Blogspot: os posts sumiram! E agora?

Criado por Letícia Castro em em 03/11/2008

É fato: o Blogspot pode “engolir” os seus posts

Além do famigerado sumiço das listas do Google, outra neura que qualquer blogueiro tem, principalmente aqueles que usam a plataforma Blogger, é o medo de que, de uma hora para outra, os posts desapareçam do blog. Explicando, é possível que um dia você acorde e note que alguns textos não se encontram mais no arquivo das publicações. É um fato e, vez por outra, acontece na blogosfera. Inúmeros blogueiros já foram acometidos do “fenômeno” sem explicação e perderam algumas vezes um ano inteiro de postagens.

O que fazer nessa hora e como evitar o caos

A primeira reação é o pânico. Imagine a situação. Você dedica um tempo valioso ao seu blog e, um belo dia, os posts já não estão mais lá. Nessa hora, o melhor é respirar fundo e passar rapidamente à ação para resolver o caso. Se você não for um blogueiro organizado que não tem cópia – o famoso backup – de tudo o que sobe no seu blog, o jeito é começar do zero, tudo de novo e até considerar uma troca de hospedagem em domínio próprio ou em uma plataforma onde o fato não aconteça com tanta incidência. O Blogspot é uma das mais confiáveis, a número um no Brasil, por outro lado, a situação é real e muitos blogueiros já foram deixados na mão devido a ocorrência. Portanto, se acontecer, pensar em outro developer pode ser uma alternativa.

Agora, se você é um blogueiro cuidadoso e faz backup de suas publicações, fica tudo mais fácil. No entanto, siga a dica acima e considere também uma mudança de plataforma, pois um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar, prinicipalmente, na internet. Falando em backups, como você faz os seus? O Babel tem um backup físico (cds e dvds) para tudo o que posta. Além disso, também faz um arquivo virtual via e-mail de tudo, textos, material em áudio e vídeo e, principalmente, comentários. Todos os comentários do nosso blog estão salvos em e-mail desde o primeiro e isso tem se mostrado uma boa forma de armazenamento de dados. É confiável, automática (pode ser programada nas configurações do blog) e não desaparece.

Salvando os arquivos no e-mail

Para configurar o armazenamento de comentários e posts do Blogger no e-mail, vá em “Configurações”, abra a seção “Comentários” e procure por “Moderação de comentários”. No campo “Endereço de e-mail”, digite o e-mail onde quer receber os comentários. Mais abaixo, em “E-mail de notificação de comentários”, digite o mesmo e-mail para ser notificado de que há um novo comentário no blog. Salve tudo e agora, na mesma linha da opção “Comentários”, clique em “E-mail”. Esta opção é para que uma cópia dos posts que você publicar seja encaminhada diretamente para o seu e-mail. No campo “Endereço de BlogSend”, entre o e-mail para o qual você quer enviar o backup e salve as configurações. Pronto, uma cópia completa do seu blog ficará automaticamente salva no arquivo virtual.

Quando se trata de internet, o melhor é prevenir. Analise qual a melhor forma de guardar os seus arquivos, mas não deixe de fazê-lo. E, se por acaso, os posts desaparecerem, lembre-se que sempre é possível começar tudo de novo. Dá trabalho, mas não é motivo para encerrar a sua carreira de blogueiro. E boa sorte!

Aqui se fala português

Comentários (24)
  1. Marcelo França comentou, em 03/11/2008:

    Olá Letícia, muito pertinente sua observação, é muito importante que os usuários do blogger, assim como também qualquer outro serviço de CMS, mantem cópias de segurança de seu trabalho, é uma premissa básica.
    Não dá para confiar 100% nos serviços prestados seja qual for.

    Beijão para você e ótima semana!

    Responder
  2. carla m. comentou, em 03/11/2008:

    Lê, ótima dica!!! Morro de medo de ter todos os posts engolidos, de ver todo o Dos Crimes sumindo… enfim, de ver me arrancarem meu filhote, rsrsrs.

    Mas agora, vai ficar mais fácil fazer backup!

    beijocas!

    Responder
  3. Rodrigo Piva comentou, em 03/11/2008:

    Parabéns,Lê! Quando li o título pensei que tinha sido vc a próxima vítima! hehehe
    Praticamente toda semana acontece isso, fuego…

    Beijo!! Ótima semana pra ti

    Responder
  4. Wander Veroni comentou, em 03/11/2008:

    Oi, Lê!

    Tomei um susto quando li o título do Feed. Pensei: meu Deus, minha amiga perdeu tudo! Não acredito. Acessei o blog e vi que tratava-se de uma dica sua. Respirei aliviado…heheheh.

    Lê, você me conhece algum tempo, se vc me permite, posso dar um dica aos seus leitores sobre backup também? Deixa vai….hehehe…vc sabe q sou palpiteiro de carteirinha. Mas é palpite do bem, viu!

    Ôh, é o seguinte: existe uma plataforma de rede social que chama MULTIPLY. Ela é inglês, infelizmente. Mas hoje em dia, na internet não existe barreira para o idioma, basta usar o tradutor online. O Babel é a prova viva disso, né!

    Então, o blogueiro tem a possibilidade de cadastrar o blog lá no MULTIPLY. Ele suga todos os posts, só não faz backup de comentário. É uma dica para quem quer ter tb uma reserva, além do e-mail ou do CD, como vc mesma lembrou que são super úteis.

    Ah, já ia me esquecendo: indiquei seu blog para ganhar um selo inédito confeccionado pelo Café com Notícias. Passe lá e pegue o seu presente!

    Bjs,

    =]

    ——————-
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    Responder
  5. Hasso comentou, em 03/11/2008:

    Post muito útil para nós BLOGUEIROS. Grato.

    http://desastregrafico.blogspot.com

    Responder
  6. Danilo Cruz comentou, em 03/11/2008:

    Ótima dica, eu não sabia dessa.

    Não salvo nada :P

    Responder
  7. †YaGo-SaN† comentou, em 03/11/2008:

    sem criatividade pra postar?
    vamo enche linguiça! xDDD
    abraços!

    http://wallnosekai.blogspot.com/

    Responder
  8. Gran Magic Carmesin: Nat Valarini comentou, em 03/11/2008:

    Boa noite Letícia!

    Primeiro, muito obrigada pela visita!

    Nossa, foi muito bom passar por aqui. Além de conhecer o seu trabalho, que é muito bom, li esta postagem super interessante.

    Nunca havia pensado no assunto…
    Bom, eu tenho meus textos salvos nome notebook, mas depois de ler isso, vou tomar outras precauções…

    Muito obrigada por compartilhar isto na blogsfera.

    Bjoks!

    http://garotapendurada.blogspot.com/

    Responder
  9. Luna comentou, em 03/11/2008:

    Uia! Eu nem sabia que isso existia! Vou começar a me preocupar!

    Responder
  10. Cássia comentou, em 03/11/2008:

    que medo!

    Responder
  11. R4M1R9 comentou, em 03/11/2008:

    Isso uma vez aconteceracomigo, mas depois de uns dias elevoltou do nada :S…. belo post, vale lembrar dessa imprudencia do google..

    ^^

    Comentario do ::
    http://temasnarcross.blogspot.com/
    http://portalnarcross.blogspot.com/

    Responder
  12. FelixCatus comentou, em 03/11/2008:

    Você abriu meus olhos para uma potencial fatalidade.

    Responder
  13. Daniela Figueiredo comentou, em 03/11/2008:

    Oi, Letícia:
    Depois do que aconteceu com o blog da Emilia, o Aprendemos, pesquisei no Google como fazer backups do blog. Achei algumas dicas e estou fazendo. Uma delas é salvar o template do blogger: vá em Layout – Fazer Backup – Baixar Modelo Completo.
    O backup das postagens fiz salvando os feeds, conforme o blog Leigos na Net
    http://leigosnanet.blogspot.com/2008/09/como-fazer-backup-no-blogger.html ensinou:

    “1 – Acesse o Blogger. Vá ao painel de controle e anote a informação de total de posts de seu blog. Depois altere a URL http://nomedoblog.blogspot.com/feeds/posts/default?max-results=quantidade de postagens, preenchendo o nome do seu blog e a quantidade de posts.
    2 – Ao acessar o link que você criou, terá como resultado um arquivo XML. Esses são os feeds de seu blog. Salve esse arquivo e pronto: você terá uma cópia fiel do conteúdo do blog. Esse processo só será bem sucedido se, no menu de configurações do seu blog, o item “site feed” estiver com a permissão feeds completa e sem redirecionamento da URL.”
    O blog tambem dá dicas sobre como salvar as imagens, mas esse eu não fiz.
    Beijos, peguei tua dica de mandar os arquivos que salvei por email.

    Responder
  14. Veiga comentou, em 03/11/2008:

    nunca aconteceu comigo… q eu saiba.

    mas por via das duvidas, mudei pro wordpress… muito melhor.

    ^^

    http://www.trocistas.com

    Responder
  15. Don Romero comentou, em 03/11/2008:
  16. blogdocatarino.com comentou, em 03/11/2008:

    Eu não sabia que isso podia acontecer, vou seguir suas dicas para salvar meus posts.

    Responder
  17. All3X comentou, em 03/11/2008:

    Nossa, tive um susto mesmo…
    Farei tudo o possível para não perder o meu conteúdo. E as dicas valeram e muito.
    Abração

    Responder
  18. Rogério Dalbem comentou, em 03/11/2008:

    Agora mesmo, eu estou tendo problemas com as configurações de armazenagem do Café Escracho.

    Desde que eu reabri o blog, depois de uma censura familiar por conta de um texto que só falava a verdade – mas daquele jeito que você já conhceu -, eu faço backup dos textos. Antes disso, eu não fazia – na verdade, só fiz de um texto [justamente o texto da discórdia, que eu republiquei], mas agora eu não consigo arrumar as configurações e acho que as minhas últimas postagens não estão sendo armazenadas.
    Vou ver se eu ainda consigo resolver… vai saber…

    Responder
  19. Robson comentou, em 04/11/2008:

    pow dica maravilhosaaaa.. parabens aew Leticia.. continua com o trabalho flw..

    Responder
  20. ogritonoticias comentou, em 04/11/2008:

    Valeu pela dica. Não tinha esse hábito. Na verdade eu alimentava uma fé cega pelo Google, fé essa que vem reduzindo ao longo de várias pisadas de bola. Vou seguir as orientações e torço para que isso nunca aconteça comigo, se ocorrer vou transferir a hospedagem do meu blog, já tenho os domínios .com e .com.br reservados, mas gosto do blogspot.

    Responder
  21. Jorge Fortunato comentou, em 04/11/2008:

    Espero nunca passar por isso. tenho alguns textos guardados, outros não. Pior que escrevi uma história em capítulos e só guardei alguns, acho que vou começar a guardá-los. Eu recebo todos os comentários, mas apago…
    No mais, suas dicas são valiosas, comme d’hab!
    Boa Semana
    Querendo curtir um pouco de música italiana dos 60, passa no caviar, que tá rolando uma festa…
    bjs
    Jorge

    Responder
  22. Viviane Petroli comentou, em 06/11/2008:

    Opa ótima abordagem e dicas. Sempre tenho o que posto salvo em uma pasta no computador e no pen driver. Graças a Deus isso não aconteceu comigo no blogspot. hehehe
    Valeu

    Responder
  23. C. comentou, em 07/03/2009:

    Interessente o post, ajuda bastante blogueiros que passam por isso xD

    http://www.casadobesouro.blogspot.com

    Responder
  24. Sônia Silvino comentou, em 10/03/2011:

    Eu tenho 26 blogs que sumiram pela 5° vez. Nunca recebi nenhum aviso ou advertência, mas eles sempre voltaram. Não sei como nem porquê. Mas desta vez,não sei se voltarão, pois já faz dois dias.
    Nunca fiz back up. Burrice, eu sei.Estou desanimada, decepcionada… Entrei no fórum, na central de ajuda, postei no twitter, no facebook e onde mais eu lembrei sobre o problema, na esperança de que alguém possa me ajudar.
    Grata pela atenção!
    srsilvino@gmail.com
    http://blogsdasoniasilvino.blogspot.com
    Obs.: Sou blogueira desde outubro de 2009.

    Responder

Escreva um comentário