Divulgação de blogs: rankings do Yahoo!, Live Search do MSN e análise do OuviDizer

Criado por Letícia Castro em em 02/08/2008

O Babel.com completa sete semanas com o tema “divulgação de blogs”. A série terminará no décimo post e até lá continua a varredura na web com as melhores redes para promover o seu blog e impulsionar o número de visitas. Hoje, algumas noções de SEO, como aparecer nas buscas do Yahoo! e do Live Search do MSN, além da análise do OuviDizer. Encontre os posts anteriores na barra lateral, em “Melhorando o seu blog”. Para terminar, ranking completo das redes analisadas até o momento e seu desempenho com o Babel.

O que é SEO e como funciona?

SEO. Você sabe o que significa essa sigla? Search Engine Optimization, ou otimização em sites de busca, são medidas fundamentais para que o seu blog conste com sucesso nos resultados do Google, Yahoo!, etc.. Na realidade, antes de pensar em fazer um blog, o primeiro passo deve ser um estudo profundo do tema para evitar futuras decepções nos rankings dos buscadores. Ter um SEO que funcione requer uma prática repleta de ações constantes, é um assunto extenso e deve ser tratado com propriedade. No entanto, algumas dicas básicas (veja também o post da semana passada sobre o ranking do Google) podem ser levadas em consideração para quem
deseja obter as cobiçadas primeiras posições. Aprenda também a inserir o blog no Yahoo! e no Live Search.

O básico do SEO para obter visibilidade em qualquer motor de busca:

1. Pense em palavras-chave e como usá-las a seu favor: palavras-chave são os termos que vão representar o seu post, aquelas palavras mais importantes dentro do texto. Nos buscadores, há um ranking dos termos mais procurados pelos internautas. Saber quais são e fazer com que constem no texto pode elevar a posição do seu blog na velocidade de um foguete. Um exemplo aleatório: se você vai escrever sobre moda e o nome da modelo Gisele Bündchen é um dos vocábulos mais procurados no assunto, por que não inseri-lo de alguma forma no texto? O resultado é surpreendente.

2. Dedique um tempo ao estudo de SEO: os sites de busca funcionam através de robôs (crawlers) que fazem varreduras nas páginas da internet para indexá-las e posicioná-las no ranking. Entender como os crawlers “pensam” acaba sendo uma ferramenta muito útil. Faça uma busca com o termo SEO e veja tudo o que ainda há para aprender.

3. Abuse do link building (rede de links): como abordado na semana passada, não economize na troca de links e tente, ao máximo, associar-se a blogs relevantes, os chamados links de qualidade. Peque carona na popularidade dos parceiros e vice-versa.

4. Tenha um bom web analytics: você sabe o número de acessos do seu blog? Ter esse feedback (retorno) é imprescindível para saber se o mesmo é visitado e em qual quantidade. É o termômetro do blog, não dá para ficar sem. Há vários disponíveis em versões gratuitas. O Babel recomenda particularmente dois, o Google Analytics e o Histats, por sua perfomance e precisão nas estatísticas.

5. Divulgue, divulgue, divulgue: mais uma vez, não há outra saída. Cadastre o seu blog em todas as redes sociais, indexadoras e de compartilhamento que descobrir. Apareça, só assim saberão que você existe.

6. Insira a URL (o endereço do seu blog) nos buscadores: no Google, Yahoo!, Live Search, Ask e em todos os outros. Informar o crawler sobre onde encontrar o seu blog corresponde a 50% do trabalho. Considere os serviços dos correios: sem endereço, a correspondência não chega.

7. Participe: a blogosfera é um espaço de extrema interação. Construir um blog, subir posts, atualizá-lo, tudo isso requer muito trabalho e merece apreciação. Visite os demais blogs, prestigie o trabalho alheio e comente. Cada comentário seu equivale a um espaço publicitário que leva a sua marca ao alcance de outros leitores. Além disso, todo blogueiro fica imensamente feliz quando recebe um comentário. Faça uma boa ação.

8. Desenvolva o seu blog em uma plataforma confiável: há muitas e até bem confiáveis, mas o Blogger e o WordPress estão no topo da lista. A maioria dos blogs brasileiros são criados pelos dois, ou seja, os crawlers já estão bem adaptados e rastreiam ambos de maneira eficaz. Para que arriscar? De nada serve um projeto lindo e bem executado se os robôs têm dificuldade de encontrá-lo.

As dicas acima são básicas. Servem apenas como introdução ao tema. Se você pretende exibir o seu trabalho, considere começar um estudo sério e profundo sobre SEO. É a mágica por trás do enigma dos rankings.

Inserindo o blog nas buscas do Yahoo! e do Live Search

Yahoo!: insira a URL. O Yahoo! informa que pode demorar até uma semana para que o crawler comece a indexar as páginas. Outra medida importante consiste em submeter também o feed e fazer o reconhecimento de sua propriedade do blog, clicando aqui. Em 24 horas, o sistema fará o rastreamento.

Live Search do MSN: insira a URL e reconheça a propriedade.

Caso não tenha acompanhado o post do último sábado, confira-o e faça o mesmo procedimento para o Google. Pronto, o seu blog já consta nos principais buscadores.

Análise da rede OuviDizer
OuviDizer: é um indexador de notícias aos moldes do Linkk. É uma rede em português que submete links em outros idiomas. No entanto, um detalhe chama a atenção: o site é escrito em português (aparentemente de Portugal) e em espanhol, com erros gramaticais em ambos. As estatísticas do OuviDizer são o que faz a inserção valer a pena. Em primeiro lugar, por estender o vínculo entre blogs de língua portuguesa e, em segundo, pela quantidade de sites cadastrados, mais de um milhão.

O OuviDizer é restrito em relação às funcionalidades que se resumem ao envio (não automático) de notícias, voto, recomendação e comentário. Contudo, não é preciso um número elevado de votos para alcançar a página principal, a média é de 6 a 7. A experiência do Babel com a rede é recente e ainda insatisfatória. No entanto, logo após a inscrição, as notícias já começaram a ser votadas, o que demonstra que a visibilidade é conquistada em pouco espaço de tempo.


Ranking atualizado do Babel com as redes analisadas até o momento. Note a oscilação desde a semana passada:

1o.
diHITT
2o. Orkut
3o. Google
5o. Linkk
11o. Dignow
14o. FixolaS
17o. Yahoo!
19o. OuviDizer
No próximo sábado: análise do Uêba, Twitter e doMelhor.

Aqui se fala português
Comentários (28)
  1. fábio C. Martins comentou, em 02/08/2008:

    Ótimas dicas. Mas como você disse… “De nada serve um projeto lindo e bem executado se os robôs têm dificuldade de encontrá-lo”.

    Eu tenho essa dificuldade, mas fazer o quê? Mudar agora daria muito trabalho… Só pra transferir o Template seria um “parto”.

    Beijinhos, Letícia!

    Responder
  2. Roberto SRN comentou, em 02/08/2008:

    Bom Dia

    Leticia

    tudo bem?

    Parabéns pelo blog e artigo, sou seu amigo no diHITT gostaria de fazer uma parceria de troca de links aceita?

    PcSaudavel.com

    Beijos

    Roberto

    Responder
  3. Regina Bolico comentou, em 02/08/2008:

    Oi Letícia!
    Como aprendiz, tenho alguns blogs que são o meu pronto socorro nas minhas dúvidas. Ainda tenho um monte de coisa para aprender e o teu blog tem me ajudado muito.
    Beijo.

    Responder
  4. Bertonie JVinee comentou, em 02/08/2008:

    MARAVILHOSO POST, DONA LETÍCIA!!!!
    Pois é. Mais uma maravilhosa análise dessa minha jornalista preferida. Gostei dessa do Yahoo!, já tô me cadastrando.
    xD
    Acho que hj (02/08) vai ter atualização.
    xD
    abraços

    Responder
  5. Bertonie JVinee comentou, em 02/08/2008:

    SEGUNDO COMENTÁRIO!!!
    Bem eu já comentei aki, e só vim aki pra avisar que tem pos novo, hein?
    xD
    Ai! Amei seu comentário, viu?
    xD
    abraços e mais abraços

    Responder
  6. carla m. comentou, em 02/08/2008:

    Letícia, pra variar mais um apanhado cheio de coisinhas interessantes.

    por aqui só falta paciência pra fazer tudo isso funcionar, rsrsrsrsrs!

    beijocas!

    Responder
  7. Catarino comentou, em 02/08/2008:

    Letícia
    Todos os sábados tenho esta aula muito importante.
    Tenho aplicado os seus ensinamentos.
    sugerio o site: http://raven-seo-tools.com/seo-analyzer/
    que faz uma análise do site quanto as regras do SEO e faz recomendações para melhorar.

    Responder
  8. Catarino comentou, em 02/08/2008:

    Letícia
    Grato pelas visitas e pelo comentário no meu blog.
    Quanto ao site indicado pode usar e não precisa me citar, pois peguei de uma postagem lá no dihitt e nem lembro de quem é.
    Abraço

    Responder
  9. DAN comentou, em 02/08/2008:

    Muito úteis as suas dicas, e parabéns pela iniciativa! Vou usar com certeza.

    http://pontodcom.blogspot.com/

    Responder
  10. Eninha e Pedro Campos comentou, em 02/08/2008:

    Olá Leticia ,
    Obrigada pela dicas . Quem me der ter tempo suficiente para por todas em prática … Bom final de semana para si.
    Eninha

    Responder
  11. Edu comentou, em 02/08/2008:

    Suas dicas são ótimas, estou aprendendo bastante com elas. Tenho que pegar um dia de folga (coisas que eu não sei o que é há muito tempo) e ler todos estes artigos.

    Parabéns!

    beijo, Lê!

    Responder
  12. Lucas Fernandes comentou, em 02/08/2008:

    Letícia, já indexei os blogs no Google, Yahoo! e MSN. O meu Olhar Alternativo alcançou a primeira página no Google. Fiquei em estado de êxtase.

    Depois desta aula de indexação semanal saio com minhas esperanças renovadas.

    Ah! Depois confere lá no SFW, detalhes sobre o 1º Prêmio SFW de Qualidade – Supernando a Fronteiras da Informação, ok?

    Beijos.
    ___________________________________
    http://semfronteirasnaweb.blogspot.com

    Responder
  13. Wander Veroni comentou, em 03/08/2008:

    Oi, Lê!

    Mais uma reportagem espetacular e de grande prestação de serviço a todos os blogueiros que querem divulgar o seu trabalho na web.

    Com calma vou me cadastrando em todas as suas dicas e melhorando o posicionamento do “Café com Notícias” nos sites de buscas.

    Hoje, particularmente, vc tocou num ponto fundamental: as tags (palavras chaves) que aparecem no final da postagem, perto do lugar de comentar.

    Tem gente que detesta, pq acha feio. Mas a minha experiência com o Café me obriga a dizer q isso é 50% do trabalho de divulgação na web – vc foi mto feliz em falar isso, Lê.

    Essa semana, a maior parte das visitas do Café vieram do Google por causa das palavras-chave. Isso ajuda muito. Outro lugar que o Café ganhou notório crescimento de audiência foi no DiHTT.

    Hj mesmo já vou seguir as suas dicas!!! Adorei Ponto Com Ponto BR.

    Bjão,

    =]
    ___________________________
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    Responder
  14. Renata comentou, em 03/08/2008:

    Epa, tô precisando estudar melhor isso pra ver se tiro o meu blog do anonimato hahah
    Bjocas

    Responder
  15. panodechao comentou, em 03/08/2008:

    Oi, Letícia. Achei seu blog através do blog Folhetim Online. Muito boas as suas dicas, mas sinto que nenhuma irá funcionar muito pra mim já que não defini nenhuma “linha” para a minha página.

    De toda forma, adicionei os seus links lá porque gostei daqui e visitarei sempre.

    Responder
  16. Fran comentou, em 03/08/2008:

    ai, ai.. com essas dicas – se eu nao fosse a sra. preguiça encarnada – até o buffet seria top de linha. :P

    boa semana!

    ;***

    Responder
  17. Renata Emy comentou, em 03/08/2008:

    Letícia

    Tem selinho p/ vc em meu blog!

    Bjoo

    Responder
  18. UNDERGROUND comentou, em 04/08/2008:

    Dicas valiosas!

    Quando tiver mais tempo vou executá-las

    flw!

    Responder
  19. Leonardo Dognani comentou, em 04/08/2008:

    Estou achando fascinante as dicas!
    e li com atenção!
    ^^

    e concordo, o Orkut ate agora é o n°1 de divulgação para meu blog.
    Estou dando uma olhada nesse dHITT, pois se é melhor q o orkut, estou realmente curioso!
    =)
    vlew as dicas!

    abraços.

    Responder
  20. Laura Gelbecke comentou, em 04/08/2008:

    sempre boas dicas

    Responder
  21. Veiga comentou, em 04/08/2008:

    vlw pela dica.

    abraço

    Responder
  22. Michell Niero comentou, em 04/08/2008:

    Gosto muito do awstats para contabilizar minhas visitas. E como você mesmo disse, o blog é um exercício de socialização. De nada vale criar um e deixá-lo às moscas.

    Responder
  23. Fabio comentou, em 04/08/2008:

    boas dicas….

    Responder
  24. Danilo comentou, em 04/08/2008:

    Gostei muito do posto, muito útil o que você escreveu. Todo blogueiro quer ser lido e quanto mais pessoas lindo o que você escreve e postando melhor. Surgiu a idéia agora de fazer um blog inteiramente sobre blogs, seria bem interessante. QUe tal?
    Beijo!

    Responder
  25. carla m. comentou, em 04/08/2008:

    Lê, me senti até envergonhada e fui correndo fazer meu cadastro no diHITT!

    agora estou lá!

    beijocas!

    Responder
  26. Luiz Carlos comentou, em 05/08/2008:

    Muito bom o post
    Bastante util
    Vou até dá uma olhada melhor!!

    Abraço

    http://vcprecisaver.blogspot.com

    Responder
  27. Osc@r Luiz comentou, em 05/08/2008:

    Excelentes as dicas.
    Vou começar a colocar em prática as que ainda não fiz.
    Parabéns, amiga.
    Beijão.

    Responder

Escreva um comentário