Fim de semana verde: o papel e o plástico, mudança de hábitos em casa

Criado por Letícia Castro em em 07/06/2008

Desde os egípcios, um dos materiais mais populares em todo o mundo

Não existe um cálculo preciso com a quantidade de madeira exata necessária para a fabricação de apenas uma folha de papel. No entanto, estima-se que para cada tonelada do material, sejam utilizadas de duas a três toneladas de matéria-prima. Como ninguém vive sem um papelzinho aqui e ali, vale a pena otimizar o seu uso e ainda aprender alguns macetes de reciclagem. Veja abaixo.

Use o papel ao máximo de seu potencial

. ao escrever em cadernos, não pule linhas e ainda use as margens para cálculos rápidos ou lembretes.

. não compre bloquinhos de anotação, principalmente daqueles coloridos e avulsos. Recicle. Junte todo o papel em branco a sua volta, leve a uma gráfica ou a uma casa de fotocópia (“xérox”) e peça para cortá-lo e encaderná-lo. O serviço costuma custar uma ninharia e há gráficas que nem cobram por ele. Informe-se.

. recicle as agendas antigas: se você ainda usa agenda de papel e não a preencheu ao longo do ano, use-a também como bloco de anotações ou destaque as folhas usadas e transforme-a em uma nova agenda para o ano seguinte.

. não use mais papel higiênico que o necessário: vale a pena observar que a higiene íntima pode ser feita de maneira adequada sem causar desperdício.

. ao pagar contas pela internet, imprima o recibo eletrônico no verso da própria fatura, sem usar uma folha de papel nova para isso. Se o código da operação ficar legível após a impressão, o recibo está valendo e você economizou o acúmulo de papel em suas gavetas.

. não se esqueça de levar jornais, revistas ou qualquer tipo de publicação que não seja mais útil para a família para a reciclagem. Você pode até ganhar um dinheirinho com isso.

Plástico: o vilão ecológico do século 20

O plástico é uma das ovelhas-negras entre os produtos que fazem mal ao meio-ambiente. De 100 a 400 anos é o tempo que o material demora para ser absorvido pela natureza. Segundo a lei brasileira, não pode ser reaproveitado em embalagens de produtos alimentícios ou remédios. A sua reutilização é feita em larga escala na indústria têxtil e na fabricação de cabides, baldes e mangueiras, por exemplo. Mais de duas toneladas é a quantidade de plástico pós-consumo que se acumula anualmente no Brasil, segundo dados da Plastivida. (fonte: site Planeta Sustentável). Leia, a seguir, algumas dicas de como utilizar o material com consciência.

. sacolas plásticas: para evitar o uso constante, tente substitui-las por bolsas de lona (como a da foto). Elas armazenam bem qualquer tipo de produto, são resistentes, cabem dentro da bolsa e podem ser levadas por toda parte. Usá-las evita voltar para casa com um monte de sacolas plásticas. No supermercado, as bolsas de lonas ou até mesmo o carrinho de feira são imprescindíveis. O supermercado, aliás, é o templo da questão. Substituir os materiais ajuda consideravelmente.

. faça um boicote ao plástico sempre que puder: antes de comprar, pense bem se não pode adquirir o mesmo item em outro material (e.g. um pote de requeijão de vidro ou um estojo escolar de tecido em vez de plástico).

. procure adquirir produtos que já foram reciclados. Geralmente, eles trazem na embalagem o símbolo da reciclagem com um número na parte interior, informando quantas vezes o item já foi reaproveitado. Certifique-se de que ele continue nesse processo, descartando-o em containeres para lixo reutilizável ou em centros de reciclagem. Passe-o adiante!

. junte os plásticos usados: lave-os bem e guarde até ter uma boa quantidade. Depois, encaminhe tudo para a reciclagem. Alguns centros até vão buscar o material na sua casa, sem custo algum para você. A Associação Ecológica Ecomarapendi, no Rio de Janeiro, disponibiliza o site Recicloteca, onde se encontra uma lista completa de centros que recebem reciclagem em todo o país, classificados por estado, cidade ou razão social. Clique aqui para ir direto para a opção e informe-se.

Neste domingo: no último post da série, o tratamento caseiro do lixo. Venha ler e opinar!

AondeNamoro.com! Totalmente Gratuito!

Aqui se fala português
Comentários (22)
  1. Pedro Pyratero comentou, em 07/06/2008:

    Conciencia ecologica…falta isso nas pessoas!

    http://pedropyratero.blogspot.com/

    Responder
  2. Andre comentou, em 07/06/2008:

    Os posts em homenagem ao “final de semana verde” estao otimos! Reciclar eh tao facil… precisamos ficar atentos e introduzir suas dicas em nosso dia a dia.

    Responder
  3. Felithy Darkbloom comentou, em 07/06/2008:

    Oi Letícia,tudo bem?
    Primeiramente agradeçer aos comentários no meu blog, e adorei as soluções apresentadas do seu blog,é legal que a blogosfera está interessada nesta data importante.
    Acabei na minha página de falar como faço para amenizar e ajudar o meio ambiente,uma das coisas que li no seu post é que aproveitar papeis, sabe que eu tenho uma agenda que foi do meu avo do ano de 1982,pois é eu uso ela porque ela tava toda branca e as folhas ainda estavam boas,foi uma pena que eu não disponibilizei ainda a foto dela no post de meio ambiente.Mas a maioria das dicas eu as faço no dia a dia e é otimo passar isso adiante.

    Abraço

    Responder
  4. ?_?Lu?_? comentou, em 07/06/2008:

    adorei o incentivo a consciencia ecologica de reciclagem e talz… Pena que nem todo mundo leva a sério isso
    =/

    Responder
  5. Hugo Jr. comentou, em 07/06/2008:

    reciclar não é tão fácil como disseram acima…
    mas trata-se de um necessidade!!!
    e essas dicas apresentadas aqui no babel.com são boas maneiras!!!

    http://www.1irmao.blogspot.com
    http://www.tirashd.blogspot.com

    Responder
  6. Antonoly comentou, em 07/06/2008:

    Excelentes as dicas, se quisermos continuar vivendo na Terra, teremos que mudar nossas consciências e atitudes.

    http://www.memoriaretro.wordpress.com

    Responder
  7. iti comentou, em 07/06/2008:

    é precisor reclicar, poucos fazem isso..mais msm sendo nos poucos, é preciso manter essa ideia de que o mundo pode mudar…

    http://lhmartins.blogspot.com/

    Responder
  8. Camila Passatuto comentou, em 07/06/2008:

    As ações que devemos tomar são tão simples que acabam sendo mto complicadas…imagina eu sem o meu bloquinho de notas…rsrsrsrs

    Mas como eu disse é mto simples fazer tudo isso só q não há uma educação para isso.

    Responder
  9. Marie Clarie, O Diário. comentou, em 07/06/2008:

    Muito boom.!!
    Semana do meio Ambientee.!!
    É sempre bom essas dicas.!
    BeijOs

    Ótimo Post

    Responder
  10. PoiSSon comentou, em 07/06/2008:

    Nossa gostei muito do seu trabalho como jornalista!

    è como já diseram falta consiencia ecologica!!

    uma boa saida seria reaproveitar as garrafas pets não para colocar bebidas mais para colocar detergentes e materias para limpeza!!

    Responder
  11. luiz scalercio comentou, em 07/06/2008:

    parabens pelo seu blog.

    Responder
  12. Alcione Torres comentou, em 07/06/2008:

    Ótimo post! Em tempos de um quase colapso ambiental é importante que as pessoas se informem sobre os materiais que usamos diariamente e como fazerpara ajudar a manter nosso planeta habitável!
    Abs.

    Responder
  13. Neto comentou, em 07/06/2008:

    falta essa consciencia ecologica mesmo.

    http://netolol.blogspot.com

    Responder
  14. Mickey comentou, em 07/06/2008:

    Bom muito bom vc tomar essa iniciativa eu evito ficar jogando produtos no meio ambiente pq isso só nos afeta, num futuro proximo vamos sentir as consequencias de quem polui….

    http://sonacachaca.com

    Responder
  15. Eduardo Franciskolwisk comentou, em 07/06/2008:

    É um texto muito legal, com estimativas e conselhos que talvez poderiam dar certo.

    Mas não vai dar. Papel é só plantar mais árvores e quanto ao plático, esse vai sim acabar com a gente.

    Mas mesmo sabendo disso, quase ninguem vai aderir ao ecológicamente correto.

    Eduardo Franciskolwisk

    Responder
  16. Bora Rir comentou, em 07/06/2008:

    Se todos fizessem 10% do que é proposto aqui ja haveria um grande avanço.

    Abraços
    Cisco
    http://borarir.blogspot.com/

    Responder
  17. Dih. comentou, em 07/06/2008:

    Ótimo texto, daqueles que realmente nos induzem a mudar os hábitos!
    :)

    parabéns.

    bjos.

    Responder
  18. Wander Veroni comentou, em 07/06/2008:

    Oi, Letícia!

    Adorei a dica nova. Qdo trabalhava em redação, a gente usava a folha do script dos noticiários passados e das pautas velhas para rascunho…e até incentivava os outros funcionários a levar para casa as folhas como papel de rascunho mesmo.

    Para vc ter idéia, por dia, era mais de duas caixas grandes de papelão cheias de papel…coisa impressionante, né! Reciclar é isso…vc saber reaproveitar as coisas.

    Qto a sacola de plástico, isso é difícil de sair da cultura do brasileiro. As sacolas de papel rasgam à toa. Um supermercado aqui perto de casa já tentou fazer isso, mas os clientes reclamaram d+ pq a sacola arrebentava no meio do caminho.

    A dica da sacola grande de lona é uma boa. A minha vó tinha uma ótima pra fazer feira…cabia tudo e mais um pouco…rs

    Parabéns pela série de dicas sobre consmuno responsável.

    Bjs,

    =]
    _____________________________
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    Responder
  19. *¨*Ellaehcarioca*¨* comentou, em 10/06/2008:

    Excelentes dicas. Enquanto lia, vi o quanto eu desperdiço tudo(água,papel,energia…).Também tenho tentado me reeducar nesse sentido e acho muito importante iniciativas como essa p/que outras pessoas também despertem pra isso,pois do jeito que o nosso planeta caminha,em alguns anos não haverá condição de vida aqui.
    Parabéns!
    E obrigada pelas palavras lá no meu blog e pela visita.
    Bjinhos:)

    Responder
  20. Iza comentou, em 14/06/2008:

    Gostei muito do seu propósito neste blog. Mais uma idéia para minhas aulas de ciências na escola ond trabalho…
    Beijos!

    Responder
  21. Eliete comentou, em 24/06/2008:

    Excelentes dicas de reciclagem.
    Merece divulgação, pois tem coisas tão simples que nem consideramos fundamental para minimizar a degradação do meio ambiente, mas que são muito importantes.
    Vamos ficar mais atentos a pequenos desperdícios que, se praticados no dia-a-dia, tornam-se desastrosos.

    Responder
  22. Beth Cruz comentou, em 25/06/2008:

    Boa matéria, Letícia!
    Percebo que as pessoas em geral cobram muito da população atitudes cujas iniciativas deveriam partir dos governos municipais.
    Na maioria das cidades brasileiras não existe campanhas de esclarecimento nem muito menos postos de recolhimentos de matériais recicláveis.
    Todo municipio têm uma secretária de meio ambiente, no entanto não vemos projetos nesse sentido. Tenho certeza que um bom projeto de reciclagem poderia gerar renda que ajudaria vários projetos sociais nos municipios que abraçassem esta causa.
    O Brasil caresse de projetos bem intencionado à serviço do bem estar da população, isso porque os políticos em sua maioria não são sérios.
    Abraço

    Responder

Escreva um comentário