De galhos e raízes: aos ciganos perseguidos na Itália

Criado por Letícia Castro em em 26/08/2008

A partir de uma exceção à lei sobre segurança pública, que proíbe a retirada das impressões digitais de menores, o ministro do interior da Itália, Roberto Maroni, justificou, em junho último, o fichamento dos ciganos, acima de 14 anos, que vivem em acampamentos naquele país. Considerado uma caça às bruxas ao melhor estilo inquisitivo, o ato continua gerando polêmica por toda a Europa. A comunidade judaica italiana afirma que os métodos do governo, nesta fase inicial do censo, assemelham-se muito ao que foi feito em 1938, antes de Mussolini promulgar leis racistas que propiciaram a captura de judeus em solo italiano. O fato é que as comunidades ciganas estão sendo perseguidas, inúmeros acampamentos foram queimados e agora as autoridades italianas querem identificá-los etnicamente, o que gera desconfiança sobre o uso que se fará de tais informações.

Os ciganos estão oficialmente como imigrantes na Itália desde a década de 60. Alguns já foram incorporados pela sociedade e outros continuam vivendo em acampamentos, muitas vezes nômades, ao redor de cidades como Nápoles. E foi em Nápoles onde se deu um confuso episódio em maio deste ano, que acabou por inspirar as controversas medidas de identificação, prontamente abalizadas pelo primeiro ministro, Silvio Berlusconi, dias depois do ocorrido. Ao que tudo indica, uma jovem desconhecida, supostamente de origem rom (designação para o povo cigano) invadiu a casa de Flora Martinelli e raptou sua filha de seis meses. A polícia, que interceptou a seqüestradora, interrogou os residentes dos acampamentos vizinhos que afirmaram não conhecê-la e a jovem de 17 anos, chamada Maria, foi detida. Foi o estopim para o enfurecimento da população local que reagiu incendiando as barracas onde viviam os ciganos e expulsando os moradores das redondezas.


Acampamento cigano em chamas em Nápoles (Fonte: Corriere della Sera)

Estima-se que cerca de 150 mil ciganos residam no país. O Parlamento da União Européia considerou as medidas do governo italiano racistas e incompatíveis com os tratados de direitos humanos entre os países do bloco. Por 336 votos a 220 – 77 deputados se abstiveram, a alegação de que os acampamentos sejam uma ameaça à segurança nas grandes cidades não justifica as medidas excepcionais, segundo os parlamentares. O censo dos ciganos sem residência fixa, inclusive das crianças, exige o preenchimento de dados como etnia, religião e impressões digitais, o que não é requerido dos demais italianos. O Parlamento considera ilegal a imposição de exigências desiguais aos cidadãos do bloco, já que mais de um terço dos ciganos residentes na Itália também têm a cidadania do país.

A etnia cigana tem provável origem na Índia, dada a semelhança entre o idioma falado pelo povo, o romanês, e o sânscrito. A diáspora cigana teria começado há 3000 anos, quando foram expulsos da região pelos árabes e a partir de então, começaram a espalhar-se rumo ao oriente e ao ocidente, formando comunidades que se estendem, principalmente, do Leste Europeu até Espanha e Portugal. Sem terra prometida, os ciganos já cruzaram os oceanos e também estão integrados às sociedades americanas, no Brasil, na Argentina e nos EUA, em maior número. Dedicam-se, em sua grande maioria, ao comércio e atividades ligadas às artes. A má fama associada à prática de atividades ilícitas, como o furto, também é preconceituosa. A delinqüência entre o povo cigano não é menor ou maior do que aquela existente em qualquer outra sociedade e segregá-los por questões de origem é discriminação racial. Um abaixo-assinado online está angariando assinaturas contra as medidas tomadas pelo governo italiano. Para assiná-lo, clique aqui.

Família Assad e Nadja Salerno-Sonnenberg: “Fantasy on dark eyes”

Sublinhando o que esse povo tem de melhor, um pouco de magia. Ochi Chornye (olhos negros) é uma famosa canção do folclore russo, de autoria do poeta ucraniano Yegven Grebinka ((1812-1848), cujos tema e melodia são inspirados na arte romané. Como no Babel o que vale é a miscigenação, a versão em questão é tocada pela família Assad, talentosos músicos brasileiros, com toda a sensualidade cigana e uma pitada, à justa medida, da doçura do Brasil. Este post é dedicado ao amigo Juan Trasmonte, do Nemvem Quenãotem, que levantou uma verdadeira cruzada online contra a nova onda fascista da Itália. Também é em nome de um outro bisavô (vide post), este andaluz, cuyas ramas gitanas se hacen las alas de mi vuelo. Libre.

Aqui se fala português
Comentários (27)
  1. Rodrigo Piva comentou, em 26/08/2008:

    Parabéns pelo post, Letícia!
    Qualquer forma de preconceito, separar etnias X e Y, é completamente lastimável! Eu como neto de italianos me envergonho de atitudes assim, vindas de um povo que também sofreu discriminação quando veio pra cá substituir os escravos nas fazendas. Espero que esse abaixo-assinado aumente bastante.
    Beijão

    Responder
  2. Luciano comentou, em 26/08/2008:

    Já está assinada a “petition”.
    No mundo de hoje e de sempre não há espaço para qualquer tipo de segregação.
    PArabéns pelo post.
    Beijos

    Responder
  3. Mentalmorfose comentou, em 26/08/2008:

    òtimo post!

    preconceito eh foda =/
    (axo isso ridiculo!!!)

    vlw por passar pelo meu blog x]

    bjs

    Responder
  4. Michael Alberto comentou, em 26/08/2008:

    Esse pessoal persegue é todo mundo… quando estamos em outro pais, somos perseguidos… quando os estrangeiros vem para o brasil, são assaltados e em casos extremos mortos.

    Esse nosso planeta tudo é uma grande bagunça, até parece que não pessoas governando. Será que há mesmo?

    Abs e parabens pelo blog!

    Responder
  5. Juan Trasmonte comentou, em 26/08/2008:

    Valeu Lelê! Muito obrigado por juntar-se à nossa luta. Tenho certeza que os muitos amigos que te visitam irão acrescentar as assinaturas do povo luso-falante.
    Mas como o meu agradecimento e minha explicação iam ficar muito longas, eu coloquei lá no Nemvem uma outra postagem sobre o assunto.
    Besos!

    Responder
  6. CAJAL Müller comentou, em 27/08/2008:

    menina, coloca o haloscan! rsrs

    minha irma mora na italia a quase 10 anos, notei q esse tempo q passou la pegou o pior habito q os italianos possuem… preconceito! la chines é porco, brasileira é puta, brasileiro é vagabundo, marroquino nao presta e cigano é tudo ladrao de criança. ela pretende voltar a mora aqui no proximo ano, quem sabe voltando a terrinha deixa esses preconceito la na italia.

    bjs!

    Responder
  7. joselito comentou, em 27/08/2008:

    Todo preconceito é condenavel, entretanto a hipocrisia também é, mas,insistimos em não ver um punhado de injustiças que ocorrem do lado ou até mesmo dentro do nosso quintal.

    Responder
  8. rosangela comentou, em 27/08/2008:

    Otima postagem ..

    informativa,bem escrito ..

    Eu não sabia nada sobre esse assunto ..

    abç..

    http://www.analucianicolau.adv.br/

    Responder
  9. Josi Puchalski Sousa comentou, em 27/08/2008:

    Adorei o texto, muito bem escrito e bem interessante. Parabéns.

    Responder
  10. Maíra Charken comentou, em 27/08/2008:

    Odeio preconceitoooo!!! Argh!

    Maíra Em Palavras

    Responder
  11. Splinter comentou, em 27/08/2008:

    ql o motivo do preconceito??

    http://www.splinterowned.com/

    falO

    Responder
  12. LETÍCIA CASTRO comentou, em 27/08/2008:

    O motivo inicial dessa leva de preconceito é o que está escrito no segundo parágrafo, vc leu o texto?

    Responder
  13. wendel pecorelli comentou, em 27/08/2008:

    Otima postagem ..

    informativa,bem escrito ..

    Eu não sabia nada sobre esse assunto ..

    abç..

    http://www.strondadownloads.blogdpot.com

    Responder
  14. Wander Veroni comentou, em 27/08/2008:

    Oi, Letícia!

    Que post bonito, minha amiga. Não conhecia essa situação lá na Itália. Tenho muita admiração pela cultura cigana e acho eles um povo maravilhoso. Temos q combater realemnte toda forma de preconceito q existe. Là na Europa, pesar de serem o velho mundo, a mentalidade não evoluiu, né! Vire e mexe vejo algo xenofóbico….lembrei do povo Basco, na Espanha, q tb luta por independência.

    Depois aparece lá no Café. Tem presente pra vc!!!

    Bjão,

    =]
    _____________________
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    Responder
  15. Wander Veroni comentou, em 27/08/2008:

    Lê, não consegui ver o vídeo…acho q a minha net tá com problema….rs…vou ver se encontro ele no YouTube.

    Bjs,

    =]
    __________________________
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    Responder
  16. Erich comentou, em 27/08/2008:

    Algum motivo em especial para a perseguição:?

    Responder
  17. LETÍCIA CASTRO comentou, em 27/08/2008:

    Gente, lê o post!!! Segundo parágrafo…

    Responder
  18. Alcione Torres comentou, em 27/08/2008:

    Que bom que gostou do blog de receitas! Apareça sempre!
    Abs.

    http://odeiocozinhar.blogspot.com/

    Responder
  19. Dani comentou, em 27/08/2008:

    Na verdade toda essa raiva do povo contra os rom acontece porque eles sempre, sempre estao envolvidos em homicìdios, estupros, assaltos, sequestros de crianças, etc… porém, sabemos que nao sao todos assim e esses crimes também sao cometidos por muitos italianos, aliàs, por todos. Talvez também seja a mìdia que dà mais enfase quando um crime desses é cometido por estrangeiros… E a polìtica do Berlusconi é essa mesma… Enfim, acho que devem julgar e punir quem comete esses crimes, mas nao julgar uma raça inteira por causa de alguns. Bom artigo! Parabéns!

    Responder
  20. greatdj comentou, em 27/08/2008:

    É lamentável saber que ainda há este tipo de besteira no mundo em que se vive.
    Não se pode julgar ninguém pelo seu modo de vida.
    Apenas respeitar e só.

    Responder
  21. It's Dréh bitch comentou, em 28/08/2008:

    cara, vim retribuir sua visita ao meu blog, ainda naum tive tempo d ler pq estou postando agora, mais ja ta add aos favorittos :D

    BjoOoOoO
    JUST LIKE A PILL
    ___________comoumapilula.blogspot.com

    Responder
  22. Cyntia Taborda ") comentou, em 28/08/2008:

    Eiiiee!
    passando pra “divulgar” meu blog ;)
    iniciante sabee?!hehehe

    ta lindoo akii *.*
    Adoreii!

    Da uma força la? :D
    Beijoo

    Responder
  23. carla m. comentou, em 28/08/2008:

    Lê, querida, comentando sem ler os comentários… talvez repita algo já dito.

    É impressionante como o fascismo parece só evoluir in il stivale dos meus antepassados.

    Uma das marcas do início da resistência dos partigiani durante a II Guerra foi a revolta popular que gerou o anúncio da deportação de judeus. Mesmo sendo o mais católico de todos os países, a Itália tinha alguma tradição humanista que se entranhou na sua população. E que parece que está se perdendo.

    A ascensão de idéias xenófobas é cada vez mais rápida. Num país com o peso do reconhecimento de nacionalidade para descendentes até a terceira geração, os imigrantes são um problema não declarado.

    Como não reconhecer os filhos e os netos daqueles que foram expulsos pela fome?! Ao mesmo tempo, como arcar com o peso de seu retorno para a economia?

    Não estou dizendo que esse é o motivo, é um dos fatores. Existem raízes culturais profundas na europa que voltam o preconceito contra os ciganos. Fascismos só as catalisam em momentos de crise, onde as pessoas precisam de culpados.

    E assim, a pobre mãe Itália tenta sempre achar um herói para matar o vilão… meu medo é que o próximo Mussolini triunfe.

    ‘bora assinar o manifesto!!!

    beijo flor!!!

    Responder
  24. Lucas Fernandes comentou, em 28/08/2008:

    Oi Lê,

    Hoje vou ser breve. Quanto ao preconceito, temos que combatê-lo. Apoiamos sua iniciativa.

    Já quanto a Berlusconi, era de se esperar que ele voltasse a tocar o terror pela Itália, asim como fez no seu primeiro mandato, no fim da década de 1980 para 1990.

    Beijos e parabéns pelo post!
    ___________________________________
    http;//semfronteirasnaweb.blogspot.com

    Responder
  25. All3X comentou, em 30/08/2008:

    Wow, não sabia do ocorrido.
    O episódio é realmente desconfortante. Como assim os italianos fazem isso com parte de sua população?
    As leis realmente podem dar ensejo ao aumento da perseguição dos ciganos. O que é reprovável.
    Todos tem direto a uma livre convivência social. E o dever do Estado não é segregar, mas incluir socialmente os grupos antes dispersos.
    Belo post.
    Ah, estou propondo parceria. Será que você aceita?
    Valeu, até
    All3X

    Responder
  26. Daniel Leite comentou, em 30/08/2008:

    Claro, o que vale é a miscigenação! Não é preciso esperar nada de um governo cujo maior expoente é Silvio Berlusconi. É um George Bush calvo, baixinho, fanfarrão, italianão. Mas é da mesma laia. Um sujeito que tem o histórico mafioso desse não pode governar uma das principais nações do globo. Talvez Maroni seja muito mais culpado que Berlusconi. Mas eu não gosto desse sujeito do mesmo modo que Maroni parece não gostar dos ciganos.

    Até mais!

    Responder
  27. vocefazobrasil.com comentou, em 31/08/2008:

    que horror,isso é muito vergonhoso ..toda essa discriminação.
    Parabens por divulgar esse ato vil
    bjs…bye!!!

    Responder

Escreva um comentário