Uma sinuca de bico e um quase meme

Criado por Letícia Castro em em 30/06/2008
O Jorge C. Reis é um médico ortopedista de Portugal que se tornou um desses amigos queridos do Babel.com, desde a sua entrada no diHITT. Há alguns dias, ele passou por aqui e me informou que tinha uma “prenda” no blog dele: um meme. O que o Jorge não podia adivinhar é que estava colocando o Babel em uma legítima “sinuca de bico” além-mar, já que temos uma “política interna” de não seguir a brincadeira do meme. No entanto, como recusar algo proposto de maneira tão gentil, a bordo de uma mágica caravela do outro lado do oceano? Não se pode. Então, decidiu-se que nem lá, nem cá: sigamos o sábio “caminho do meio” e inventemos uma fórmula híbrida que dará conta da situação.

Para não criar rusgas com os demais memes recusados pelo Babel, a proposta do Jorge, que aliás é belíssima, pois se trata de dizer 8 coisas que a pessoa gostaria de fazer antes de morrer, será resolvida assim: o Babel vai citar apenas um desses desejos e, de quebra, aproveita para fazer um “mea culpa” necessário. Desta forma, não se deixa a brincadeira na mão e não se foge ao que já estava estabelecido, e que, devido a nossa má propaganda, o simpático Jorge não tinha como saber de antemão. Pode ser? Então, aí vai.

Em duas oportunidades, perdi a chance de visitar Portugal. Quem acessa o blog com freqüência sabe que, de vez em quando, faz-se algumas provocações “leves” por aqui com o mote Portugal-Brasil, metrópole-colônia. Há certo tempo, a questão era vista de maneira mais séria por mim e, deliberadamente, munida de muita ignorância, me recusei a conhecer a terra de Cabral. Cheguei bem pertinho, inclusive. Então, fiz questão de virar as costas e proclamar bem patrioticamente (segundo as minhas crenças imbecis da época): não vou cruzar essa fronteira!

Que perda de tempo! Portugal já estava dentro de mim, como de qualquer brasileiro, desde a primeira palavra. Talvez até antes: vá saber quando foi que eu comi o primeiro bolinho de bacalhau ou o meu paladar entrou em festa com a primeira mordida em um pastelzinho de Santa Clara? Mas eu resisti, duramente. Sangue espanhol, sabe? Gênio ruim mesmo. Aí, uma metamorfose aconteceu. Ouvi Teresa Salgueiro pela primeira vez. Que fique bem claro, eu também cresci escutando a espetacular Amália Rodrigues. Mas Teresa é anjo e as cordas do Madredeus, o céu. Não teve escapatória. Embalada em nuvens rubro-verdes, fui parar na Torre de Belém e a brisa do Tejo me dobrou o orgulho. Por fim, eu estava fisgada, irremediavelmente. De volta do transe, finda a música, pensei: como você é idiota!

Portanto, hoje, redimindo-me com o Jorge, com o João e todos os novos amigos portugueses, não preciso nem dizer uma das coisas que mais quero fazer antes de morrer, não é? Será que alguém vai, generosamente, me esperar no porto?

“Ao largo ainda arde, a barca da fantasia. E o meu sonho acaba tarde, acordar é que eu não queria.” (“O Pastor”, Madredeus, a primeira.)

Em tempo, visitem os blogs do Jorge, o “.Blog” (pontoblogue) e o “A Chaminé Algarvia”. No primeiro, o leitor vai encontrar os textos, pensamentos e outros conteúdos do nosso amigo doutor. Já no segundo, ahh do segundo eu não falo, vocês vão ter que entrar para ter a experiência.


Foto: Wikipédia.

Aqui se fala português
Comentários (22)
  1. Kátia comentou, em 30/06/2008:

    Letícia,

    Domingo eu estava falando, justamente, sobre a influência da cultura portuguesa em nossas vidas. É impossível não ver que temos algo da “terrinha”. Não conheço o cancioneiro português, quer dizer, já ouvi algumas canções do madredeus, e relamente é um cântico sublime.
    Gostei muito do seu texto!
    Beijoooo

    Responder
  2. Donizete comentou, em 01/07/2008:

    Embora tenha dúvidas sobre a maneira como fomos colonizados e a herança que isto nos causou, fico muito feliz por ter muitos amigos da terrinha.

    Por outro lado não poderia de te parabenizar por tão brilhante texto e pela maneira elegante de tratar o o assunto, do já tão discutido em outras ocasiões que são os “Memes”.

    Abraços

    Responder
  3. Michelli comentou, em 01/07/2008:

    Portugal, terrinha maravilhosa!!!!
    Vale a pena conhece-lá, tanto o Porto quanto Lisboa…saudades de minha infância, que Nostalgia!

    Parabéns, não só pelo texto. Mas pelo blog que é muito interessante!

    Responder
  4. @nderson Pinheiro comentou, em 01/07/2008:

    Nossa esse post ta muito bom…
    os outros tão muito bom esse ta melhor ainda
    =D
    10oo blog ta massa!
    =)

    >>RADIO BAGACERIAhttp://www.radiobagaceira.blogspot.com/

    Responder
  5. †YaGo-SaN† comentou, em 01/07/2008:

    Eu to morando em portugal o/
    já visitei esse monumento, realmente muito bonito!

    abraços!

    http://wallnosekai.blogspot.com/

    Responder
  6. Grilo Pensante comentou, em 01/07/2008:

    Pois é…Gosto da cultura portuguesa…
    é um país bonito e tenhovontade de conhecer…

    acredito que eles tenahm alguma simpata pela gente…mas admito o preconceito lah existente…

    http://felipepensador.blogspot.com/

    Responder
  7. Yu comentou, em 01/07/2008:

    sabe q isso é muitonormal??
    esse nosso “patriotismo”, q as vezes faz-se até mesmo, nos cega um pouco e perdemos diversass oportunidades, não desdenhando do “ser patriota” de forma alguma! acho lindo esse senitmento e orgulho da propria nação.. mas também acredito que um sentimento tão bonito não nos deve privar de algumas coisas! vá sim conhecer portugal! é um sonho tbm q espero realizar em breve! deve ser fantástico! ^^

    bjobjo

    Responder
  8. Luciano comentou, em 01/07/2008:

    Muito bom o texto, ora pois!
    Adoro os pastéis de Santa Clara e o de Belém (sei que não foi aqui que Jesus nasceu, como aquele jogador achava, ahahah).
    PArabéns mais uma vez!
    Beijos

    Responder
  9. Jorge C. Reis comentou, em 01/07/2008:

    Os meus parabéns pelo magnifico texto. Gostava de saber escrever assim.

    A resposta está no meu blog.

    Bjs
    Jorge

    Responder
  10. Everaldo Ygor comentou, em 01/07/2008:

    Olá…
    Um ótimo Blog por aqui!
    Acabei de visitar as “chaminés” de Algarvia – que beleza…
    Abraços
    Everaldo Ygor

    http://outrasandancas.blogspot.com/

    Responder
  11. Letícia Castro comentou, em 01/07/2008:

    Hehehe Beijo, amigo!

    Responder
  12. bertonie-JVinee comentou, em 01/07/2008:

    Portugal?
    Ô terrinha boa viu?!
    Meus tataravós paternos são de lá (proximidade eu tenho com a metrópole do Brasil, não?).
    Se você for pra lá um dia [me leva no porta-malas?]vai ter uma experiência emocionante. Ou pelo menos eu acho que vai!
    bjuss
    xD

    Responder
  13. Jorjão comentou, em 01/07/2008:

    Parabens ao meu xará portugues…
    e parabens a vc moça
    bjao

    Responder
  14. Molly comentou, em 01/07/2008:

    lele, p que é meme?
    desculpe a ignorância.
    bjs e boa semana

    Responder
  15. André Martins comentou, em 01/07/2008:

    Querendo ou não, as histórias de Brasil e Portugal estão entrelaçadas. É impossível negar o que os livros de história nos recontam.. nosso país foi sim, durante muito tempo, oprimido pelo poder do “mais forte”, mas penso que o passado nem sempre compactua com o presente. Estamos inseridos em outro contexto histórico, no qual, teoricamente, a força e a opressão não são mecanismos de auto-afirmação.. é verdade que em alguns casos, em pleno século XXI, essas palavras não são as mais válidas.. não é o caso que envolve a relação Brasil-Portugal que, hoje, se difere de maneira discrepante da que encontramos em nossos livros. Por isso.. SE (mesmo em caixa alta.. esse SE não guarda nenhum sarcasmo) eu gostasse de bacalhau saborearia o pastel sem ressentimentos, hehe.

    Obrigado Letícia,
    sempre nos presenteando com belos textos!

    http://semfronteirasnaweb.blogspot.com.br

    Responder
  16. Edu França comentou, em 02/07/2008:

    Interessante, eu sou recifense, mas vivo em entre Portugal e França, 6 meses em cada país! Se quiser vir conhecer Portugal eu tenho um ap em Guimarães, cidade Berço, onde nasceu Portugal e portanto o Brasil… é uma cidade muito aconchegante, confortável, lindinha, amo viver aqui! Também tive esse preconceito banal no início, mas na convívio simplesmente aprendi que somos diferentes, nem melhor, nem pior, simplesmente duas nações, com influência, e portanto, cultura diversa, que em certos pontos se tocam e noutros não!

    Com relação ao texto do meu blog, a crônica é real sim! Foi um assassinato que vi anos atrás e que meu filho me beijando os olhos me trouxe a mente a história, eu nasci, me criei e me eduquei numa favela de Recife, Favela do Detran, existe e é a mesma coisa até hoje, quando vou a Recife não me furto de fazer uma visita e dar boas risadas, nas favelas é que as pessoas se divertem de verdade, apesar de tudo que já sabemos… Eu escrevo a vida real, tudo parte de uma história verídica, aumento aqui, estico ali, cerrego nas tintas acolá, mas tudo parte sempre de um fato, por isso adoro a crônica, é a realidade segundo quem conta!!!! Bjs, vc é muito amável!
    Ps: meu msn niilismoedu@hotmail.com

    Responder
  17. carla m. comentou, em 02/07/2008:

    comadre, desculpe o sumiço!

    mas ele não foi planejado, simplesmente aconteceu. e como é bom voltar aqui e ver que não há alguém tentado também pelos nossos amigos de além-mar!

    mas como não ser tentado, se vivemos em cidades que tem as ruas que eles fizeram, meio assim, no fazer-se da vida?!

    beijo enorme!

    Responder
  18. carla m. comentou, em 02/07/2008:

    ah sim, e assim que meus dedos me permitam digitar mais, vou colocar em prática a tarefa diHITT. tudo culpa tua, que escreveu aquele texto maravilhoso sobre a rede.

    beijos!

    Responder
  19. Arnaldo Reis Trindade comentou, em 02/07/2008:

    Letícia, obrigado pela visita e pelo ato de assinar a petição, espero que isso dê certo, desculpa o sumiço e quanto a Portugal, por mais que não queiramos ou não aceitarmos isso, ela é a nossa pátria mãe.

    Abraço

    Responder
  20. Wander Veroni comentou, em 03/07/2008:

    Oi, Lê!

    Aceitar um meme é uma tarefa complicada, mas que vc soube converter num post muito bacana. Tenho uma amiga, que se tornou nossa a pouco tempo, a Karina, que viajou para Portugal e fez belíssimas fotos. Sinceramente, acho que viajei junto com ela através das fotos.

    Não conheço as terras lusitanas ainda, mas em breve, quem sabe!?! è uma terra linda, ora pois….rs…e influenciou muito a nossa formação cultural, assim como os negros, os indigénas, os asiáticos, e por aí vai….hehehe

    É o Babel rompendo fronteiras…gostei de ver!

    Ah, fiz a maior propaganda do mundo do seu blog para os meus amigos.

    Bjs,

    =]
    ____________________________
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    Responder
  21. Sara Albuquerque comentou, em 03/07/2008:

    Você soube muito bem converter o meme em um texto maravilhoso de ler sobre o desejo de querer visitar Portugal.
    :)
    Estava mais ausente na net por esses dias, por causa das provas e trabalhos na Universidade, mas passarei mais vezes. É sempre bom vir aqui. ^^

    Boa noite, Letícia.

    Responder
  22. Jorge Fortunato comentou, em 11/11/2008:

    Oi Letícia, tudo está explicado. Essa birra com Portugal é um pouco de todo mundo, mas no fundo somos todos amigos. eu estive em Lisboa em 2005 e gostei muito, embora muitas vezes tenha me irritado um pouco, confesso. Mas foi uma viagem muito boa, um dia te conto os tropeços… E o Madredeus, ahh é um bálsamo mesmo, pena que a Teresa Salgueiro não faz mais parte do grupo. No meu aniversário do ano passado, assisti Show da Tereza cantando apenas música brasileira, muito boa.
    Vendo a Torre de Belém, cheguei a ficar com água na boca, ali pertinho fica a Confeitaria de Belém e os pastéis sempre quentinhos…
    abraço, Jorge

    Responder

Escreva um comentário