Sob a régia de Zhang Yimou, Pequim não decepciona

Criado por Letícia Castro em em 08/08/2008

Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim

O aclamado cineasta chinês Zhang Yimou, diretor de filmes como “Lanternas Vermelhas” (1991) e “O Clã das Adagas Voadoras” (2004) esteve à altura na dura tarefa de comandar o show de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, realizado no Estádio Nacional, mais conhecido como Ninho de Pássaro. O traço primoroso nos efeitos das cores, luzes e ambientação, característico de seu trabalho, deram o tom à apresentação da manhã desta sexta que encantou o mundo e fez jus às expectativas de uma festa grandiosa e nababesca.

Com um enredo que contou a história da China desde a Antiguidade até a era atual, a pirotecnia e a união da capacidade humana com os mais avançados recursos tecnológicos marcaram o evento. A todo instante, o potencial chinês se mostrava estampado nas faces dos integrantes do espetáculo, que exibiam com orgulho para o mundo, o resultado de sete anos de trabalho desde a nomeação de Pequim como sede dos Jogos, em 2001.

O Babel separou três trechos da cerimônia e quer saber de você, leitor, qual foi o mais significativo da festa. Veja abaixo:

- os percussionistas do início do espetáculo
- a história do país contada através das performances sobre o papiro
- o acendimento da pira olímpica

Dê a sua opinião e eleja o momento mais especial da abertura dos 29o. Jogos Olímpicos da era moderna. Solte a língua!

Aqui se fala português
Comentários (8)
  1. Lucas Fernandes comentou, em 08/08/2008:

    Ei Letícia,

    Infelizmente só pude acompanhar o fim, ou seja, o aceder da pira olímpica. Espetacular por sinal.

    Mas, assim que coloquei a TV Terra, com a transmissão AO VIVO pelo Sem Fronteiras, comecei a ver alguns vídeos da cerimônias. Inesquecível. Não saberia apontar a melhor parte.

    Ah! Depois pega por Orkut o código da widget G1 em branco e azul, aos cores do seu blog. Eu passei para o Wander com as cores do Café e agora arrumei para o seu.

    Beijos e boa cobertura para nós todos.
    ___________________________________
    http://semfronteirasnaweb.blogspot.com

    Responder
  2. Edu França comentou, em 08/08/2008:

    Não vi a abertura, mas acho positivo, ao contrário de uma corrente que anda por aí, essa Olimpíada acontecer num país como a china. A possibilidade de abertura, a Olimpíada é sinal disso, além de representar uma ponte diplomática entre as nações ricas e a China, e mais significa um medo do que vem no próximos 20 anos nesse colosso!

    Responder
  3. kilder comentou, em 09/08/2008:

    nao curto mt olimpiadas…mas curti bastante o blog! parabens…

    Responder
  4. carla m. comentou, em 09/08/2008:

    Lê, querida,

    Claro que impressiona, e além de tudo, a China soube construir bem seu cartaz para o mundo, construindo uma imagem linear, em que os últimos quatro mil anos são uma unidade. Não preciso dizer que o fato de eu achar que isso é uma construção imaginária não invalida a beleza do espetáculo, mas detesto quando as rupturas e os conflitos são ignorados. Meu vício de ofício.

    Pior outro lado, tem um valor político imenso, que extrapola o governo chinês – sim, eles são autoritários, mas gosto de respeitar a autonomia dos povos, e eles são muita gente pra serem simplesmente oprimidos e precisarem de salvação. Desconfio que a salvação não é necessária, a não ser que venha do próprio povo chinês, que para mim, é fundamentalmente a alma da festa. Essa imagem que eu mencionei antes, construída, que enaltece tanto uma cultura imaginária, serve antes de mais nada para afirmar uma identidade chinesa, necessária a esse povo frente aos demais. Acho ótimo eles se inserirem no mundo sabendo que não estão em posição inferior.

    enfim, podia ficar três dias aqui falando. China, política, identidade nacional, étnica, todas essas coisa me interessam por demais, mas deixo pra outra hora!

    beijoca comadre!

    Responder
  5. João S Magalhães comentou, em 09/08/2008:

    Elejo “a história do país contada através das performances sobre o papiro”.

    Legal sua proposta. Votei no post lá no diHITT

    Abraços

    Responder
  6. Wander Veroni comentou, em 09/08/2008:

    Oi, Lê!

    A abertura da Olímpiada de Pequim 2008 foi espetacular. Surpreendente. Essa foi a palavra de ordem para adjetivar o evento.

    Sinceramente, não sei te falar a melhor parte. Gostei de tudo. Do início ao fim, sem tirar nem por…heheheh

    Mas vamos lá, deixa eu ver, deixa eu ver…huuuummmmm…já sei!

    Vou eleger os percussionistas do início do espetáculo pelo sincronismo e a mágia cativante. Os números da contagem regressiva andando….o movimento das lanternas vermelhas…isso foi do c****ramba!

    Os fogos tb foi maravilhosos! O pergaminho de papiro então…show de bola.

    Tb não posso deixar de elogiar a idéia da tocha. O homem correndo pela parede até ascender a pira….meu, FORA DE SÉRIE!!!

    É a melhor abertura de tds os tempos! Os chineses deixaram o evento marcado para história.

    Bjs,

    =]
    __________________________
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    Responder
  7. Anonymous comentou, em 09/08/2008:

    Babel, vc cd dia se revelando, seus cometarios sempre atuais e corretos.Continue assim que estara engrandecendo a boa leitura e nosso conhecimento, Um abaço.

    Responder
  8. Fran comentou, em 11/08/2008:

    Apesar da minha revolta… Não posso negar que o momento da Pira foi mágico. ^^

    ;*

    Responder

Escreva um comentário