Fim de semana verde: como controlar e reaproveitar o lixo

Criado por Letícia Castro em em 08/06/2008

O lixo não é um luxo: o planeta está poluindo a própria órbita


O acúmulo de lixo já se tornou um problema planetário. No espaço, dejetos de satélites se proliferam ao redor do planeta. Na Europa, a Itália está em crise com o caos em Nápoles: lixões lotados e a sujeira espalhada pelas ruas (leia o post). Espanha, Inglaterra e Irlanda já estão quase no limite. O Brasil, com dimensões continentais, também não pode se dar ao luxo de não tratar a questão com responsabilidade ou poderá passar pela mesma situação em um futuro próximo. Cuidar do lixo que se produz começa em casa. Abaixo, algumas atitudes fáceis de tomar para ajudar a prevenir o problema.

Tratando o lixo de forma consciente


. reciclagem: se não der para adquirir aqueles recipientes clássicos de separação de lixo (foto), faça-o com o que tiver em casa mesmo e convencione: um para vidros, outro para plásticos, lixo orgânico, etc.. Selecionar o lixo é fundamental para poder encaminhá-lo para a reciclagem. É um hábito tão simples que pode ser incorporado rapidamente.

. antes de jogar alguma coisa fora, analise se o item já foi utilizado em todo seu potencial. A reutilização de objetos dentro de casa é uma das melhores formas de reciclagem. E pode ser pré-planejada no momento da compra. Dê preferência aos produtos cujas embalagens podem servir para outra finalidade. Você economiza e recicla, tudo ao mesmo tempo.

. faça doações: roupas, sapatos, roupa de cama, mesa e banho e até utensílios domésticos em bom estado não devem nunca ir para o lixo. Preserve-os para uma boa campanha do agasalho ou leve-os até uma instituição carente que saberá como aproveitá-los da melhor forma.

. alguns produtos não podem ser jogados diretamente no lixo: celulares, pilhas, baterias (de celular, etc.), lâmpadas fluorescentes, termômetros e tubos de spray, entre outros. Informe-se com o fabricante, é quem está mais preparado para indicar como descartá-los com segurança.

. não se pode jogar remédios na pia ou no lixo: eles contaminam o meio ambiente, pois possuem substâncias químicas de difícil absorção, além de representar um alto risco para os catadores de lixo que podem fazer uso inadequado deles. Doe os medicamentos ainda válidos e que não serão mais usados (postos de saúde, ONG’s e igrejas são uma opção) ou informe-se nos laboratórios fabricantes sobre o seu descarte adequado.

. comida e lixo: no Brasil, a estatística sobre o desperdício de comida é triste. Cerca de 17% do que se compra acaba no lixo, estragado pela falta de consumo ou desperdiçado pelo mau aproveitamento. Planeje uma dieta sensata, consuma tudo o que comprar no supermercado e dê preferência aos produtos que já estão com o prazo de validade vencendo, antes de ingerir aqueles que ainda podem esperar. Recicle, não jogue fora as sobras do almoço ou do jantar, sempre há alguma receita apetitosa a partir do reaproveitamento dos pratos. Lembre-se que atualmente o mundo vive uma crise de alimentos e os preços estão subindo. Potencialize os seus hábitos alimentares.

Abaixo, todos os links que fizeram parte da série “Fim de Semana Verde no Babel.com”. Acesse-os e conheça mais sobre o assunto.

Foto Search IDEC INMETRO Planeta Sustentável Recicloteca Yahoo! Finance

Aqui se fala português
Comentários (21)
  1. Lica comentou, em 08/06/2008:

    Oi parabens pelo post , vc escreve muito bem,
    bem eu vejo que o brasileiro já sabe que tem que mudar esta informação ja chegou , o que falta sao medidas governamentais obrigando tudo isso , muitas empresas não levam a serio pq nada é obrigatorio e não ira influenciar no bolso entende, falta parte governamental pq ongs ,f aculdads ja estao fazendo o paple de informar que temos q mudar sim ,

    bjokas

    http://deslica.blogspot.com/

    Responder
  2. Lucas Fernandes Alvarenga comentou, em 08/06/2008:

    Meus parabéns pela abordagem consciente quanto ao meio ambiente. Muito se fala na questão, mas poucos apresentam alternativas e as detalham com você, Letícia.

    Se tiver oportunidade, dê uma conferida nos meus blogs:

    http://semfronteirasnaweb.blogspot.com
    http://olharalternativodiario.blogspot.com

    Responder
  3. estrondo comentou, em 08/06/2008:

    Oi…
    São ações como a sua que poderão salvar o nosso planeta…se todos nós nos unirmos tudo ficará melhor

    http://estrondo.wordpress.com/

    Responder
  4. blog comentou, em 08/06/2008:

    E continua a cruzada educadora!
    gosto deisso, mais pela honestidade e pela clareza com que as informações são passadas.
    Mas o que se pode esperar de um povo deseducado?
    Que, no mínimo, leia essa postagem?
    Seria bom.

    Responder
  5. dani cabrera comentou, em 08/06/2008:

    Precisamos ouvir um pouco o que Estamira diz.

    Grande beijo!

    Responder
  6. Eu comentou, em 08/06/2008:

    A união faz a força, se nos juntarmos podemos salvar o planeta TERRA!

    http://anjohaaiah.blogspot.com/

    Responder
  7. Google comentou, em 08/06/2008:

    São esses mínimos detalhes como um poste desses que faz toda a diferença. Já pensou se todos nós (blogueiros) se juntassemos para cada um fazer uma postagem para combater a puluição?
    Seria ótimo!

    Responder
  8. Fernando Gomes comentou, em 08/06/2008:

    Nunca é demais falar do meio ambiente e de como devemos preservá-lo se quisermos permanecer por aqui como espécie por mais algumas eras..

    mandou bem. ótimo post..

    Comente também:
    And I Said Goddamn!

    Responder
  9. ELI comentou, em 08/06/2008:

    Letícia, meu parabéns pela série que vc postou sobre reciclagem, seu blog é nota 1000, eu sempre acompanho as sua postagens.

    Responder
  10. dudalak comentou, em 08/06/2008:

    Infelizmente muitos ainda não se tocam e continuam poluindo e não vêem que isso acaba com o planeta
    muito bom seu blog
    beijos

    Responder
  11. Marcelo comentou, em 08/06/2008:

    POis é… eu conheci esta filosofia, por incrível que pareça com um dos campeões de poluição no planeta: os norte-americanos. Na década de 90 ouvi falar pela primeira vez nos três R: reciclar, reduzir, reusar… acho que esse é o único caminho para caber humanos e lixo de humanos no mesmo planeta.

    Responder
  12. DAN comentou, em 09/06/2008:

    Ótimo post, cada vez mais vejo blogs com cunho social. Parabéns pela iniciativa!

    http://www.pontodcom.blogspot.com/

    Responder
  13. Wander Veroni comentou, em 09/06/2008:

    Oi, Letícia!

    Pensar no lixo q jogamos fora é uma forma de se educar e pensar nas próximas gerações. Qdo vc pode doar ou reusar é sempre mais interessante, além de vc poder ajudar alguém.

    Adorei o post!!!

    Bjão,

    =]
    _____________________
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    Responder
  14. Arnaldo Reis Trindade comentou, em 10/06/2008:

    Letícia parabens aqui pelos teus 3 post ecológicos, adorei os 3, gostei muito do que fez, eu fiz ou melhor pensei em fazer algo parecido,até comecei mas aí um seminário imperdivel e gratuito sobre Direito Eleitoral, retirou de mim 18 horas no sabado e domingo e eu não conseguí seguir com o plano do meu fim de semana verde.

    Abraços e continue assim, você está escrevendo cada vez melhor.

    Responder
  15. Rozenildo comentou, em 10/06/2008:

    Legal!!
    Gostei do post. Inspirou-me a escrever, no futuro, sobre tecnologia verde no meu blog.
    Abraço e parabéns!

    Responder
  16. Zúnica comentou, em 10/06/2008:

    Olá, Letícia!

    Adorei a série ambiental. Sempre me preocu´pei com a preservação, mas foi apenas há dois anos que parei para refletir de verdade, frente o chjoque de ler o romance Não Verás País Nenhum, de Ignácio de Loyola Brandão. Foi um dos maiores choque da minah vida. O livro trata de um futuro não muito distante, onde a falta d´água, o auqecimento global e o crescimento populacional desenfreado são so motes centrais, ambientados na querida paulicéia desvairada. A partir daí, devorei outros títulos do autor com a mesma temática, coo “O Verde Violentou o Muro”, e passei a ter sérios pesadelos com o aumento substancial do lixo humano.

    É bom ver blogueiros de amplo alcance de público divulgando algo tão importante. cada vez mias adimiro o trabalho do Babel.

    Grande abraço!

    Responder
  17. Natália comentou, em 10/06/2008:

    legal sua iniciativa..parabens, o post está ótimo
    ________________
    http://www.atmosferasombria.org

    Responder
  18. Luciano comentou, em 11/06/2008:

    Oi!
    Esta última matéria fechou com chave de ouro o ciclo sobre o Meio Ambiente.
    A maneira escorreita de escrever trouxe à baila a questão: aplicamos o que sabemos para preservar o planeta?
    Sem dúvida “pastaremos” um pouquinho até acertarmos a forma ideal do desenvolvimento sustentável, mas temos que começar o quanto antes. Só assim passaremos às gerações futuras essa cultura de RESPEITAR o meio ambiente.
    Parabéns pela louvável atitude.
    Beijos

    Responder
  19. Marcaos comentou, em 11/06/2008:

    Parabéns pelo artigo, tem dicas excelentes, sou também um grande apreciador dos hábitos da reciclagem e principalmente da mudança do nosso estilo de vida.
    Abraço

    Responder
  20. Edu comentou, em 21/06/2008:

    Nunca decoro as cores dos lixos >.
    Aí quando não tem escrito, fico com aquela cara de “?”

    hauhau

    Responder
  21. vocefazobrasil.com comentou, em 09/10/2008:

    oiii!!!
    Letícia,
    Realmente precisamos preservar a natureza e diminuir o impacto ambiental que causamos.
    bjs…bye!!!

    Responder

Escreva um comentário