Acordo ortográfico: resultado da enquete do Babel

Criado por Letícia Castro em em 15/01/2009


A enquete “
Você é contra ou a favor da nova mudança ortográfica da língua portuguesa?“, realizada pelo Babel, nos últimos dias, terminou na manhã de hoje com 70% dos 55 votos contrários às novas regras. O blog recebe visitas do Brasil, de Portugal – em segundo lugar no ranking de entradas – e demais países de língua portuguesa, como Angola, e o resultado da pesquisa não deixa dúvidas: por enquanto, os luso-parlantes contestam a decisão.

O Babel ainda não aderiu oficialmente à nova ortografia devido às controvérsias em torno do acordo, ao qual nem todos os países membros da CLPL (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) anuiram até o momento e espera o desenrolar dos fatos para adotar um procedimento. Por enquanto, a idéia, bem acentuada por aqui, é aguardar uma melhor definição da situação, já que grandes veículos de comunicação estão fazendo uma adaptação gradual , como mostram os dois textos a seguir, publicados em 13 e 15 de janeiro, respectivamente, no site da Folha de São Paulo:

Japão promete ajuda a imigrantes brasileiros afetados pela crise (dê ctrl+F e digite “idéia” dentro do campo)

Na reta final da campanha, candidatos da Câmara prometem recuperar autonomia da Casa (faça o mesmo com o termo “ideia” dessa vez)

Assim que a mudança estiver consolidada e os rumos do acordo mais definidos entre os países do idioma, o Babel também adotará imeditamente a nova escrita. Até lá, ainda desfrutaremos da agradável companhia de alguns acentos.

Aqui se fala português
Comentários (18)
  1. Rodrigo Piva comentou, em 15/01/2009:

    Eu vou apanhar bastante com as novas regras. Baixei um corretor ortográfico para o Firefox e perdi a conta de quantas “idÉias com acento” ele já apontou. É complicado reaprender a escrever. hehe

    Beijão

    Responder
  2. Viviane Righi comentou, em 15/01/2009:

    Concordo com você, Lelê…
    Não dá pra sair escrevendo as idéias sem acento por aí, muito menos os “contrassensos”, sem o hífem e agora com ss!!!

    No fundo, bem lá no fundinho, fico pensando se essa idéia poderia ser “desaprovada”, rs….

    Vou deixar a moda pegar primeiro…

    Abraços!

    Responder
  3. Wander Veroni comentou, em 16/01/2009:

    Oi, Lê!

    Eu faço coro para o voto majoritário da sua enquete, viu. O que mais me desaponta no acordo ortográfico é a questão dos acentos. O nosso idioma, por uma questão de fonética, precisa ter algumas sílabas acentuadas na fala – que são transcritas para a escrita. Isso ainda vai dar muita confusão, viu. No Café e na revista que trabalho ainda não adotei pq creio que ainda vai haver mais mudanças. Tenho fé que para melhor!

    Beijos :D

    Responder
  4. Fernando Leroy comentou, em 16/01/2009:

    Olá Letícia!
    Ouvi dizer que o acordo ortográfico também atende a interesses do mercado editorial. Sabe algo a respeito?

    Responder
  5. BirdBardo Blogger comentou, em 16/01/2009:

    Eu depois de toda minha vida cultuando meu belo idioma Abrasileirado, vou tornar-me analfabeto para integrar aos países que em nada me influenciam…

    Responder
  6. Guilherme Freitas comentou, em 16/01/2009:

    Votei a favor. Acho que o Acordo vai nos trazer resultados no futuro.

    Responder
  7. Jeferson comentou, em 16/01/2009:

    Qualquer coisa que se faça na lingua portuguesa visando deixá-la mais prática tem todo o meu apoio. Se os objetivos desta reforma tivessem o lema “na dúvida simplifique” seria fantástico por que talvez não tivéssemos mais acento algum, o cedilha seria substituido pelo duplo s ou vice-versa, o s com som de z seria abolido, ou usa s ou usa z, enfim, coisas do gênero. O que foi feito nesta reforma, do pouco que vi, andou na contramão do simplificado aliás, como sempre está o nosso país. Aqui tudo se complica.

    Responder
  8. Miguel Angelo comentou, em 16/01/2009:

    Sabe, não sei se é tão fato que “idéia” já não se escreve mais com o acento… muito contrário dos tremas, que realmente não se usam mais! Idéia sem acento pra mim é ridiculo (quem sabe ridículo agora também não perde o acento).

    Responder
  9. Andre comentou, em 16/01/2009:

    cara deve ter muita gente sem o que fazer pra resolver mudar regras gramaticais… e quem que tem autoridade pra dizer que todos os brasileiros a partir de agora escrevem errado? muito doido.

    Responder
  10. Marcelo comentou, em 17/01/2009:

    Bom.. é legal poder falar como especialista de uma assunto, então vamos lá.

    O acordo afeta um percentual quase irrisório de grafias no português escrito no Brasil. Afeta muita mais os outros países. Outra coisa, são dois anos de adaptação… pode usar os acentos à vontade até se acostumar.
    Na verdade, são dois anos, mas entre os usuários da língua estes processos só se consolidam muito tempo depois. Dessa forma, sempre haverá uma margem de tolerância por parte de quem avalia o texto.
    Enfim, acho que o pessoa daqui e de além-mar está fazendo uma tempestade em copo d´água.
    Mas enfim..
    Abraços

    Marcelo

    Responder
  11. Daniel Leite comentou, em 17/01/2009:

    Olá, Letícia!

    Fiquei um tanto feliz com o resultado da enquete. É uma das poucas vezes em que a opinião da maioria acompanha a minha idéia, rs.

    De toda maneira, adotarei postura semelhante à sua no que concerne ao uso da língua. Assim que todos estiverem mobilizados em torno das mudanças, tentarei seguir as novas recomendações com afinco. Até lá, dá-lhe trema!

    Grande beijo!

    Responder
  12. Glutone Insanu comentou, em 17/01/2009:

    Discordo com todo o meu âmago e vísceras.

    Afinal, as proparoxítonas continuam sendo TODAS acentuadas, não!? Ou exceto as terminadas em “u” ou “i” tônico-transverso?

    Por Deus!
    Você é uma amorzinha (é pra acabar com a regra antiga, a nova, tudo!), sabia!? Pois, saiba!

    Responder
  13. Paulo comentou, em 18/01/2009:

    Conversa meio archaica, esta do Acordo Ortographico, não?! Viva ele, porque é um acordo, e porque não gosto de coisas imutáveis.

    Responder
  14. Gerlaine comentou, em 18/01/2009:

    Nessa mudança o que mais está me incomodando é a retirada do hifem. Com certeza vai demorar um bom tempo pra se adaptar a escrever de forma diferente o que eu passei tanto tempo buscando aprender…

    Responder
  15. Marcus Alencar comentou, em 18/01/2009:

    Eu também não aderi a moda e fico na espera de algo que faça as coisas voltarem ao que era antes. Não sei até que ponto essa mudança vai prejudicar a aceitação de algumas obras como as de Saramago, que já gerou polêmica por algumas “ousadias“, e outras literaturas nossas.

    Outra curiosidade é o fato do internetês ser meio parecida com esse novo acordo ortográfico. Alguém já pensou nisso? rs

    Responder
  16. Alcione Torres comentou, em 18/01/2009:

    Não sou contra. Nossa língua já é tão desvalorizada. Talvez isso fortaleça.

    http://sarapateldecoruja.blogspot.com/2009/01/concurso-best-blogs-geistlia.html

    Responder
  17. Daniela Figueiredo comentou, em 20/01/2009:

    Letícia, ainda não me adaptei com a reforma ortográfica, mas adianta me rebelar? Questão de tempo e logo todos se acostumam. Mudança sempre dói, mudar hábitos, reaprender não é fácil (ou seria re-aprender? Não sei ainda…). Muitas palavras achei esquisitíssimas e vou sentir muita saudade do acento da palavra idéia, ops, ideia. Complicado reaprender…
    Beijos.

    Responder
  18. Rozangela comentou, em 31/01/2009:

    Imagina só… Toda vez que escrevo idéia , sei que não deve ser mais acentuada a palavra e ainda assim algo me faz acentuar. Veja isso, o cérebro manda um comando (não acentue) e a mão não obedece ( vai , teimosa feito mula e acentua) Fico pensando que vou demorar a me adaptar. Bom post como sempre!
    Beijinhos!!
    Essa é a mensagem que estou deixando em todos os blogs que entro:
    Ah, se vc tiver um tempinho livre , visite o http://www.babelpontocom.blogspot.com/ tem uma entrevista que a Letícia fez comigo e com meu marido, sobre a CGfilmes.

    http://www.babelpontocom.blogspot.com/

    Responder

Escreva um comentário