com o mais puro hard rock anos 70. Tocando atualmente no The Wall, tradicional bar roqueiro da capital paulista, a ER é apoiada pela famosa KISS FM de São Paulo, além de uma legião fiel de fãs, e já participou de dois KISS Club (com bandas covers que tocam clássicos do gênero). Não é para menos, os caras são profissas, o som é de primeira, desses de big stage, tipo monsters do rock, e os vocais… bom, os vocais são uma história à parte.


No The Wall


Além da linda voz de Gilda, como vocês já devem ter percebido, existe um história de ouro por trás da voz de Dudé. Antes de mais nada, há que se dizer que o cara manda bem. Muito bem. É fechar os olhos e se transportar literalmente para esses mega shows, cheios de parafernália e pirotecnia. Ao abri-los, no entanto, qualquer pessoa se surpreende. Sim, o Dudé nasceu com uma deficiência física bem aparente. A diferença entre mim, ele e você? Nenhuma. Ou melhor, na verdade, ele é bem mais raçudo que a grande maioria das pessoas que conheço.


O Babel foi conferir um show da Easy Rockers no The Wall, na noite do dia 19, e fez uma entrevista especial com o vocalista. Por intermédio da fotógrafa Kica de Castro (tema do post de sábado que vem, não percam!), ficamos lá, umas duas horas, Kica, Dudé, Gilda e eu, batendo um papo maravilhoso sobre a vida. Sobre a vida? Sim, porque durante o dia, eu, você, a Kica e qualquer outra pessoa, enfrentamos uma série de aporrinhações que nos fazem sentir limitados diante da realidade do país. Se é pra falar de deficiência, eu prefiro abordar a social e as sérias injustiças de que é feito o duro cotidiano no Brasil. No entanto, aqui também habita um povo que não desiste nunca, como diz o proprio Dudé. Portanto, vamos à entrevista.

BABEL.com: Quem é o Dudé e quando você percebeu que iria viver só de música?
Dudé: É difícil me definir, mas eu diria que sou um cara batalhador, que corre atrás e não desiste nunca. Mesmo com 99% da humanidade contra, eu não ouço ninguém quanto aos rumos que tenho que tomar na vida.

A música sempre esteve presente. Quando era criança, meus pais permitiam que e a gente ligasse o aparelho de som só aos fins de semana, pois a semana era para os estudos. Aí, a gente acordava ao som de Sá & Guarabira, Milton Nascimento, que era o repertório das minhas três irmãs e eu já ouvia Led Zeppelin e os clássicos do rock. Em 85, no Rock’n'Rio, fiquei espantado com o Freddie Mercury fazendo aquela platéia enorme cantar Love of my life com ele, a capella, foi quando pensei: é isso o que eu quero fazer na vida. Um amigo meu estava montando uma banda e me chamou para tocar bateria…

B.com: E como você fazia?
D.: A gente amarrava as baquetas com silver tape em volta dos meus braços, ajustava a posição e eu tocava. Isso, com uns 16 anos. Com o tempo, meus braços começaram a ficar como de mulher, lisinhos (risos), aí eu me cansei e decidi assumir o vocal. A grande guinada foi quando eu entrei para a banda Cães Maltratados, aos 17. Começamos a tocar de noite, em barzinhos, de uma forma profissional. Segui a carreira até que, no ano passado, um amigo meu do Rio veio pra cá, tocamos juntos, por brincadeira, e assim nasceu a ER. Agora, temos o apoio da KISS FM, tocamos aqui no The Wall e tem muita coisa para acontecer esse ano. (isso é suspense…)

B.com: Você acha, de alguma maneira, que o que faz tem a ver com superação?
D.: Olha, eu acho que é rotina normal. Não fico nessa de pensar que estou me superando, nem gosto muito da palavra. Se o que eu estou fazendo serve pra passar uma mensagem legal para as pessoas, que bom. Mas não é nada intencional. Eu simplesmente ponho uma coisa na cabeça e corro atrás.

B.com: Não tem obstáculos, não é?
D.: Não.

B.com: Como você conheceu a Kica e o que significa fazer esse tipo de trabalho?
D.: A gente se conheceu no centro de reabilitação para deficientes físicos. Eu estava preenchendo uma ficha e a garota que trabalhava lá insistia pra escrever no meu lugar, enquanto eu tentava explicar que eu podia escrever e pedia a caneta. Acabou que a funcionária foi se queixar do meu comportamento e a Kica me defendeu, contando o que realmente tinha acontecido. Mas, não foi aí que ficamos amigos. Um tempo depois, ela estava procurando modelos para a agência e, através de amigos em comum, me procurou e hoje faço parte do seu casting. Pra mim, é ótimo, ser modelo com 36 anos, é o máximo! De quebra, ela fotografa tudo o que rola com a banda e eu ajudo na agência. Ela é a minha madrinha.

Conforme fazíamos a entrevista, o pessoal da banda ia chegando, montando os instrumentos e começava a ensaiar. Nesse mesmo dia, tinham ficado prontas umas camisetas para o grupo e para os fãs, com o desenho de uma caveira no peito e outra personalizada na barra, de acordo com o membro da ER. A Kica também ganhou a sua, customizada.

Sobre o lado profissional, Dudé insiste que, se uma pessoa deficiente quer reamente ser incluída na sociedade, tem que arcar com o ônus da situação. “Não adianta se fazer de vítima e se acomodar. Tem que seguir horários, ser profissional e cumprir com todos os deveres do trabalho. Isso é inclusão social de verdade, e não ficar atrás de programas assistencialistas e comodismo. Tem muitos modelos com quem a Kica marca que não aparecem na hora combinada e depois dizem: ah, semana que vem, eu faço. Não pode ser assim. A pessoa está tendo uma oportunidade e não aproveita”, declara.

Além de roqueiro e modelo, Dudé é professor de canto há mais de dez anos, ministrando aulas de vários estilos em sua casa, no bairro da Moóca. Gilda, que também canta na ER é uma de suas alunas e recomenda o professor: ele é ótimo! Quem quiser saber mais da incrível história desse artista, pode procurá-lo no Orkut, MySpace e os vídeos da banda estão espalhados pelo YouTube. Basta acessar os canais ou ir prestigiar a performance ao vivo no The Wall, em São Paulo (informe-se antes). O rock é de primeira, a galera, incomparável. E uma coisa é certa, você sairá bem diferente de como entrou.

Fotos: Kica de Castro

Leia também:
“You wanted the best, you got the best!”

Aqui se fala português
Comentários (32)
  1. Wander Veroni comentou, em 28/02/2009:

    Oi, Lê!

    Que encontro, viu! Agora fiquei com inveja…hehehehe. Bem que vc tinha me falado que o encontro tinha sido tudo de bom ponto com ponto BR….hehehehe.

    Adorei tudo, tudo mesmo…e ainda te vi ruiva…hehehehe….rs. Gostei em dobro! Brincadeiras à parte, as fotos ficaram ótimas e a entrevista com o Dudé ficou MARAVILHOSA, comadre.

    Isso é uma aula de força de vontade e de acreditar em você mesmo, né! O cara toca bateria sem ter os braços (completos)….isso que é força de vontade, viu! Tô aqui de boca aberta.

    O mais bonito da nossa profissão é isso: da gente poder conhecer pessoas que acrescentam coisas boas na nossa vida. Mais do que bons personagens, são pessoas que fazem a diferença no mundo.

    Beijos

    Responder
  2. Serena comentou, em 28/02/2009:

    Letícia, tb fiquei impressionada com a entrevista, ficou jornalistico sem ser pesado e super super interessante, pois eu não conhecia essa trupê, garota vc esta se superando, vibrações positivas pra vc sempre.bjs

    http://messnatural.blogspot.com/

    Responder
  3. Renan Barreto comentou, em 28/02/2009:

    Maravilhosa a entrevista, Letícia. mandou muito bem, foi o tipo de entrevista que é sucesso puro, ou seja, aquela que parece uma conversa informal. Tem jornalísta que acha que só o lead salva, ai esse lead. rsrs Bem, o entrevistado também soube se expressar muito bem e me deu até vontade de correr atrás de pelo menos cinco milhões de sonhos que tenho. Força de votade é algo que não falta nele e que você conseguiu captar logo.

    Parabéns pela escolha e que venham mais entrevistas assim!

    Valeu!

    Responder
  4. Star Dazzle comentou, em 01/03/2009:

    Gostei da entrevista, ele é mesmo um exemplo !
    Parabéns pelo blog, adoreei, bj :*

    Responder
  5. Inforblog comentou, em 01/03/2009:

    Belo blog. gostei dos posts tb.
    Um abraço!

    Responder
  6. Inforblog comentou, em 01/03/2009:

    BELO BLOG. POSSO RESSALTAR VÁRIOS PONTOS. MAS NO GERAL ESTÁ MUITO BOM.
    UM ABRAÇO!

    Responder
  7. luiz comentou, em 01/03/2009:

    eh isso ae rock na veia
    xDDD

    muito bom seu blog

    se puder
    http://sonabrisa.nomemix.com/
    comente as postagen mais antigas tabem,
    e entre na comunidade dele
    http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=23965519
    atualização diaria.

    Responder
  8. amandaedalete comentou, em 01/03/2009:

    Nossa eles são bons mesmo, gostei muito do vídeo.
    Poste muito bom esse seu. :D

    Responder
  9. Floor de Liz comentou, em 01/03/2009:

    ahhh q massa!
    xD
    por coincidencia meu post recent fala sobre banda de rock

    da uma passada

    http://cogumeloerosa.blogspot.com/
    bjos

    Responder
  10. Avassaladoras Rio comentou, em 01/03/2009:

    Querida amiga avassaladora…
    Muito legal o trabalho de divulgação dos novos talentos…Tem muita gente talentosa fora dos grandes circuitos discograficos… Parabens pelo trabalho… sucesso para voce e para a banda!

    Responder
  11. Dudé comentou, em 01/03/2009:

    OLÁ
    Passei por aqui pra agradecer à essa pessoa super talentosa e iluminada que veio a abrilhantar nossa apresentação no dia 19 de fevereiro de 2009.
    Não tenho palavras pra agradecer tanto carinho. Isso sem falar no profissionalismo dessa grande jornalista.
    Um super beijo, Lê.

    DUDÉ

    Responder
  12. Celtic Girl comentou, em 01/03/2009:

    O que me irrita são aqueles idiotas dos Estados Unidos que acham que o mundo está aos pés deles! Eu me irrito com aquele país, eu até disse pra minha mãe rs: Eu vou tirar os Jonas Brothers e a família deles de lá e explodir os EUA ¬¬
    Mas é melhor eu parar porque senão… rsrs

    Maneira a entrevista, curti pacas, pena que não é um estilo que eu goste “/

    beeeeijos

    Responder
  13. Homenzinho de Barba Mal feita comentou, em 01/03/2009:

    Eu sabia que já tinha visto ele mas não me lembrava. Quando li a entrevista lembrei que vi ele na TV, posando para algumas fotos, depois mostrou ele tocando com a banda.
    Muito bom o som deles, qualquer dia irei ao The Wall, para ouvi-lo.

    Parabéns pelo post, ficou muito lega a entrevista que foi feita.

    Responder
  14. Jude comentou, em 02/03/2009:
  15. Arnaldo Reis Trindade comentou, em 02/03/2009:

    Passando pra deixar um beijo e dizer que estou muito corrido esta semana, por isso não vim aqui, prometo que lerei os posts quando tiver tempo, consegui ler alguns seus e de outos amigos hoje, mas meu corpo já não aguenta mais e precisodescansar, espero que entenda.

    beijo amiga.

    Responder
  16. lugirão comentou, em 02/03/2009:

    Muito boa a entrevista, parabéns.

    Tem selo para você no Voz Ativa.

    Boa semana, beijos.

    Responder
  17. Sérgio BIG Andrade comentou, em 02/03/2009:

    O Dudé é um exemplo de vida e adora a cor azul.
    Isso faz dele, um ser iluminado. Vou aguardar a réplica Dudé…rs

    Responder
  18. Dudé comentou, em 02/03/2009:

    A minha cor favorita é a da camiseta que eu estiver na hora. E esse lance de ser iluminado é complicado, pois não sou sócio da Light (rindo muito).
    A parte mais engraçada é que pras pessoas entenderem a razão da piada, a Letícia terá que fazer uma matéria à parte.
    Valeu pela força, brother. Você é meu irmão mais velho, Deus te abençoe sempre.

    DUDÉ

    Responder
  19. LETÍCIA CASTRO comentou, em 02/03/2009:

    Ahhh eu vou querer saber que história é essa pq tudo é motivo de pauta! rs
    Beijos a todos vcs!

    Responder
  20. saga dos martins comentou, em 03/03/2009:

    Estou emocionada com a entrevista, que lição de vida , que coisa impressionante o ser humano. Toda a entrevista é maravilhosa, gostosa de ler e como sempre as perguntas e respostas nos passam a impressão de que foram feitas durante um papo mesmo, nada combinado e nem editado. Apenas numa linguagem fluida. Parabéns Letícia por nos presentear com essa entrevista. Parabéns tb ao Dudé que durante toda a entrevista nos passa a sua determinação e coragem.
    Isso realmente é se incluir na sociedade!
    Beijinhos, Lê!

    Responder
  21. Silvia comentou, em 03/03/2009:

    Oi minha filha,

    Por que será que tem momentos que ainda nos queixamos da vida?
    Esse rapaz é um ser iluminado, exemplo do que é SUPERAÇÃO. Me emocionei com a entrevista, mais uma vez, parabéns querida. EU AMO VOCÊ.

    beijosssss

    tu mamita.

    Responder
  22. antoniopimenta comentou, em 03/03/2009:

    Parabéns pela entrevista!!

    Muito sucesso pra você

    Abraços

    Responder
  23. RJ comentou, em 03/03/2009:

    Olá Letícia, concordo com a maioria dos visitantes. Bela entrevista mesmo.. e apesar de não conhecer a banda e o trabalho deles até deu vontade de escutar e conhecer melhor agora, heheh!

    abraços e até o proximo post!

    Responder
  24. Fábio Flora comentou, em 03/03/2009:

    O Dudé é um show à parte! Todos os aplausos para ele! Abraços e sucesso com o blog!

    Responder
  25. Fábio Flora comentou, em 03/03/2009:

    Easy Rockers lembra Easy Riders, acho que não é por acaso. O Dudé é o homem! Abraços e sucesso com o blog!

    Responder
  26. Inez comentou, em 03/03/2009:

    Adorei a banda, eles são muito bons mesmo e a entrevista está excelente.

    Responder
  27. L.S. Reis comentou, em 03/03/2009:

    Ótimo som, ótima entrevista e ótimo blog \o/ Parabéns pelo trabalho, e saudações capixabas! =)

    Responder
  28. Rogério Dalbem comentou, em 12/03/2009:

    Nossa, Lê

    demais essa história! Nossa, minha cabeça ficou aqui viajando… dá até pra fazer um livro reportagem com essa história e bem ao estilo gonzo.

    O Dudé deixou claro uma coisa importante: o “tratamento especial” que uma pessoa deficiente precisa é é deixá-la viver como se a sua deficiência não existisse.

    Sem falar que o som da banda é do caralho… hehehehe

    bjo, Lê!

    Responder
  29. Valdir Timóteo comentou, em 13/03/2009:

    Este comentário foi removido pelo autor.

    Responder
  30. Viviane Righi comentou, em 23/03/2009:

    Que coisa boa de se ler.

    Uma história de superação (apesar do Dudé não gostar de usar esta palavra, rs…)muito bonita e feliz, sem dramas para encarar a vida.

    A receita disso tudo deve ser a simplicidade presente no fato de acordar a cada manhã contemplando apenas o bom, o belo, o proveitoso. Queixumes não nos fazem bem e o Dudé deve saber muito bem disso! Ponto pra ele!!!

    Responder
  31. °°°°°°° FERNANDA °°°°°°° comentou, em 17/12/2009:

    Ola, tchudo bem ? lembro que vc ja esteve na kiss fm mais eu não conhecia muito vc não. Legal é que vc tem as suas ,deficiecias mais vc é forte e nunca deixou a peteca cair isso é muito bom pois vc tem garra e coragem e é muito forte, vi uma materia de vc na tv. Achei muito legal e que vc siga sempre em frente e cada vez mais muito mais coisas boas na sua vida . Um Abraço.

    Responder
  32. ANCK comentou, em 23/06/2010:

    I <3 Dudé!!!

    Responder

Escreva um comentário